Brincar com a dormideira

3comentários

Se tem uma plantinha que eu sempre achei interessante “desde que me entendo por gente” é a dormideira. Ela é conhecida como uma planta sensitiva e se fecha toda vez que tocamos nela. Na casa onde passei toda a minha infância tinha um canteiro cheio, mas era tratada por todos com desdém, menos por mim que adorava ver suas folhinhas fechando.

A dormideira – acabei de descobrir – tem o lindo nome científico Mimosa Pudica. Ela cresce facilmente em qualquer tipo de solo. Quando tocada sua folhas se fecham imediatamente fazendo um movimento muito interessante. As folhas se fecham também quando há muito sol, quando anoitece e quando há muito vento.

Quando o toque é muito forte até a haste que suporta as folhas cai, se erguendo novamente depois de um tempo. A planta é de fácil cultivo, pode ser plantada direto no jardim ou vaso.

A dormideira dá lindas flores e sementes durante boa parte do ano. Esta planta é muito admirada principalmente por crianças e é indicada para elas por ser uma planta bem forte. Também é uma ótima opção para quem não tem experiência com jardins.

3 comentários para "Brincar com a dormideira"


  1. Márcia Muniz

    Adorava brincar com essa plantinha quando criança, e até hoje quando a vejo em algum lugar toco suas folhas só para vê-las fecharem..

    RESPOSTA: É verdade Márcia… e assim como a dormideira você também fez parte da minha infância. Beijos.

  2. Bruno

    Sim, é mesmo a cara da minha infância… Quando via essa planta nos terrenos livres do Parque Athenas, corria para tocar… o cheiro dela, assim como o cheiro de jambo, são cheiros da minha infância…

  3. Teresinha Victorino

    É fácil encontrar sementes de dormideira? Gostaria de plantá-la.

    RESPOSTA: Teresinha vou tentar conseguir essa informação. Você já tentou fazer mudas?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS