Simpósio de Medicina de Emergência acontece nesta sexta-feira em SLZ

0comentário
O médico Daniel Lima, que lançará livro durante o evento

 

São Luís – A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede-Ma), seccional Maranhão, promove, nesta sexta-feira (21), o I Simpósio de Medicina de Emergência, no espaço Orienta Consultoria, no Renascença. Durante o evento, será lançado o livro Emergência Médica – Suporte Imediato à Vida, do mestre em cirurgia Daniel Lima, médico cirurgião de emergência e trauma do Instituto Dr. José Frota – IJF, de Fortaleza, o maior Hospital de Emergência e Trauma do Norte e Nordeste.

Voltado para profissionais da área da saúde, que atuam nas emergências, e também para acadêmicos, o Simpósio objetiva contribuir para o fomento da necessidade de capacitação dos médicos e de outras categorias para o atendimento de emergência. “Em situações de urgência e emergência, cada segundo é valioso. O treinamento especializado para doentes críticos pode reduzir o número de óbitos nos pronto-atendimentos”, afirmou o presidente da Abramede-MA, o médico emergencista Francisco Veras Júnior.

Segundo ele, a Abramede tem por finalidade a melhoria do atendimento das emergências clínicas e traumáticas, da rede pública e privada de todo o Brasil. Geralmente, esse atendimento é realizado por médicos recém-formados que, muitas vezes, têm esse setor do hospital como seu primeiro emprego. Por ser uma área crítica, deveria ser assistida por profissionais mais experientes e treinados. “Na porta de clínicas e hospitais deveriam estar pessoas capacitadas para reconhecer as principais urgências clínicas e traumáticas que acometem os pacientes. Desta forma, a entidade acredita que os médicos poderão salvar mais vidas”, declarou o médico Francisco Veras Júnior

Na programação, estão previstas nove palestras de diversas especialidades médicas: o cirurgião Abdon Murad Júnior (“Urgência no paciente bariátrico”), a médica paliativista Vanise Barros (“Cuidados paliativos na emergência”), o neurocirurgião Denner Zandonadi, (“Atendimento inicial do Traumatismo Cranioencefálico”) e o neurologista Sérgio Moura (Menigites: abordagem na emergência); o cirurgião Rurion Menezes (“Atendimento Aeromédico”), os emergencistas Khalil Feitosa (“Mindset do Emergencista”) e Kaile Cunha, (“Parada Cardiorespiratória em adultos e Uso do Ultrassom Point of Care”), e o cirurgião Santiago Servin ( “Hipertensão permissiva: quando, como e por quê?”).

O autor do livro Emergência Médica – Suporte Imediato à Vida, o médico cirurgião de emergência e trauma, Daniel Lima, também é um dos palestrantes do Simpósio. Ele ministrará as palestras “Transfusão maciça na emergência” e “Atualização do Atendimento de Suporte à Vida no Trauma – ATLS”.

Mais informações e inscrições: (98) 988050802 / (98) 981184933 / (98) 98870 8858

Sem comentário para "Simpósio de Medicina de Emergência acontece nesta sexta-feira em SLZ"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS