Juan Manuel Urbinati será presença marcante na Jornada Maranhense de Psiquiatria neste fim de semana

0comentário
O psicólogo e psiquiatra Dr. Juan Manuel Urbinati

 

São Luís – Nesta  sexta-feira e sábado (23 e 24), a Jornada Maranhense de Psiquiatria, no Auditório do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, contará com uma presença de peso. Trata-se do psicólogo, psicanalista e doutor em Filosofia Juan Manuel Urbinati, fundador do Grupo Estância, uma das instituições mais indicadas pelos médicos psiquiatras do Brasil e que oferece aos pacientes um espaço que afasta completamente a imagem manicomial, mantendo toda a estrutura hospitalar necessária para o tratamento proposto, criando um ambiente acolhedor e familiar.

Nos anos 90 , o Dr. Juan Manuel Urbinati constatou uma grande demanda em saúde mental de um público com necessidades específicas, que requeriam um tratamento especializado que não encontravam nas instituições das décadas passadas. Surge então a ideia de uma metodologia abrangente que, aderindo às novas políticas de saúde mental, atendesse também às exigências dos novos quadros de epidemias sociais.

A proposta está pautada em um modelo de reabilitação e reintegração social plena. A chave do processo está em identificar a problemática existencial que causou o transtorno mental ou comportamental apresentado. A problemática é trabalhada de forma individual, por meio de um marco terapêutico educativo, que visa o desenvolvimento integral da pessoa em todos os âmbitos de sua vida (individual, laboral, familiar e social).

Em 2017, Dr. Juan e sua equipe, observando a demanda de pacientes que recebem das regiões Norte e Nordeste do Brasil, preocupou-se em facilitar o atendimento dessas pessoas, considerando a possibilidade de investir na região, estruturando um serviço com a mesma garantia da qualidade existente hoje nos demais centros de reabilitação do grupo.

Estudando dados sobre a saúde complementar na região, além de outros indicadores de desenvolvimento econômico e social, com destaque para segurança pública, investimento na área da saúde, educação, saneamento básico, tecnologia, aumento significativo do investimento público e estímulo ao investimento do setor privado, o grupo escolheu o Maranhão por reconhecer que é o estado que melhores resultados demonstrou nesses indicadores.

E em breve, será inaugurada em São Luís a Estância Bela Vista, no bairro do Araçagi, para atendimento a todas as pessoas da região que precisarem dos serviços. Um espaço acolhedor, integrado à natureza, com profissionais altamente qualificados, reunindo as condições adequadas para o desenvolvimento de um serviço de reabilitação e reintegração social plena, valorizando e respeitando a pessoa humana.

Sem comentário para "Juan Manuel Urbinati será presença marcante na Jornada Maranhense de Psiquiatria neste fim de semana"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS