Cristiano Sardinha: “Quem é o seu tirano preferido?”

Cristiano Sardinha: “Meninas corajosas, que muitas vezes ainda nem chegaram à adolescência, ousam retirar o véu (hijab) do rosto e, por isso, são brutalmente castigadas e humilhadas”.

Estamos assistindo a milhares de jovens iranianos irem às ruas para protestar contra a ditadura dos aiatolás. Meninas corajosas, que muitas vezes ainda nem chegaram à adolescência, ousam retirar o véu (hijab) do rosto e, por isso, são brutalmente castigadas e humilhadas. O regime mergulhou o país na escuridão, deixando a população sem energia elétrica e sem internet, com o objetivo de silenciar as vozes que clamam por liberdade.

Até o momento, organizações de direitos humanos estimam que cerca de três mil iranianos tenham sido mortos. Execuções públicas vêm sendo ordenadas sumariamente, enquanto atiradores da Guarda Revolucionária disparam indiscriminadamente contra civis. Os necrotérios estão cheios e os corpos passaram a ser deixados pelo chão.

O que ocorre no Irã é um dos maiores e mais cruéis massacres da história contemporânea. Apesar disso, há um silêncio sepulcral por parte de alguns setores da sociedade e da imprensa internacional. Falam do assunto de maneira tímida e relativizam o mal.

Parece que as críticas aos tiranos tornaram-se seletivas. As demonstrações de indignação não derivam dos fatos ou das violações aos direitos humanos, variam conforme o governo a ser analisado. A depender do espectro ideológico e político do opressor, até o absurdo passou a ser legitimado e moralmente aceito pelos seus seguidores mais fervorosos.

A história oferece exemplos incontestáveis desse fenômeno. Segundo historiadores, o regime nazista assassinou mais de seis milhões de judeus nos campos de concentração. Também foram perseguidos e mortos ciganos, testemunhas de Jeová, pessoas consideradas “indesejáveis” e opositores políticos.

Na antiga União Soviética, sob o governo de Josef Stálin entre 1924 e 1953, adversários eram enviados aos gulags, propriedades foram confiscadas e a população passou fome. Estima-se que esse regime socialista vitimou cerca de 20 milhões de pessoas.

Hitler, Mussolini, Stálin e Mao Tsé-Tung tinham diferenças em seus discursos, mas todos eram líderes sanguinários, responsáveis por genocídios em massa. O que mais assombra é que tais tiranos encontraram aprovação de uma parcela da sociedade de suas épocas. Foram aplaudidos, defendidos e idolatrados.

Jamais podemos esquecer que na história recente do Brasil, existiu o sombrio período da ditadura militar, onde pessoas foram presas em porões, torturadas e mortas. Como resposta a esse passado, a Constituição Federal de 1988 consagrou um amplo rol de direitos e garantias fundamentais. Ainda assim, houve depois quem rogasse até aos extraterrestres para que os militares retomassem o poder.

É oportuno recordar o ensinamento do maior jurista brasileiro, Ruy Barbosa, que alertou sobre o seguinte: “A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer”. A democracia exige constante vigilância para que o povo não tenha o seu poder usurpado de alguma maneira.

Caro leitor, o título desse texto é obviamente retórico e provocativo. Nenhuma forma de tirania pode ser aceita ou relativizada, pois os direitos naturais à vida, liberdade, igualdade e dignidade são universais, inalienáveis e sagrados.

————————————————————————————–

Cristiano Sardinha é escritor, professor e tabelião, graduado em Direito, Filosofia e História, Mestre em Cultura e Sociedade pela UFMA, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA e Doutor em Direito Constitucional pela UNIFOR.

Alumar abre inscrições para Programa Trainee afirmativo para mulheres

iniciativa tem como objetivo ampliar a representatividade feminina em áreas tradicionalmente ocupadas por homens

SÃO LUÍS – A Alumar abriu as inscrições para o Programa Trainee 2026, iniciativa afirmativa voltada exclusivamente para mulheres, que busca atrair e desenvolver talentos para áreas técnicas e estratégicas da indústria do alumínio. As inscrições estarão abertas de 9 a 18 de janeiro, no site oficial de carreiras da Alcoa.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a representatividade feminina em áreas tradicionalmente ocupadas por homens, contribuindo para ambientes de trabalho mais diversos, inovadores e inclusivos.

O programa é destinado a mulheres engenheiras com graduação concluída e experiência profissional na área. As oportunidades são voltadas para a Alumar e para a unidade da Alcoa em Juruti (PA), abrangendo profissionais formadas em Engenharia Civil, Engenharia de Manutenção (Elétrica ou Mecânica), Engenharia de Minas, Engenharia de Processos, Engenharia Geotécnica, Engenharia Química e Engenharia de Segurança.

O Programa Trainee 2026 faz parte da estratégia de equidade de gênero da companhia, além de contribuir para a formação de profissionais que poderão ocupar posições técnicas ou de liderança na empresa. A ação também reafirma o compromisso da Alumar em impulsionar o desenvolvimento econômico no Maranhão e ampliar o acesso às oportunidades de desenvolvimento de carreira.

Serviço – Programa Trainee 2026

Período de inscrições: de 9 a 18 de janeiro
Público-alvo: mulheres engenheiras graduadas antes de 2023 com experiência profissional na área
Áreas de formação:
• Graduação em Engenharia Civil
• Graduação em Engenharia de Manutenção (Elétrica ou Mecânica)
• Graduação em Engenharia de Minas
• Graduação em Engenharia de Processos
• Graduação em Engenharia Geotécnica
• Graduação em Engenharia Química
• Pós-graduação em Engenharia de Segurança
Inscrições: pelo site oficial de carreiras da Alcoa – www.alcoa.com/careers
(buscar por trainee).

Camarote Beira Dumar vai levar Os Tropix para o circuito

Os Tropix farão uma esperada apresentação no Camarote vem pro Mar no domingo (18)

SÃO LUÍS – O Camarote Beira Dumar, uma novidade do Circuito vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, acertou em cheio na escolha das atrações musicais para embalar os foliões nos intervalos da passagem dos trios elétricos pelo Corredor da Folia.

Neste domingo (18) de estreia, por exemplo, uma das bandas será Os Tropix, uma grande revelação da música local e que está chamando a atenção por onde passa, sendo chamados de “Os meninos de branco”, numa referência à cor da roupa com que sempre se apresentam.

Para quem não conhece, Os Tropix fazem releituras de clássicos de artistas como Jorge Benjor, Tim Maia e Clube da Esquina, e têm composições autorais que celebram a brasilidade, formando, também, um bloco de Carnaval no período momesco. No palco, “Os meninos de branco” dão show de talento, afinação e carisma, apresentando um repertório de alta qualidade.

Camarote Ilha traz Lipe Lucena como atração nacional

Lipe Lucena vai sacudir o Camarote Ilha com muito forró e piseiro

São Luís – Carnaval é mesmo a festa da diversidade musical. E em termos de atração, parece que o Camarote Ilha caprichou mesmo. Na estreia do espaço, neste domingo (18), no Circuito vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, quem sobe no palco, entre outros, é o cantor Lipe Lucena, uma atração nacional.

Lipe é da área do forró e piseiro, natural do Recife (PE) e conhecido por sucessos virais, hits nas paradas e shows lotados. Recentemente, ele se tornou artista da Vybbe (escritório de Nattan, Zé Vaqueiro) e tem se destacado no cenário musical nacional com músicas como “Além do Pós”, “Mamacita”, e “Peças de Griffe

Orla recebe Argumento, Blémmes e Bruno Shinoda na estreia

Banda Aregumento, DJ Blémmes e Bruno Shinoda se apresentam no Camarote Orla neste domingo (18)

SÃO LUÍS – As produções dos camarotes que agitarão os foliões no Circuito Vem pro Mar já avisaram que os espaços terão luz própria. Isso quer dizer que a festa dentro deles vai rolar solta, independentemente da passagem dos trios elétricos.

No Camarote Orla, por exemplo, na estreia do Circuito Vem pro Mar, estarão a banda Argumento, com muito samba, o DJ Blémmes, com música eletrônica, e o cantor Bruno Shinoda, que faz a mistura de ritmos.

O Orla, para quem não sabe, é assinado pela AMZ Company, dos empresários Márcio Barbosa e Alípio Moraes, e será um dos mais disputados do circuito, sendo um dos primeiros do Corredor da Folia. No Réveillon, o público aprovou o novo formato, com destaque para o quesito conforto, espaço e segurança.

Al Mare também terá funk com MC Jacaré

MC Jacaré vai sacudir o Camarote Al Mare com muito eletrofunk raiz

SÃO LUÍS – O Camarote Al Mare, um dos espaços que prometem no Circuito Vem Pro Mar, parece que caprichou no quesito diversidade musical. Após anunciar uma atração nacional da seara da música eletrônica, a produção confirmou o show de MC Jacaré dentro do espaço. A apresentação será neste domingo (18), quando da estreia da folia na Avenida Litorânea.

O cantor, compositor e produtor de funk de Goiânia se destacou nacionalmente por hits virais como “Comprei um lança”. Ele é um dos mais destacados nomes do funk da região Centro-Oeste e é conhecido por seu estilo eletrofunk raiz e pela energia nas redes sociais.

Os lançamentos de MC Jacaré têm se transformado em trilhas constantes de festas pelo Brasil, e nas apresentações o artista potencializa essa conexão: refrões fáceis de cantar, viradas que levantam a pista e aquele “efeito coletivo” que só acontece quando todo mundo está no mesmo ritmo.

Camarote Stage entrega camisas hoje

SÃO LUÍS – As camisas adquiridas antecipadamente para a edição deste domingo (18) do Camarote Stage estão sendo entregues na Loja 4Mãos Store, no São Luís Shopping. E quem comprar o acesso ao espaço para este fim de semana, já recebe na hora a vestimenta.

Para adquirir o acesso é possível acessar o site da Bilheteria Digital (CLIQUE AQUI ), ou comprar sem taxa na 4Mãos Store (São Luís Shopping) ou na Loja Noroeste (Maiobão).

Além de aproveitar o circuito na maior varanda do Avenida, o público vai acompanhar uma programação diversificada no palco com uma turma de qualidade. Estão confirmados, a partir das 14h, para este domingo (18), o grupo Sambaceuma, Guilherme Torres, Stanley Camilo e DJ Rogério Mix.

A tarde de diversão começa às 14h, com o Jegue Folia,. Já às 15h, tem o Blocão VDS e, em seguida, em um clima baiano e do Carnaval de Salvador, abrindo oficialmente a programação com os artistas nacionais, o cantor Bell Marques, às 16h. O grupo CDC apresenta-se às 17h, a Mix in Brazil às 18h e o cantor Léo Foguete, às 19h30, fechando a programação do primeiro domingo.

A 4Mãos Entretenimento, responsável pelo Camarote Stage, organiza diversas ativações com marcas conceituadas. Estão confirmadas: Baly, Amstel, Pilão, 7K, Noroeste, Credishop, O Boticário, Leapmotor – Original. Os convidados também podem contar com banheiros climatizados, praça de alimentação ampla para circulação e surpresas.

Faene inicia disciplina de curso com presença de convidados

Ricardo Carreira é quem vai comandar a disciplina

São Luís – Armando Ferreira, do Profissionalle Hotel, Herbeth Alves, do Smoke SLZ Hambúrguer, e Fabrisio Rossini, do Grupo Rossini são os convidados para palestrar na abertura da primeira disciplina do curso de Gastronomia, Hotelaria e Eventos da Faculdade de Negócios Faene, confirmada para o dia 19 de janeiro.

A disciplina é intitulada ‘Empreendedorismo Aplicado à Gastronomia, Hotelaria e Eventos’ e será conduzida pelo professor Ricardo Carreira. A ideia é mostrar, de forma prática e objetiva, os caminhos para empreender e como conquistar um espaço no mercado.

Durante a aula, haverá a construção da chamada Jornada Empreendedora. No último dia da disciplina, haverá exposição de produtos e serviços desenvolvidos pelos alunos.

Urologista alerta para cuidados urgentes com a saúde dos rins

médico Antônio Minervino, urologista do HSE – HSLZ, dá dicas sobre saúde renal e de como fazer um detox saudável nesse início de ano

SÃO LUÍS – O calendário vira, as promessas se renovam, mas o corpo ainda sente os impactos das celebrações de fim de ano. Entre ceias fartas, bebidas alcoólicas em excesso e longas horas fora da rotina, rins e sistema urinário costumam ser alguns dos órgãos mais afetados — de forma silenciosa.

Para especialistas, o início do ano é um momento-chave para retomar cuidados básicos e prevenir problemas que podem se agravar ao longo dos meses.

Segundo o urologista Dr. Antônio Minervino, do HSE – HSLZ / Hospital do Servidor Estadual, o consumo elevado de álcool, refrigerantes e alimentos ricos em gordura, sal e açúcar, típico do Natal e do Réveillon, impõe uma sobrecarga importante aos rins.

“O álcool tem efeito diurético e favorece a desidratação. Já os refrigerantes e alimentos ultraprocessados aumentam a concentração da urina e podem contribuir para inflamações, infecções urinárias e formação de cálculos renais”, explica.

Durante as festas, é comum que a ingestão de água seja substituída por bebidas alcoólicas ou açucaradas, o que compromete o equilíbrio do organismo.

“Os rins dependem diretamente de uma boa hidratação para filtrar toxinas e manter o funcionamento adequado. Quando isso não acontece, o risco de complicações aumenta”, afirma Minervino.

Hidratação é prioridade no pós-festas

A principal recomendação para quem deseja “desintoxicar” o organismo após os excessos é simples — e frequentemente negligenciada: beber água.

“Manter uma hidratação regular ao longo do dia ajuda a diluir a urina, reduz a sobrecarga renal e facilita a eliminação de substâncias prejudiciais ao corpo”, diz o médico. A orientação geral é consumir água mesmo sem sede, especialmente em dias quentes ou após consumo de álcool.

Além da água, chás naturais sem açúcar e água aromatizada com frutas podem ajudar, desde que não substituam completamente a ingestão hídrica adequada.

Alimentação mais leve e natural

Outro ponto de atenção no início do ano é a alimentação. Para o urologista, reduzir o consumo de sódio, gorduras saturadas e produtos ultraprocessados é essencial para a saúde renal — e para o organismo como um todo.

“O excesso de sal contribui para a retenção de líquidos e aumento da pressão arterial, fatores que afetam diretamente os rins”, alerta.

A recomendação é priorizar frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Alimentos ricos em fibras ajudam no funcionamento intestinal e no controle metabólico, enquanto frutas com alto teor de água auxiliam na hidratação.

Atenção aos sinais do corpo

Alterações urinárias não devem ser ignoradas, sobretudo após períodos de excessos. Ardência ao urinar, dor lombar, aumento da frequência urinária, urina muito escura ou com odor forte são sinais de alerta.

“Muitas doenças urológicas começam de forma discreta. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de tratamento simples e eficaz”, ressalta Dr. Antônio Minervino.

Ele destaca ainda que pessoas com histórico de cálculos renais, infecções urinárias recorrentes, hipertensão ou diabetes devem ter atenção redobrada nesse período e manter acompanhamento médico regular.

Saúde renal e bem-estar geral

Para além dos rins, o início do ano é uma oportunidade estratégica para reorganizar a rotina e investir em saúde preventiva. Sono de qualidade, prática regular de atividade física e controle do estresse são aliados importantes do sistema urinário e cardiovascular.

“Cuidar dos rins é cuidar da saúde como um todo. Pequenas mudanças no começo do ano — como beber mais água, comer melhor e fazer exames de rotina — podem evitar problemas graves no futuro”, conclui o urologista do HSE – HSLZ.

Em um momento marcado por resoluções e recomeços, ouvir os sinais do corpo e adotar hábitos mais saudáveis pode ser o primeiro passo para um ano com mais qualidade de vida — e menos surpresas indesejadas.

Fribal recebe auditoria internacional

Delegação da Indonésia com gestores auditados na visita à sede do Frigorífico Fribal em Imperatriz

SÃO LUÍS – A sede do Frigorífico Fribal, em Imperatriz, recebeu recentemente uma missão veterinária da Indonésia como parte do processo de habilitação da empresa maranhense para atuar como futura parceira comercial exportadora daquele país asiático.

A auditoria foi conduzida por autoridades sanitárias indonésias, incluindo representantes do Ministério da Agricultura, e teve como foco a verificação do cumprimento das exigências sanitárias e regulatórias internacionais. A inspeção faz parte dos protocolos exigidos pelo governo indonésio para autorizar a importação de produtos de origem animal provenientes do Brasil.

De acordo com o gerente de Controle de Qualidade da Fribal, Carlos Silva, a avaliação teve resultado positivo.

O relato preliminar da missão indica que a Fribal atende às normas sanitárias exigidas pelo país asiático, um passo considerado estratégico para a ampliação de mercados internacionais, especialmente em um contexto de diversificação das exportações brasileiras de proteína animal.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima