Se todos fossem iguais a Jerônimo…

15comentários

“Caro Oton, olha eu aqui de novo. Bem… saindo do mérito da questão e esclarecendo alguns fatos. Não quero ser palmatória de ninguém e tampouco o mestre da língua portuguesa ou qualquer outro rótulo que inventem para mim. Mas você, como jovem “jornalista”, blogueiro ou o que quer que você seja, deve primar pela qualidade e não buscar escudos para críticas construtivas. Não basta simplesmente querer ser alguma coisa, meter a cara e fazer de qualquer jeito. Afinal, você quer mostrar seu produto com um perfil evidenciando qualidades ou quer deixá-lo com aparência de coisa arranjada, feita de qualquer jeito?! Caríssimo, é simplesmente uma questão de respeito e consideração com o seu público. Procure fazer seu trabalho com qualidade e deixe de buscar justificativas para seus erros injustificáveis. Um pouquinho de humildade não custa e engrandece o ser. Você é novo e tem condições de fazer um trabalho cada vez melhor. Procure fazer a diferença e não ser apenas mais um que escreve “coisinhas” num meio onde escreve quem quiser o que quiser. Estude, leia, pesquise, procure orientação de pessoas que já estão no ramo, converse, troque idéias, faça seu futuro. Bem… encerro minha participação por aqui. Boa sorte!”

Recebo comentários de toda natureza aqui no blog. Alguns elogiando (99,9% dos casos são amigos). Outros, simplesmente “descendo o cacete” nas pessoas em que falo e, na grande maioria, em mim. Também chegam conselhos, ponderações e críticas – uns de forma debochada, outros com autoridade de professor. Mas nenhum deles me tocou tanto quanto este acima, assinado por “Jerônimo” (não sei se é esse realmente o seu nome, mas isso é o de menos).

Não é a primeira vez que ele manda seu recado para Hot.Spot. Já fui corrigido por ele; e já fui até mandando para um curso de português, para melhorar minha ortografia. Bem… se não fosse por Jerônimo, talvez não tivesse tido a conversa fantástica que tive ontem com a prof. Nazaré Sousa (do curso que ele me “indicou”), que, além de ex-professsora de redação, é uma pessoa que eu adoro conversar, sempre tão cheia de coisas interessantes a dizer. Sem falar do seu humor. Resolvi atender ao apelo desse leitor: não vou ter aulas com ela, mas prometo ir mais vezes beber daquela fonte.

Quanto aos erros ortográficos, prometo ficar mais atento. Concordo que nada os justificam. Vou tentar seguir tudo o que foi-me aconselhado. Mas preciso, e muito, que a sua participação não se encerre por aqui. Nem a de ninguém.

15 comentários para "Se todos fossem iguais a Jerônimo…"


  1. RODRIGO

    ACHEI MUITO BOA A SUA ATITUDE OTON, POIS PARACE QUE VOCE ESTÁ QUERENDO CAMINHAR PARA O LADO MAIS PROFISSIONAL… DEIXANDO O SEU SALTO ALTO…QUE NAO SEI PQ TINHA POIS NEM DINHEIRO VC TEM PRA ANDAR DE NARIZ EMPINADO… MAIS EH ISSO PROCURE O CAMINHO DE ACEITAR CRITICAS E SEJAHUMILDE POIS ASSIM CHEGARÁ AO SUCESSO.

    RESPOSTA: Taí, pelo menos acho que consegui mudar a impressão que tinha de mim.
    Valeu!

  2. Bianca

    Se as criticas fossem assim ditas ou escritas dessa forma, Oton Lima, seriam conselhos não é mesmo? Você tem que agradecer por quererem te ajudar a ser um profissional melhor. Não conheço você, mas através do seu blog vejo que você é uma pessoa legal e não merece que te julguem como já li aqui em alguns comentários, que muitos são de inveja, outros como esse do Jerônimo é para você crescer mais e mais…
    Leio todo dia o seu blog e adorooooooooo!!!!!
    beijão

    RESPOSTA: Pois é Bianca, quem dera se toda vez que eu abrisse o blog, eu encontrasse comentários como o de Jerônimo.
    Obrigado por sempre visitar meu blog.

    beijo pra ti também

  3. Júlio Castro Amaral

    Caro Oton,

    Eu mesmo fui um dos críticos do estilo colunista de ser que padroniza todo mundo aqui em São Luís (e, sei, em diversas partes do mundo). Vide meu último comentário, devidamente moderado por você. De todo modo, achei de uma grandeza incomum o fato de publicares o comentário do Jerônimo e, ainda por cima, admitir que, mesmo divergente, ele te deu bons conselhos. Ótimo. Não tenho procuração para falar por ele, porque não sei quem é, mas você deu um grande exemplo de maturidade ao admitir possíveis erros. Quanto à ortografia/gramática, todos cometemos erros. Você não foi e nem será o último a incorrer nesse erro. Só um toque: é SIMPLESMENTE e não SIMPLISMENTE, como a professora Nazaré – tenho certeza – te esclarecerá. Grande abraço!

    RESPOSTA: Júlio, não posso nunca reclamar da apreciação que sofro aqui. Ela faz parte do “pacote”. Blog é isso mesmo. Apenas quero que as coisas aconteçam de forma saudável. Por exemplo, se não fosse você, teria passado despercebido o que me corrigiu.
    Sinta-se à vontade para comentar sempre!

    Abraço

    Oton Lima

  4. Thynara

    Caro Oton,

    Como sua amiga queria lhe parabenizar pelo seu lindo trabalho…. sempre passo por aqui para saber o que vc anda fazendo… é uma maneira de me sentir mais proxima de voce…

    Um beijao…

    RESPOSTA:
    minha amiga querida que morro de saudade, fiquei muito feliz com teu comentário. Tô com muita saudade!!!
    Obrigado pelas palavras!!!

    beijão

  5. Gato

    Não importa que você escreva errado…todos nos escrevemos…e por isso existe a Tia Nazaré para nos ajudar.
    Não importa se as vezes no calor do momento teclas em um “i” em vez de um “e”..
    Sinto no que tu escreves a tua personalidade. Irritadinho,sem muita paciência, bom humor, critíco, inteligente, contundente, firme e muito, muito verdadeiro.
    O teu blog em pouquissímo tempo virou parada obrigatória de todos.

  6. Jefferson

    Ainda na linha crítica construtiva, eu acho que o seu trabalho está amadurecendo, mas ainda peca com coisas desnecessárias como o uso de expressões como décor, neo casal isso, neo aquilo, trip, entre outras, por que não usar decoração, novo casal, viagem?…Essas palavras são estrangeirismos e não conferem ao seu texto um ar mais chique, pelo contrário, o empobrecem; a mensagem tem de ser clara e direta, sem muletas. Lembre-se: menos é mais!

  7. Pedro

    Oton, se deixei um comentário é pq realmente acho q és bom, como falei antes! entendo que este blog é justamente para este tipo de assunto, para pessoas que estão em evidência neste cenário. vc me perguntou se eu tinha sofrido alguma calunia do tipo, felizmente não, mas quem está neste meio com uma certa exposição não deveria se chocar tanto com publicações tão ridículas e infelizes como a do jornal pequeno.pelo menos para minha humilde opinião, qualquer coisa que venha fundada em acusações pessoais, ofensivas, de cunho vexatório ou constrangedor não tem o mínimo de credibilidade. em relação às criticas, que foi o tema desse post, aqui vai um conselho e espero que aproveite. criticas só servem se forem destrutivas, critica construtiva não serve p nada, o que importa é aproveitá-la ao máximo, mesmo que seja ofensiva. o importante é tirar de tudo uma coisa boa e quanto mais criticas melhor, ainda mais aquelas que só querem detonar a gnte, essas são as melhores.abraços

  8. Jacira

    Oton,

    Tenho que admitir que você me surpreendeu. Apesar da pouca idade você se mostra um jovem com um futuro promissor no jornalismo maranhense. Postar esse comentário do Jerônimo foi de uma humildade inquestionável e se você é este tipo de pessoa que está demonstrando ser só tem a crescer e conquistar nosso respeito e de todos os que te acompanham. Parabéns pela postura. Continue assim.

  9. Alessandra Castro

    Soh contra um dos comentários aqui…Creio q não devas deixar de usar os estrageirismos não ó. Ao meu ver mostra que você é uma pessoa antenada com o mundo. Todos os meios possuem algumas girias próprias e quem comentou provavelmente não ler alguns dos blogs mais populares do Brasil, como o Petiscos, Garotas Estupidas e outros mais.

    Menos é mais em questão de moda. Já dizia Coco Chanel.

    Beijos =*

  10. Igor Rafael Pinheiro

    Otton,apesar de não conhece-lo,você mostra para nós leitores toda sua preoculpação e zelo ao escrever suas materias,sejam elas de qualquer cunho ou de qualquer genero que venha a ser citado.Você mostra que é um otimo profisional..
    Parabéns..

  11. Thaisa Barros

    Oton, me surpreendo a cada postagem. Continua assim, melhorando mais e mais… Esse blog tá um sucesso! Beijao

  12. Jefferson

    Pois é Alesandra Castro, você acha que o blogueiro deve continuar a usar estrangeirismos (será que você sabe o que é isso e o quanto isso empobrece a nossa língua?) e ainda cita que blogs que tem como nome garotas estúpidas e petiscos !!!!!! Precisa comentar mais alguma coisa? Além do que se a meta é ser profissional, que se faça um bom profissional! Menos é mais em qualquer aspecto da nossa vida.

  13. MARÇOCA

    OTIX, ADOREI TUDO QUE JÁ LI!!! ADORO A TUA PITADA DE HUMOR QUANDO ESCREVES!! MORRO DE RIR!!!

  14. Erika Duailibe

    Oton, meu amigo, sao tantos os comentários sobre teu blog que eu nao pude resistir. Assim como tantos outros, me debrucei sobre tuas palavras. Que delícia é ler o que tu escreves, acompanhar tua viagem, saber de todos os babadinhos em Sao Luís. Sem dúvida, foi uma maneira que encontrei de me sentir mais próxima desta cidade maravilhosa. Continue fazendo seu trabalho,com muita garra. As críticas servem para nós crescermos, mas devem ser feitas com respeito e carinho. Com certeza, saberás distinguir o que é uma crítica construtiva do que é uma invejosa. Amigos nao te batem, mas te suspendem. Ah, tu já és mais experiente na vida do que eu. Bem, estou muito feliz e loooooooooouca pra tremer os pilares do nossa ilhinha linda. Espero por ti aqui em Fortaleza, com as portas abertas, pra te receber com aquele sorrisao de sempre. :***

    RESPOSTA: Erika, muitíssimo obrigado pelas palavras carinhosas. Você é uma menina querida e especial.
    bjs

  15. Raquelzinha

    Agora que mostrei pra Naza este post! Demos nossas risadas!No momento, ela não está comentando mais nada!Afinal, foram longas horas de aulas e mais aulas!Está exausta!Mas volte logo de viagem e venha “beber” desta fonte(que nunca foi só minha)!!!Temos mais novidades para a nossa pauta. Saudades.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS