Coral Negro estreia em São Luís no Dia da Consciência Negra

Apresentação será às 19h, na Praça das Sete Palmeiras, na Vila Palmeira, com entrada gratuita

São Luís – Em celebração ao Mês da Consciência Negra, São Luís recebe o Coral Negro, espetáculo que une música de concerto, canto ancestral e expressão corporal em uma proposta inédita no Maranhão, no Dia da Consciência Negra (20), às 19h, com entrada gratuita, na Praça das Sete Palmeiras, na Vila Embratel.

O grupo apresenta uma experiência sonora e cênica que exalta a força da arte negra, a beleza da diversidade e a potência da ancestralidade. Com realização do Instituto Ylùguere de Educação, Política e Cultura Afro-Brasileira, em parceria com o Ministério da Cultura e patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e produção do Ateliê dos Sonhos, com apoio da UEMA e da Escola de Música do Bom Menino das Mercês.

Programação

· 20 de novembro – Estreia do Coral Negro, às 19h, na Praça das Sete Palmeiras, na Vila Embratel, com entrada gratuita;

28 de novembro – Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, dentro da programação da Viradinha Afro Cultural;
15 de dezembro – Unidade Prisional Feminina (UPFEM), em Pedrinhas.
Uma experiência inédita no Maranhão

O espetáculo propõe um diálogo entre a música erudita e os cânticos de matriz africana, construindo uma narrativa que conecta passado, presente e futuro. Inspirado no conceito de Atlântico Negro, de Paul Gilroy, o Coral Negro celebra as expressões da diáspora africana e suas novas formas de comunicar, resistir e existir.

Regência e direção artística

A regência é assinada por Oswaldo Abreu, multi-instrumentista, mestre de bateria, artesão, compositor e produtor. Afro-indígena, formado pela Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo e concluinte do curso de Música da UFMA, Oswaldo é reconhecido por unir técnica, sensibilidade e ancestralidade. Foi percussionista do musical João do Vale: O Gênio Improvável, idealizador do Encontro de Compositores de Samba SLZ e mestre da banda afro Ylùguerê.

À frente do Coral Negro, conduz um conjunto plural de vozes que, em sintonia, constroem uma experiência coletiva de memória, pertencimento e liberdade.

Ilha do Reggae: Ky-Mani Marley, Burning Spear, Maneva e Edson Gomes em São Luís

São Luís sedia a primeira edição do Festival Ilha do Reggae

SÃO LUÍS – Reconhecida mundialmente como a Capital Brasileira do Reggae, São Luís está prestes a pulsar em seu ritmo mais autêntico. Nos dias 22 e 23 de novembro, a cultura maranhense encontra o universo global da música no aguardado Festival Ilha do Reggae. A Arena Jamaica Ilha do Reggae (Passarela do Samba, Anel Viário) será o epicentro desta festa, que promete ser uma das maiores celebrações de música e identidade afrodescendente do país.

Mais do que um evento musical, o festival é uma homenagem à relação histórica e profunda que o povo maranhense construiu com o reggae, um laço de afeto e resistência que se manifesta em cada batuque. Com acesso gratuito, o festival é uma iniciativa do Governo do Maranhão, via Secretaria de Estado da Cultura (Secma), fomentada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Hald e Uni Alumínio.

A curadoria do evento foi pensada para criar pontes entre gerações e continentes.

Realeza Jamaicana: A vinda do lendário Burning Spear (vencedor de dois Grammys) e de Ky-Mani Marley (filho do ícone Bob Marley) consolida o status de São Luís como destino obrigatório do reggae mundial. Israel Vibration e Dezarie completam o time internacional.

Força Brasileira: O Brasil será representado por nomes que arrastam multidões, como Edson Gomes, o veterano baiano das letras de protesto, e o sucesso do Maneva. Juntam-se a eles a história da Tribo de Jah, Planta e Raiz e Ponto de Equilíbrio.

A tradição das radiolas

Em São Luís, o reggae é “cultura de radiola”. As Radiolas Estrela do Som e Itamaraty, presentes na programação, são verdadeiros sistemas de som (paredões) que funcionam como DJs da cultura local, responsáveis por tocar os discos em vinil e ditar o ritmo das festas, criando o famoso estilo de dança “agarradinho”, que torna o reggae maranhense único no mundo. O festival é um tributo a essa tradição, que faz o Maranhão ser a única capital do reggae no Brasil.

Programação por dia:

O Festival Ilha do Reggae promete dois dias de imersão total na cultura reggae, reafirmando que em São Luís, o ritmo jamaicano é mais do que música: é identidade.

Sábado (22/11)

Dezarie, Israel Vibration, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Chris, Chirley Roots, Dread Silver, Orquestra Maranhense de Reggae, George Gomes, Amanda Black, Carlinhos Tijolada, Star Discos, Helena Mello, Léo Scarte, Raiz Tribal, Radiola Super Itamaraty, Núbia, Metralhas, Graci Roots, Rádio Zion, Israel Vibration, Sherry e Sol, Célia Sampaio, Natty Nayfson, Neto Myller, Valdeci Roots, Fellyna Roots, Wagner Roots, Norris Cole.

Domingo (23/11)

Burning Spear, Ky-Mani Marley, Edson Gomes, Maneva, Tribo de Jah. Equipe de Ouro, Nando Marley, Soraya Melo, Banda Guetos Resistência Reggae, Tássila de Paula, Wagner Roots, Gil Mafra, Carlos Mafra, Filhos de Jah, Radiola Estrela do Som, Barba Branca, Emanuele Paz, Mulher Maravilha, Sandra Marley, Rose Bombom, Capital Roots, George Gomes, SLY Foox, Honey Roots, Geo Radiola Estrela do Som, Radiola Itamaraty, Orquestra Maranhense de Reggae, George Gomes, Ronnie Green, Roberthanko, Natty, Márcio, Dread Sandro, Chico do Reggae e Pedro Pedra.

Natus Lumine passa a atender dependentes dos usuários do FUNBEN

Natus Lumine Hospital e Maternidade é o novo local de atendimento pediátrico para dependentes dos usuários do FUNBEN, concentrando serviços de urgência, emergência e internações pediátricas

SÃO LUÍS – O Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) divulgou que todos os atendimentos pediátricos de urgência, emergência e internação, destinados aos dependentes dos servidores estaduais usuários do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (FUNBEN), já estão sendo realizados, exclusivamente, na sede do Natus Lumine Hospital e Maternidade, instituição conveniada ao Hospital do Servidor Estadual (HSE), no Olho d’Água.

A mudança representa uma alteração na rotina dos atendimentos pediátricos, que até então eram realizados na sede do HSE, para fins de reforma. Com a nova estrutura, os beneficiários do FUNBEN passam a contar com os mesmos serviços pediátricos que já recebiam no HSE / HSLZ.

O Natus Lumine Hospital e Maternidade, localizado no Olho d´Água, é reconhecido pelos bons serviços médicos e hospitalares, dispondo do melhor aparato para bem servir aos Servidores Contribuintes do Funben, na especialidade da Pediatria, enquanto o HSE estiver em reformas.

O Hospital do Servidor Estadual (HSE) permanece com seu funcionamento normal para os demais atendimentos de Urgência / Emergência para adultos, ou seja, a partir de 13 anos.

Com esta mudança, o HSE – HSLZ reafirma seu compromisso em aperfeiçoar continuamente os serviços prestados aos servidores públicos estaduais e seus familiares usuários do FUNBEN, priorizando sempre o bem-estar de cada paciente e a qualidade no atendimento.

Suzane Candeira vai inaugurar a loja Candyce

Empresária Suzane Candeira abre a loja infantil Candyce

SÃO LUÍS – A empresária Suzane Candeira inaugura, nesta quinta-feira, 20, às 15h, no La Ville Mall, na Península da Ponta d’Areia, com coquetel para convidados, imprensa e personalidades, a loja infantil Candyce. A inspiração para a criação da marca nasceu de um sentimento profundamente pessoal: o amor de uma mãe por sua filha.

A pequena Cecília, que adora escolher cores, modelos e tendências, foi a grande motivadora desse sonho. A partir dessa conexão afetiva, surgiu o desejo de transformar momentos simples como escolher um look em experiências especiais. Cada peça da Candyce reflete essa troca cheia de encanto: a magia da infância, o brilho no olhar e a alegria genuína das crianças.

Movida por esse universo tão sensível e significativo, Suzane decidiu empreender com propósito. Assim, a Candyce chega ao mercado com uma missão clara: oferecer o melhor da moda infantil, com peças que unem conforto, estilo e elegância, acompanhando cada fase da infância com leveza e afeto.

Mais do que uma loja, a Candyce representa um sonho que ganhou forma, cor e significado. Um projeto inspirado no amor que começou dentro de casa e agora se expande para alcançar e emocionar outras famílias.

Júlio Moreira será homenageado pelo TRE-MA

Júlio Moreira, sócio do escritório Moreira Gomes & Vilas Boas Advogados Associados, será condecorado com a mais alta honraria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região

SÃO LUÍS – A comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho é a mais importante honraria concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). ETse ano, a solenidade de outorga da Ordem Timbira será dia 19 de novembro, às 10h, no Auditório Ari Rocha, localizado na sede do Tribunal, no bairro da Areinha, em São Luís.

Entre os agraciados deste ano, na categoria Grande-Oficial, está o advogado Júlio Moreira Gomes Filho, presidente reeleito da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ).

Considerado um dos mais atuantes profissionais de sua geração, Júlio Filho também exerce as funções de vice-presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão (CCLBMA) e diretor-tesoureiro do Instituto Beneficente Áurea Faria.

Sócio-administrador do escritório Moreira Gomes & Vilas Boas Advogados Associados, Júlio Moreira Gomes Filho construiu uma trajetória sólida nos campos do Direito Empresarial e Trabalhista, sendo amplamente reconhecido por sua competência técnica, dedicação à advocacia e relevantes serviços prestados à sociedade maranhense.

Orochi faz show em São Luís neste sábado

Orochi se apresenta na casa de eventos Privilege Hall neste sábado (22)

SÃO LUÍS – A casa de eventos Privilege Hall (Cohama) recebe, neste sábado (22), um dos mais famosos e talentosos rappers brasileiros. Orochi desembarca na Ilha do Amor trazido pela Acontece Produções, prometendo um show de tirar o fôlego. O show está marcado para às 22h.

Orochi nasceu no Rio de Janeiro. Ele ganhou destaque na cena do rap nacional com suas participações em batalhas de rima, como a Batalha do Tanque. Em 2015, com apenas 16 anos, conquistou o título de campeão nacional de freestyle. Na época, engrenou com mais dois colegas do meio o grupo Modéstia Parte.

No ano seguinte, fez parte do projeto Poetas no TopoEm 2018, lançou sua primeira mixtape que “furou a bolha”. A música “Mainstreet”, que depois viria ser o nome de sua gravadora, já acumula mais de 30 milhões de visualizações no YouTube. Um ano depois, Orochi lançou a canção “Amor de Fim de Noite”, que viria a ser uma das lovesongs mais escutadas pelos fãs do gênero.

Com seu sucesso como empresário e rapper, Orochi conseguiu ter uma vida de luxo além dos microfones. Nas redes sociais, acumula milhões de seguidores e costuma compartilhar carros e joias de luxo.

Felipe Ribeiro fala sobre tokenização de imóveis

Felipe Ribeiro diz que a compra por tokenização é mais eficiente e menos burocrática, portanto, mais barata

São Luís – A tokenização de imóveis é o processo de transformar um ativo imobiliário físico, como um prédio ou terreno, em unidades digitais negociáveis chamadas tokens, que são registrados em blockchain. Isso permite que um imóvel seja fracionado em pequenas partes, tornando o investimento em imóveis mais acessível para um número maior de pessoas. 

Os tokens representam direitos econômicos sobre o imóvel (como participação em receitas). Nesta entrevista, Felipe Ribeiro, diretor da RendMais Invest (@rendmaisinvest), explica como funciona esse tipo de investimento:

Como funciona, na prática, o processo de comprar uma cota de um imóvel tokenizado?

Felipe Ribeiro – A transação de um imóvel tokenizado é realizada através de uma carteira digital, onde é feita a compra, o pagamento, e, inclusive, a gestão do imóvel.

⁠A própria pessoa pode realizar a compra diretamente pelo celular, ou é preciso passar por intermediários?

Felipe Ribeiro – A transação pode ser feita através de um corretor de imóveis, quando ele for o intermediário, como em uma venda de imóvel normal.

⁠Depois de adquirir a cota, como o investidor recebe a parte proporcional do aluguel gerado pelo imóvel?

Felipe Ribeiro – Direto pela carteira digital.

⁠De que forma a tokenização torna esse tipo de investimento mais simples e acessível para quem nunca investiu em imóveis?

Felipe Ribeiro – A compra é mais eficiente e menos burocrática, portanto, mais barata. Além disso, o imóvel pode ser comprado de forma fracionada, o que dá acesso a mais pessoas.

⁠Que tipo de proteção o investidor tem ao comprar um token imobiliário?

Felipe Ribeiro – O token representa os direitos obrigacionais sobre o imóvel. Portanto, existe um arranjo jurídico que protege o imóvel e o proprietário digital.

⁠Existe risco de fraude nesse tipo de investimento? Como ele é reduzido?

Felipe Ribeiro – A tokenizacao é baseada na blockchain, que é a tecnologia mais segura para transações digitais.

⁠A tokenização elimina quais burocracias tradicionais do mercado imobiliário?

Felipe Ribeiro – Processos jurídicos, financeiros, tributários e de gestão são feitos todos em uma só plataforma e na velocidade de um pix.

⁠A tokenização permite investir com valores menores? A partir de quanto?

Felipe Ribeiro – Sim, através do fracionamento, o vendedor decide a fração mínima.

Conexão Sustentável Alumar leva programação cultural gratuita para zona rural

Espetáculo “Sertanejares na roda da vida” com Lília Diniz e a Caravana Babaçuê

São Luís – Dois bairros de São Luís vão respirar cultura e sustentabilidade nas próximas semanas. O projeto cultural Conexão Sustentável Alumar vai promover apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e palestras de conscientização ambiental em espaços públicos entre os dias 17 e 27 de novembro. A primeira parada, de 17 a 19/11, será no bairro Pedrinhas, em frente ao Posto Natureza, próximo à PRF. Em seguida, de 24 a 27/11, será a vez do bairro Estiva, em frente ao Posto Avançado 21º BPM.

Toda a programação ocorre em uma arena especialmente montada para garantir o conforto do público. O palco fica sobre a carroceria de um caminhão adaptado para o projeto. Já a plateia assiste a tudo em uma área coberta, com cadeiras para mais de 200 pessoas e estrutura que garante acessibilidade.

No total, serão 24 apresentações teatrais, seis oficinas de reciclagem e duas palestras de conscientização ambiental. Durante o dia, a programação será oferecida preferencialmente a grupos escolares da região. A partir das 19h, as apresentações teatrais são abertas ao público. A programação completa está disponível no Instagram @conexaosustentavel_.

Espetáculo “Benedito, Abençoado e Bendizido” com Cia. Mamulengo Fuzuê

O projeto Conexão Sustentável Alumar tem como carro chefe as apresentações de três companhias de teatro selecionadas para encantar o público e celebrar a arte. A multiartista Lília Diniz e a Caravana Babaçuê apresentam “Sertanejares: na roda da vida”, um espetáculo que celebra a cultura popular e a ancestralidade maranhenses ao mesmo tempo em que destaca a importância da preservação do meio ambiente. Misturando poesia, música e contação de histórias, a apresentação convida o público a cantar e brincar em roda, resgatando o poder da oralidade e o vínculo entre o ser humano e a natureza.

Palco itinerante do Conexão Sustentável Alumar

Cia Mamulengo Fuzuê

Já a Cia Mamulengo Fuzuê, grupo pernambucano com 16 anos de carreira e reconhecido pelo IPHAN como patrimônio cultural brasileiro, leva ao palco o espetáculo “Benedito, Abençoado e Bendizido”. Marcado pelo humor, o texto encenado pelo tradicional teatro de bonecos diverte e reforça a mensagem de respeito ao meio ambiente.

Outra atração é o Grupo Teatral SLZ, com o espetáculo “Capitão Natureza”, que tem como protagonistas um tamanduá-bandeira, um mico-leão-dourado, uma arara-azul e uma onça-pintada. A bicharada acompanha o público em uma jornada com muita música e interação, que desperta em crianças e adultos o desejo de cuidar do planeta.

“O teatro tem grande poder de sensibilizar as pessoas. Ao oferecer espetáculos que aliam diversão e conscientização ambiental para jovens da zona rural, fortalecemos valores que são essenciais para nós: respeito à natureza, valorização da cultura local e relacionamento com as comunidades da região”, diz Bruno Furquim, Gerente de Performance Social da Alumar, patrocinadora do projeto.

O Conexão Cultural, que ocorre mais uma vez em São Luís, foi criado em 2015. Itinerante, desde então já percorreu mais de 84 mil quilômetros visitando diferentes regiões do País e levou arte a mais de 140 mil pessoas. “Sempre escolhemos espaços de montagem de fácil acesso, para que mais pessoas possam acompanhar as atrações, e montamos uma estrutura especial para garantir o conforto do público. A intenção é gerar boas experiências e levar cultura e informação para o maior número possível de pessoas”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, produtora do projeto.

Vila Aty apresenta planos para 2026

Secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, entre os empresários Jethro Raposo e Saulo Prazeres (Foto: Ana Lima/Vila Aty)

São Luís – O hotel Vila Aty, que já coleciona quatro prêmios Travelers’ Choice do Tripadvisor, agitou a agenda do trade turístico em São Luís para apresentar seus planos arrojados para 2026.

O encontro reuniu agências de viagem, operadoras de turismo e Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), representada pela gestora da pasta, Socorro Araújo, que elogiou os investimentos do grupo em Atins.

Os sócios-diretores Saulo Prazeres e Jethro Raposo detalharam as novidades. Entre elas estão a inauguração de uma academia para hóspedes e de um espaço de 120 m² para eventos, que será o primeiro local dos Lençóis Maranhenses voltado a encontros corporativos, treinamentos e desenvolvimento de equipe.

O premiado restaurante Okarú também ganhará um upgrade para garantir ainda mais sofisticação e agilidade. A visão dos empreendedores é clara: aliar o cenário paradisíaco dos Lençóis à excelência em serviços, elevando o patamar de luxo e bem-estar oferecido aos clientes.

‘O Apelo Deluxe’ é o novo álbum de Paolo Ravley

Paolo Ravley retorna a São Luís em 22 de novembro, durante a Festa da Música do Maranhão, para lançar o single e o clipe de “Ilha de Jah”

SÃO LUÍS – O cantor, compositor e produtor maranhense Paolo Ravley apresenta a turnê ‘O Apelo Deluxe’, que marca a continuação de seu segundo álbum: ‘O Apelo’. O projeto amplia o universo sonoro e emocional do disco original, trazendo novas músicas, versões ao vivo e faixas inéditas que completam essa nova fase da carreira do artista, com lançamento completo previsto para o fim de 2025. 

A turnê ‘O Apelo Deluxe’ passou pelo Rio de Janeiro (18/10), São Luís (31/10), Recife (6/11) e ainda passará por Brasília (15/11) e São Paulo (29/11). Em cada apresentação, Paolo revisita sucessos como ‘O Apelo’, ‘Não Dá’ e ‘Shanghai’, além de novas canções que revelam o amadurecimento artístico de sua trajetória. 

O primeiro single desta nova fase, “Yayá”, lançado em agosto, abriu caminho para os seguintes lançamentos: “Desfrutar” e “Amanhã”, que consolidaram o tom emocional e introspectivo do projeto entre agosto e outubro. 

Paolo retorna a São Luís em 22 de novembro, durante a Festa da Música do Maranhão, para lançar o single e o clipe de “Ilha de Jah”, faixa solar e celebrativa que homenageia suas origens e simboliza o reencontro com a alegria após um período de introspecção. 

O clipe foi dirigido e roteirizado por Paolo Ravley, com co-direção e fotografia de Sunday James, e gravado em São Luís do Maranhão, nos cenários do Mercado das Tulhas e da Avenida Litorânea. O vídeo conta ainda com a participação da modelo paraense radicada em Paris Aline Resplandes, trazendo à tela uma estética vibrante que mistura cultura popular, leveza e pertencimento. 

Após esse lançamento, o álbum ‘O Apelo Deluxe’ chega às plataformas com mais duas faixas inéditas, completando o ciclo que une amizade, amor, superação e celebração em uma narrativa musical coesa. Com direção musical de Sandoval Filho e direção artística do próprio Paolo Ravley, o espetáculo combina intensidade, brasilidades e energia pop, em uma experiência que transita entre momentos dançantes e intimistas. 

“’Deluxe’ é a continuação da história que comecei a contar em ‘O Apelo’. Nos palcos, o público vai sentir essa narrativa se expandindo com músicas que falam de amizade, amor, superação e celebração”, afirma Paolo.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima