Faene completa 18 anos mantendo o foco no ensino de qualidade

0comentário
Michelle e Ricardo Carreira estão à frente da Faculdade de Negócios Faene

São Luís – A Faculdade de Negócios Faene está completando 18 anos de dedicação à formação profissional no Maranhão. A instituição comandada pelos executivos Ricardo André Carreira e Michelle Carreira nasceu em 2003, como Excellence Educação Executiva. Mais tarde, passaria a se chamar Escola de Negócios Excellence (ENE), especializada em cursos de pós-graduação. Com o passar dos anos, ampliou o projeto pedagógico, ofertando cursos de graduação. Acompanhando as transformações da educação brasileira, segue na esteira do desenvolvimento, com ousadas perspectivas de expansão.

Presente também no Estado do Pará, a instituição já entregou ao mercado mais de dois mil alunos e, nos próximos anos, credenciará novos cursos junto ao Ministério da Educação. Segundo Ricardo André Carreira, logo no início eram oferecidos apenas treinamentos e palestras, a partir de parcerias com grandes empresas instaladas no Maranhão, entre elas, Alumar, Schincariol, Triunfo Papeis, Correios, Potiguar e Terra Zoo.

“Depois, com a nossa consolidação no mercado corporativo, sentimos a necessidade de avançar e passamos a oferecer o curso de pós-graduação em Logística, cujas aulas eram ministradas nas instalações da Faculdade Fama, no Turu”, conta Carreira, lembrando que a primeira turma reuniu 45 alunos e, devido ao sucesso, outras se formaram.

Da sede no PH Center, na Cohab, a instituição ganhou um prédio próprio, no Angelim, com mais de 3 mil metros quadrados de área, abrindo as portas em 2013. “Foi quando pleiteamos, junto ao Ministério da Educação, a mudança de status para faculdade e os trâmites do credenciamento foram finalizados três anos depois, em 2016. Hoje, oferecemos 15 cursos de pós-graduação e dois de graduação, sendo que ampliaremos a grade para cinco de graduação. Hoje, ofertamos Administração e Logística e, em breve, teremos Engenharia de Produção, Ciências Contábeis e Direito”, informa Ricardo André Carreira.

Recentemente, a Faculdade Faene formou a primeira turma dos cursos de Administração e de Logística. Segundo Carreira, a instituição continuará seu processo de expansão no Maranhão e no Pará. “Nosso foco é sempre voltado para a qualidade do ensino, que perpassa, fundamentalmente, pela escolha do corpo docente, formado por profissionais do Maranhão e de outros estados do Brasil. Já estamos em Imperatriz, Parauapebas e Marabá (PA). Dentro em breve, estaremos em Barcarena (PA) e em Santa Inês, Bacabal e Coroatá (MA)”, adianta.

Tendência em MBA

Este ano, a instituição dinamizou sua grade curricular e diminuiu o tempo de duração dos cursos, seguindo a tendência dos mais modernos centros de ensino do país, os quais oferecem cursos rápidos e interativos. Agora, os alunos passam por quatro módulos, sendo o primeiro unificado para todos os cursos.

O primeiro módulo é o de formação gerencial, ou seja, o Módulo Gestor, quando os professores trabalham as disciplinas High Performance Management, Pessoas, Estratégia e Processos. Depois, conforme o curso escolhido, o aluno avança para o Módulo Especialista, com quatro disciplinas.

Na seqüência, vem a segunda etapa do MBA, com mais dois módulos menores, sendo o primeiro a Trilha do Conhecimento Avançado (TCA), quando o aluno escolhe a trilha que seguirá, dentre três disponíveis. Em seguida, é apresentado o Módulo Conclusão, com uma única disciplina: a de Metodologia Científica. Por fim, os alunos recebem as coordenadas do seu orientador para a produção do TCC.

Sem comentário para "Faene completa 18 anos mantendo o foco no ensino de qualidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS