Evandro Junior
2 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
O alto do Edifício Marcus Barbosa, no Calhau, será o local do evento, na noite deste sábado (6)
SÃO LUÍS – Feijoada Completa, Os Parças e Samba de Reis são as bandas escaladas para mais uma edição da festa Sambô Rooftop, no Edifício Marcus Barbosa Intelligent Office, na Avenida dos Holandeses, no Calhau. O evento será realizado neste sábado (6), começando às 21h. Para ingressos, CLIQUE AQUI.
O Sambô Rooftop é um das labels mais descoladas da cidade, sendo realizada em um espaço bastante aprazível e inusitado: no alto do Marcus Barbosa, um prédio que brilha imponente em um bairro nobre de São Luís. A festa será regada a muito samba, razão pela qual foram escaladas três grupos de representatividade na Ilha do Amor.
A produção conta com a expertise da produtora Ana Sousa, que recebe a todos sempre com um largo sorriso. “Sem dúvida alguma, será a festa mais disputada deste primeiro fim de semana de dezembro, com as melhores vibrações para o fim de ano”, disse Ana Sousa.
Evandro Junior
2 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Rodrigo Marques com familiares durante a sessão solene
SÃO LUÍS – A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) concedeu, na manhã desta segunda-feira (1°), a Medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rêgo ao empresário Rodrigo Santos Marques por iniciativa da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB). Na ocasião, o parlamento estadual também foi palco do lançamento do programa ‘Aliança pelo Maranhão’, uma importante iniciativa que visa qualificar jovens e garantir a inserção desse público no mercado de trabalho.
A concorrida solenidade lotou o Plenário Deputado Nagib Haickel, reunindo autoridades locais e nacionais, além de representantes da sociedade civil organizada, para prestigiar a homenagem a Rodrigo Marques, presidente do Grupo COC São Luís.
O principal motivo deve-se ao fato de a instituição ter sido reconhecida mundialmente como uma das dez melhores escolas do mundo pelo World’s Best School Prizes 2025, considerado o maior prêmio internacional da área, promovido pela organização britânica T4 Education, em parceria com a Fundação Lemann, Accenture e American Express.
Rodrigo Marques afirmou que esse reconhecimento é um reflexo das ações desenvolvidas em prol do fortalecimento da educação em todo o Maranhão
Homenagem
A Medalha Teresinha Rego é entregue para aquelas pessoas que contribuíram de maneira relevante para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional e para o fortalecimento da justiça social no Maranhão e no Brasil. Em seu pronunciamento, a presidente Iracema Vale destacou os motivos que levaram o educador Rodrigo Marques e o COC São Luís a serem homenageados.
“Esse reconhecimento internacional não veio por acaso. Veio porque o COC decidiu que educar é muito mais do que ensinar conteúdos. É formar líderes, é combater desigualdades, é democratizar o acesso à tecnologia, é abrir portas para jovens que, muitas vezes, só precisam de uma chance justa. É por isso que esta celebração se estende também ao educador Rodrigo Marques, cuja liderança foi determinante para que essa revolução educacional se tornasse realidade. Rodrigo não chegou à educação por acaso. Ele vem de uma família que dedicou a vida inteira a ensinar, informar, promover cultura e abrir caminhos para o povo maranhense”, disse.
A parlamentar também relembrou os anos em que foi prefeita do município de Urbano Santos, destacando as transformações realizadas na área de educação, melhorando a vida não apenas das crianças e jovens, mas de todas as famílias. Na avaliação da parlamentar, a educação é uma das grandes ferramentas para transformar a vida das pessoas.
“E é por isso que eu digo, sem medo de errar: a educação muda destino. A educação devolve dignidade. A educação abre portas que nem existiam. Hoje, o que me emociona é ver o nosso estado sendo reconhecido no mundo inteiro por meio do trabalho de uma escola que acredita nos mesmos valores que aquelas crianças carregavam naquele dia: sonho, esforço, orgulho e possibilidade”, pontuou.
Durante a solenidade, o Grupo COC São Luís também foi homenageado pela Assembleia Legislativa com uma placa que representa o reconhecimento do parlamento estadual pelas atividades realizadas pela instituição. O empresário Rodrigo Marques afirmou que esse reconhecimento é um reflexo das ações desenvolvidas em prol do fortalecimento da educação em todo o Maranhão.
Rodrigo Marques e COC são homenageados em sessão solene na Assembleia
“O COC somente esse ano foi escolhido uma das dez melhores escolas do mundo pelo prêmio global World’s Best School Prizes e pela primeira vez o Maranhão tem uma escola particular no ranking das melhores do mundo. Isso é uma demonstração de que o maranhense pode sim sentar na mesa com os melhores, demonstrar ao mundo que aqui é referência das melhores práticas educacionais. E nada como celebrar e ser homenageado na Casa do Povo, onde aqui a gente aprende muito e vê as iniciativas da Assembleia em prol também da educação”, destacou.
Ele também falou sobre a emoção de ser reconhecido com a Medalha Terezinha Rêgo, uma das mais importantes comendas do parlamento estadual. “E para mim é uma honra receber essa medalha, porque na verdade não é apenas um orgulho, é uma responsabilidade. Responsabilidade para continuar fazendo esse trabalho e unir forças com o poder público e empresariado para fazer cada vez mais pelo Maranhão”, frisou.
Aliança pelo Maranhão
A sessão solene também foi palco do lançamento do programa ‘Aliança pelo Maranhão’. Trata-se de uma iniciativa que reúne UNICEF, Pacto Global da ONU, Governo do Estado do Maranhão, empresas e organizações da sociedade civil com o objetivo de garantir a empregabilidade dos jovens maranhenses.
“A Aliança cria oportunidades, abre portas para o mercado de trabalho, desenvolve habilidades, conecta juventudes a empresas e constrói projetos de vida sólidos e possíveis. É inovação com responsabilidade social. É política pública inteligente. É o Maranhão pensando o futuro de forma coletiva”, disse a presidente Iracema Vale sobre a iniciativa.
Gabriela Rozman, diretora de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da Onu, falou que a Aliança também contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.
“Essa aliança busca unir forças para que a gente articule educação, qualificação profissional empregabilidade para os adolescentes e jovens do Maranhão. Tem como um proposto muito claro, que é desenvolver social e economicamente o estado sem deixar nenhum jovem para trás. Então, o papel aqui do pacto global da ONU nessa iniciativa é mobilizar o setor privado para abrir oportunidades para essa juventude no mercado de trabalho. É construir acolhimento, retenção, práticas inclusivas e proporcionar uma condição de vida digna e um futuro promissor para juventude do Maranhão”, frisou.
A mesma opinião foi compartilhada por Gustavo Oliveira, oficial da Educação da Unicef no Brasil. “Nós temos uma parceria com o Governo do Estado, com os empresários aqui em São Luís e no Maranhão, para promover a inclusão produtiva das juventudes. Aqui no Maranhão, isso significa gerar oportunidade de trabalho decente, de aprendizagem, de estágio, de primeiro emprego, de formação profissional para jovens, de 14 a 29 anos”, pontuou.
A solenidade contou ainda com a presença dos deputados Antônio Pereira (PSB), vice-presidente da Alema, Osmar Filho (PDT) e Helena Duailibe (PP); da secretária de estado da Educação, Jandira Dias; alunos, professores e colaboradores do COC São Luís; além de outras autoridades.
Evandro Junior
2 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Bruno Furquim, gerente de Performance Social, recebe reconhecimento para Alumar
SÃO LUÍS – A Alumar recebeu o reconhecimento do programa ‘Valoriza Mulher’, iniciativa da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA). A homenagem, realizada durante cerimônia que reuniu empresas engajadas na construção de uma sociedade mais justa e segura, destaca o compromisso da empresa com a prevenção à violência doméstica e a promoção dos direitos das mulheres.
O reconhecimento é resultado de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da autonomia feminina por meio da empregabilidade e da sensibilização sobre direitos das mulheres, pilares fundamentais para reduzir vulnerabilidades e ampliar oportunidades. Entre essas iniciativas, destacam-se palestras de conscientização realizadas nas comunidades, projetos voltados à formação profissional e geração de renda, além da realização do Programa Aprendiz afirmativo para mulheres.
“Promover a empregabilidade feminina é garantir dignidade, autonomia e oportunidades para quem sustenta a base das famílias e das comunidades. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso da Alumar com a equidade e a justiça social”, destaca Andréia Nunes, diretora Executiva de Operações da Alumar.
Enfrentamento à violência doméstica
As iniciativas desenvolvidas pela Alumar contribuem diretamente para o enfrentamento à violência doméstica, uma vez que a autonomia econômica é um dos elementos que mais fortalecem a capacidade de decisão das mulheres.
“No enfrentamento da violência doméstica, é fundamental unir iniciativas públicas e privadas, pois sem essa parceria os resultados são mais difíceis de alcançar”, afirma Pedro Pascoal, juiz auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Com iniciativas que ampliam oportunidades e fortalecem a cidadania, a Alumar reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com o enfrentamento à violência contra a mulher no Maranhão.
Evandro Junior
2 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Almoço executivo na AmoVinho equilibra elegância, leveza e sabor em cada prato
SÃO LUÍS – Um almoço executivo que equilibra elegância, leveza e sabor em cada prato. É assim na AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon, de terça a sábado, das 12h às 15h.
“O almoço executivo é perfeito para reuniões de trabalho ou um momento especial à mesa, em um ambiente que transforma o intervalo do dia em uma verdadeira celebração gastronômica”, diz Almistron Marinho, proprietário da casa.
O almoço em duas etapas na AmoVinho inclui prato principal + entrada ou sobremesa, com preços variando a partir de R$ 59. Se for em quatro etapas, inclui entrada + prato principal + sobremesa + taça de vinho, com preços a partir de R$ 69.
Evandro Junior
1 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Projeto oferece qualificação gratuita, com foco na ampliação de oportunidades
SÃO LUÍS – No mês dedicado ao Empreendedorismo Feminino, a Alumar reafirma seu compromisso com a promoção da autonomia econômica das mulheres, por meio de iniciativas que fortalecem seus negócios e ampliam oportunidades. Um dos destaques atualmente é o projeto “Mulheres que Empreendem”, da Rede Nave, que está com inscrições abertas até 28 de novembro, por meio deste link: CLIQUE AQUI. .
A iniciativa recebeu mais de R$ 180 mil, por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais 2025 do Instituto Alcoa e vai selecionar 70 mulheres, maiores de 18 anos, prioritariamente residentes das comunidades: Pedrinhas, Coqueiro, Maruai, Taim, Vila Cabral Miranda, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Centro, Liberdade e Rio Grande.
“Investir no potencial empreendedor das mulheres é impulsionar o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Essa transformação vai além dos resultados do negócio: trata-se de promover autonomia, fortalecer lideranças e ampliar oportunidades reais para quem representa a base das estruturas familiares e comunitárias”, destaca Bruno Furquim, gerente de Performance Social da Alumar.
O projeto oferece qualificação gratuita, com foco na ampliação de oportunidades, fortalecimento de negócios liderados por mulheres e geração de renda nos territórios atendidos. A jornada formativa inclui oficinas, mentorias e atividades práticas, pensadas para apoiar quem já empreende ou deseja transformar ideias em negócios.
Além disso, a Alumar também realizou o projeto “Mulheres Empreendedoras”, que qualificou as integrantes da Feirinha da Gente, evento que ocorre semanalmente na rodoviária externa da Alumar, com vendas de produtos de empreendedores locais.
As participantes receberam uma formação com temas essenciais para impulsionar seus negócios, como perfil da mulher empreendedora, planejamento financeiro e gestão, comunicação com o cliente, além de estratégias para divulgação, vendas e aumento de rendimento.
Outra iniciativa foi o projeto Mulheres + Renda, do Instituto Asta, com apoio do Instituto Alcoa, em que 40 mulheres de comunidades vizinhas à Alumar participaram de oficinas práticas para produção de absorventes reutilizáveis. Além de receberem insumos, elas foram contratadas para produzir essas peças, que posteriormente foram doadas às comunidades. Essa experiência abriu novas possibilidades de geração de renda e empreendedorismo.
Complementando essas ações, todos os cursos profissionalizantes que são promovidos pela Alumar, em parceria com o Instituto Alcoa e diversas instituições, como SENAI, Instituto Somos Todos Marianas e Centro Artístico e Operário Maranhense (CAOM), contam com a forte presença feminina, inspiradas pela possibilidade de se profissionalizar em uma nova atividade e empreender nesta profissão.
Evandro Junior
1 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Passeio em embarcação será regado à música eletrônica
SÃO LUÍS – O mês de dezembro começa com muita música eletrônica ecoando sobre as ondas da Baía de São Marcos. É a balada Onboard SLZ, a última deste ano a bordo de uma embarcação que zarpará da Península da Ponta d’Areia neste sábado (6), às 17h em ponto, sendo que o embarque será às 16h30. O valor é R$ 80,00 por pessoa. CLIQUE AQUI.
O passeio náutico musical será regado a setlist preparado pelos DJs Sérgio Balata, Mell Abreu, Hitbanger, Borg e M.Torrez. A balada terá duração de três horas e os tripulantes ainda poderão desfrutar de uma vista bastante agradável da Ilha de São Luís sob diferentes ângulos. Dentro do barco, haverá um bar para venda de cerveja e drinks.
No total, serão 60 tripulantes na embarcação da Brittur Turismo. Na chegada, os participantes, caso desejarem, ainda poderão continuar a festa no Bendito Viciu, no Olho d’Água.
Segundo o organizador do passeio, o DJ M.Torrez, ele foi a primeira pessoa a apostar nessa experiência musical. “Depois, outras pessoas passaram a fazer, sendo com outros gêneros musicais. Oferecemos esse passeio ao longo de mais de três anos, sendo quatro edições por ano”, disse M. Torrez. .
Evandro Junior
1 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Zeca Baleiro está na programação
SÃO LUÍS – O Festival de Natal Equatorial chega à quarta edição presenteando o Maranhão no palco montado na Praça Maria Aragão com grandes estrelas da música maranhense e brasileira nos dias 6 e 7 de dezembro, a partir das 19h.
O Festival, que já faz parte do calendário cultural da cidade, consagrado e referenciado pelo público, contará, mais uma vez, com uma programação plural, democrática e totalmente gratuita. A grande festa apresenta nomes consagrados como Zeca Baleiro, Nando Reis e Joyce Alane, e também os talentos ludovicenses como Os Tropix e a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale com participação de Djalma Chaves, os djs Felix, Sereia e Adriano Sound, além da banda Alquimia Tropical, de Teresina.
O Festival de Natal Equatorial é uma iniciativa da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Novo Traço e apoio da Prefeitura de São Luís. 1º dia – Quem abre o evento no sábado, 6 de dezembro, a partir das 19h é o DJ Félix, seguido pela Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale que terá a participação do cantor maranhense Djalma Chaves.
Logo depois quem sobe ao palco é a talentosa cantora e compositora pernambucana Joyce Alane, consolidada pela sua identidade artística na cena local e nacional, mesclando referências da música de raízes pernambucanas com a canção brasileira contemporânea e uma estética pop acessível, o que a projetou como um dos nomes mais promissores de sua geração. Em 2023, sua parceria “Idiota Raiz (Deixa Ir)”, com João Gomes, rendeu indicação ao Prêmio Multishow (categoria Brasil), expandindo seu alcance para novas plateias.
O amadurecimento artístico se refletiu em trabalhos autorais que aprofundam suas raízes e ambições, culminando na indicação ao Grammy Latino de 2025, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com o álbum Casa Coração.
Quem fecha a noite do primeiro dia da 4ª edição do Festival de Natal Equatorial é o talentoso cantor, compositor e produtor maranhense Zeca Baleiro, que se tornou um dos artistas mais singulares da música brasileira contemporânea e já tem música em parceria com Joyce Alane.
Dono de um timbre inconfundível e de uma escrita que combina lirismo, humor, ironia e crônica do cotidiano, Baleiro construiu uma obra que transita entre a MPB, o pop, o rock, o reggae maranhense (marca forte de sua terra), o forró, o samba, o bolero e a canção latino-americana.
2º dia – Já no domingo, 7 de dezembro, quem abre a programação são os Dj’s Sereia e Adriano Sound seguidos por Os Tropix, uma das revelações da música maranhense que convida a banda Alquimia Tropical, de Teresina (PI) formada por Aivilis Amorim, Maria Medeiros e Monise Borges, no projeto que nasceu com o desejo de homenagear grandes vozes femininas da MPB, como Gal Costa, Elis Regina, Rita Lee e Maria Bethânia reafirmando a força da música feita por mulheres e coroando com intensidade, emoção e um repertório especial que celebra a memória e a presença dessas artistas que mudaram a forma de sentir a música.
O Festival encerra com um dos letristas mais reconhecidos da música brasileira contemporânea, Nando Reis, dono de um estilo, que combina poesia confessional, crônica do cotidiano e humor sutil com bases de rock, pop, folk e MPB.
Como compositor, Nando tem um catálogo vasto de canções populares gravadas por ele e por grandes intérpretes. Sua parceria musical com Cássia Eller rendeu clássicos como O Segundo Sol, All Star, Relicário e Luz dos Olhos. Com Samuel Rosa (Skank), compôs êxitos como Resposta e Dois Rios. Entre seus próprios hits, destacam-se Por Onde Andei, Sou Dela e Pra Você Guardei o Amor (dueto que se tornou onipresente em trilhas e celebrações).
Para Sérvio Túlio, presidente da Equatorial Maranhão, o Festival de Natal é mais do que uma celebração do espírito natalino; é um momento mais que especial: “Encerrar este ano tão significativo levando boas energias e música de qualidade para famílias maranhenses em um evento gratuito e inclusivo é motivo de grande orgulho. O Natal Equatorial é muito mais que um festival, é uma celebração da cultura e fomenta a economia criativa e gera oportunidades, reforçando o compromisso do Grupo Equatorial com o Maranhão”, destaca o presidente.
“Para a Novo Traço é uma honra realizar esse festival pelo quarto ano seguido, trazendo tantos artistas renomados nas edições anteriores com Silva, Dilsinho, Barão Vermelho, Seu Jorge, Melim, Vitor Kley, Maria Gadu e Gilsons, para tocar gratuitamente para o público, além de promover artistas maranhenses com carreiras consolidadas e em ascensão. É um privilégio atender a Equatorial Maranhão, que presenteia o público e seus clientes, na forma de cultura gratuita, o que tem total sinergia com a nossa visão corporativa. Desde 2022, o Festival de Natal Equatorial tem reunido grandes artistas que fizeram história e emocionaram o público. Cada edição trouxe momentos únicos, consolidando o festival como um dos eventos culturais mais esperados do nosso Natal”, destaca o Sócio-Fundador e Diretor de criação da Novo Traço, Rafaello Ramundo.
Evandro Junior
1 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Secretário municipal Saulo Santos ministrará palestra para MBA da Faene
SÃO LUÍS -A Faculdade de Negócios Faene fará a aula inaugural de mais uma turma do curso de MBA Gastronomia, Hotelaria e Eventos, a ser realizada no dia 10 de dezembro, às 19h, no restaurante Feijão de Corda, no bairro Cohajap, com a presença de alunos, ex-alunos, professores e convidados.
A palestra principal será proferida pelo secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, que falará sobre as perspectivas para o turismo na capital maranhense. Também ministrarão palestras o administrador e gestor do restaurante Casa de Juja, Lula Fylho, e o professor e diretor da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo Carreira.
O curso é inédito em São Luís e tem sido bastante elogiado pela proposta inovadora em prol do desenvolvimento da cidade.
A ideia do curso surgiu após o aquecimento do setor, o que ocorreu com o enfraquecimento da pandemia do novo coronavírus. O MBA atrai pessoas diretamente ligadas a esses ramos pelo fato de se tratar de uma proposta inédita. Todos participam imbuídos de um objetivo comum, que é transformar para melhor a realidade da capital maranhense nos que diz respeito à hotelaria, hospedagem, gastronomia e eventos.
Evandro Junior
27 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Banda internacional se apresentará no Estádio Castelão
São Luís – O Guns N’ Roses confirma seu status de lenda em atividade ao anunciar o retorno ao Brasil em 2026, com a mega turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things”. Após o sucesso estrondoso de público em sua última passagem, a banda confirma oito shows inéditos no país, incluindo a participação no Monsters of Rock, e uma data de peso na capital maranhense.
O clamor dos fãs de São Luís foi atendido! A banda traz sua performance explosiva para o Estádio Governador João Castelo (Castelão) no feriado de 21 de abril. A receptividade na capital já prenuncia o sucesso do evento: as publicações do anúncio geraram engajamento recorde nas redes sociais, ultrapassando a marca de dois milhões de visualizações, além de milhares de comp
Com Axl Rose, Slash e Duff McKagan em plena forma, o Guns N’ Roses retorna ao Brasil com um repertório repleto de hinos atemporais — co-mo Sweet Child O’ Mine, Welcome to the Jungle, Paradise City e November Rain — em uma performance explosiva que promete repetir — e superar — a energia que conquistou o público brasileiro.
Guns N’ Roses é uma lenda em plena atividade. É a banda americana mais dinâmica, impactante e definitiva da história do rock. Enraizada na cultura do rock, “Appetite for Destruction” (1987) é uma obra-prima, certificada com disco de diamante, e entrou para a história como “o álbum de estreia mais vendido da história dos EUA” e “o 11° álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos”. Já a turnê Not In This Lifetime… (2016-2019) ficou classificada como “a 4ª turnê mais lucrativa de todos os tempos”.
Em 1991, o Guns N’ Roses sacudiu o mundo com o potente combo dos álbuns “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II” (7x platina), que conquistaram imediatamente os dois primeiros lugares da Billboard 200. Com vendas totais de 100 milhões de cópias até hoje, seu catálogo ainda inclui: “G N’ R Lies” (5x platina), “The Spaghetti Incident?” (platina), “Greatest Hits” (5x platina) e “Chinese Democracy” (platina).
Segundo a produção local, o evento na cidade é a concretização de um sonho. “Trazer um show da dimensão do Guns N’ Roses para São Luís é a concretização de um sonho e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade gigantesca. É a prova de que a nossa cidade se insere, a partir deste evento no mapa dos grandes eventos mundiais. O engajamento recorde que vimos nas redes sociais após o anúncio mostra a paixão do público maranhense por rock e a força da 4Mãos em realizar espetáculos dessa magnitude. Estamos empenhados em entregar uma experiência inesquecível, à altura do legado da banda e do carinho dos nossos fãs,” declara Marcelo Aragão, Sócio-Diretor da 4Mãos Entretenimento.
AGENDA COMPLETA
O novo giro pelo país terá início em Porto Alegre (1/4) e, além do Monsters of Rock em São Paulo (4/4, Allianz Parque), inclui as seguintes datas e locais:
1/4: Porto Alegre
7/4: São José do Rio Preto (Centro Regional de Eventos)
10/4: Rio de Janeiro (Estádio Nilton Santos – Engenhão)
12/4: Cariacica (Estádio Estadual Kleber José de Andrade)
15/4: Salvador (Arena Fonte Nova)
18/4: Fortaleza (Arena Castelão)
21/4:SÃO LUÍS (Estádio Governador João Castelo – Castelão)
25/4: Belém (Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão)
· SETOR 2 & 3 (Cadeiras laterais) – A partir de R$365,00
· SETOR 5 & 6 (Cadeiras laterais) – A partir de R$365,00
· VIP – A partir de R$395,00
· FRONT STAGE – A partir de R$595,00
· CADEIRA COBERTA – A partir de R$395,00
· SETOR 2 & 3 – A partir de R$365,00
· SETOR 5 & 6 – A partir de R$365,00
Obs: Os camarotes exclusivos serão comercializados através do Whatsapp (98) 98113-4289.
É possível adquirir o espaço EXPERIENCE (FRONT STAGE + SERVIÇO) – A partir de R$1.500,00. Setor premium com acesso especial, 30 min antes da abertura do evento, ingresso FRONT STAGE, com serviços de OPEN BAR PREMIUM (Whisky 12 anos, Vodka importada, Gin Importado, Cerveja, Água e refrigerante) e open food. Exclusivo para maiores de 18 anos.
Obs: O acesso para visão e assistir ao show se dará pelo setor FRONT STAGE.
PONTOS DE VENDA
Na loja física é possível adquirir o acesso na 4Mãos Store, localizada no São Luís Shopping. Compra sem taxa. O ingresso on-line no site (https://www.bilheteriadigital.com/).
Evandro Junior
27 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Evento será realizado a partir das 16h e tem entrada gratuita
SÃO LUÍS – O mês de novembro, símbolo da luta e da resistência da população negra, terá um momento de grande celebração e afirmação cultural em São Luís. A Viradinha Afro Cultural, um dos eventos mais importantes de visibilidade e valorização da arte negra maranhense, já tem data, local e programação marcados para 2025: será nesta sexta-feira (28), a partir das 16h, na histórica Praça Nauro Machado e com acesso gratuito.
Promovido pelo Instituto Ylúguerê, o festival será novamente um ato de afirmação e diversidade cultural, conectando as raízes ancestrais e as vibrantes culturas urbanas da capital. O evento faz parte das celebrações do novembro Negro, destacando o Maranhão como o segundo estado brasileiro com a maior população de afrodescendentes.
“A Viradinha Afro Cultural é mais do que um festival; é um espaço de visibilidade e resistência, fundamental para impulsionar as carreiras de artistas negros e promover a educação étnico-racial. Falar é existir. Cantar é resistir. Vozes são instrumentos de libertação”, afirma Walkerleny Soeiro, cientista social, Mestra do Instituto Ylúguerê de Educação, Política e Cultura Afro-Brasileira. Há 37 anos, dedica sua vida à cultura afro-maranhense como dançarina, cantora, compositora, designer, produtora e projetista.
Um novo palco
Para a edição de 2025, o local escolhido é a Praça Nauro Machado, um dos epicentros culturais e históricos de São Luís. O local é emblemático, abrigando diversas manifestações do bumba-meu-boi e do tambor de crioula, perfeito para sediar esta celebração de cultura e ancestralidade.
A programação, que será totalmente gratuita, promete uma imersão completa na excelência da produção artística negra do Maranhão, reunindo uma ampla rede de artistas, empreendedores, artesãos, estilistas e chefs de cozinha que movimentam a economia criativa local.
“Temos como força motriz nossos saberes populares e de ancestralidade. A Viradinha Afro Cultural será um espaço de visibilidade para uma rede ampla de fazedores, construída a partir de diálogos e afetos”, complementa Wal.
O público pode esperar uma programação diversificada que contemplará vários gêneros musicais – do Samba ao Hip Hop, Reggae, Funk e ritmos tradicionais –, além de dança, poesia e performances.
Programação Oficial da Viradinha Afro Cultural 2025
Confira o horário e a ordem das atrações que subirão ao palco da Praça Nauro Machado:
REGIONAL SLZ – 16:00
AS MARIAS – 16:00
TAMBOR DE CRIOULA DOS ONÇAS – 16:30
BLCO AFRO OKAN LUMIAR – 17:00
COLETIVO ÉBANO – 18:00
PRISCILA CARVALHO – 18:20
CARECA DO AKOMABU – 18:40
FERNANDO DE YEMANJÁ – 19:00
PRETO RUB – 19:30
CORAL NEGRO – 20h
NATY NAYFSON – 22h
BANDA YLÛGUERÊ -23h
HELTON BORGES – 00h
ENME – 00h30
BANDA DA VIRADINHA AFRO E ARTISTAS CONVIDADOS – Horário em definição
ARQUIVOS
Arquivos
QUEM SOU EU
Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.