Sâmara Braúna surpreende no debate e pode ser a grande vitoriosa das eleições da OAB

Sâmara Braúna saiu-se bem no debate

 

São Luís – Quem assistiu ao debate de ontem entre os candidatos à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA) foi surpreendido com o desempenho da candidata Sâmara Braúna. Firme e destemida, a única mulher na disputa tem tudo para ser a grande vencedora das eleições desta sexta-feira (23).

De todos os candidatos, Sâmara Braúna foi a mais serena e equilibrada. Demonstrou maturidade para a disputa e seriedade nas suas propostas. E foi mais adiante, mostrando seu lado destemido ao responder uma provocação do candidato Mozart Baldez.

As críticas à gestão de Thiago Diaz permearam boa parte do debate. Mozart Baldez não poupou a administração do atual presidente da OAB, criticando a gestão e as alianças políticas realizadas por Diaz.

Carlos Brissac, ao fazer críticas à gestão de Diaz, foi fraco em suas colocações, repetindo bordões que pautam sua campanha. Contudo, o pior momento enfrentado por Brissac ocorreu ao ser questionado por Sâmara Braúna acerca da proposta de redução da anuidade para zero.

Sâmara, citando a legislação da OAB, demonstrou que a proposta de Brissac, além de eleitoreira, era incompatível com a legislação editada pelo Conselho Federal da OAB. Sâmara demonstrou preparo e extremo conhecimento da legislação da OAB. Já Brissac se embananou na resposta, deixando a impressão de que não conhecia a legislação citada por Sâmara e que não sabia que a proposta acerca das anuidades era incompatível com a legislação da OAB.

Thiago Diaz conta com o apoio da máquina da OAB e de recursos de campanha. Brissac, o mais ameno no debate, também realiza uma campanha de altos custos. Diaz e Brissac, aliás, disputam para saber quem faz as maiores e melhores festas para os advogados. Parecem querer conquistar o eleitor pela barriga.

Baldez e Sâmara realizam campanhas mais modestas do ponto de vista financeiro. Baldez focado em críticas ao Poder Judiciário. E Sâmara em propostas para melhorar a situação da advocacia maranhense.

A depender do debate de ontem, tudo indica que a disputa da eleição será polarizada entre Thiago Diaz e Sâmara Braúna. Thiago será a opção daqueles que querem a continuação do que está aí. Sâmara Braúna coloca-se como a melhor candidata para aqueles que sentem excluídos e para os insatisfeitos com a atual gestão da OAB.

Agora é aguardar o resultado das urnas e torcer para que os advogados maranhenses saibam fazer a melhor escolha.

Viva Água engajada no mês da segurança aquática

A professora Denise Araújo com a equipe que participou do treinamento

 

São Luís – O mês de novembro é marcado como o mês de prevenção a acidentes na água, e o objetivo é chamar a atenção da sociedade e alertar para a precaução. Nesse contexto, o alerta é para os incidentes dentro de piscinas, rios e mares, que podem fazer vítimas fatais.

Basta lembrar que, no Brasil, o afogamento é a maior causa de morte acidental entre crianças na faixa de um a quatro anos, sendo a piscina o local onde a maioria dos incidentes ocorre.

Em 2016, ano com os dados mais recentes, foram 913 óbitos por afogamento de crianças de até 14 anos de idade, segundo a ONG Criança Segura, citando números do Ministério da Saúde.

Em São Luís, a Academia Viva Água é a mais atuante dentro dessa programação comemorativa e inclusive já realizou o treinamento com o tema “Sopro de Vida”, destacando as técnicas de primeiros-socorros em situações de afogamento.

A iniciativa é uma bandeira hasteada pela professora Denise Araújo, proprietária da academia e uma incansável para chamar a atenção da comunidade sobre esse grave problema.

 

“Quinta de Lei” vai agitar a noite de hoje no 098 Gastrobar, na Lagoa

O cantor Rafael Rasui

 

São Luís – Rafael Rasui e Jhonatan Oliveira agitam a noite desta quinta-feira (22), a partir das 20h, na “Quinta de Lei”, projeto que está movimentando o 098 Gastrobar, mais novo endereço musical e gastronômico na Lagoa da Jansen, na mesma rua da antiga boate Mandamentos Hall.

Os dois artistas mostrarão o melhor de seu repertório, com uma mistura de ritmos e destacando os gêneros sertanejo e forró. Rafael Rasui, por exemplo, fará uma homenagem aos artistas Jorge & Mateus, Zé Ramalho, Bruno & Marrone, Alceu Valença e Dorgival Dantas.

Jhonatan Oliveira, por sua vez, promete fazer um passeio pelo melhor repertório atual da música sertaneja, além de apresentar canções de seu mais recente CD. Jhonatan tem agenda de fim de semana badalada. No sábado, por exemplo, ele retornará ao 098 Gastrobar.

 

Lançamento de “Rei Zulu: A Majestade Bárbara” será dia 12 de dezembro

 

São Luís – Definida a data de lançamento do livro “Rei Zulu: A Majestade Bárbara”, de autoria de Bruno Tomé Fonseca, membro da Academia Ludovicense de Letras e procurador geral adjunto para Assuntos Estratégicos da Procuradoria Geral do Estado.

A obra será apresentada oficialmente ao público na noite de 12 de dezembro, durante coquetel seguido de bate-papo e noite de autógrafos na Livraria Amei do São Luís Shopping, com a presença do homenageado, o ex-atleta Zulu.

Sâmara Braúna destaca-se no debate entre candidatos à presidência da OAB/MA

A candidata, antes do início do debate

 

São Luís – Advogados e advogadas de todo o Estado puderam analisar propostas e tirar dúvidas sobre os quatro candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, durante debate promovido pelo Programa Ponto e Vírgula, transmitido nesta quarta-feira (21) pela Rádio Difusora FM (94.3). As eleições da OAB-MA ocorrem na sexta-feira, dia 23.

O debate teve pouco mais de uma hora e momentos de embates diretos entre os candidatos das quatro chapas que concorrem ao pleito. A advogada Sâmara Braúna, da Chapa 3, durante sua apresentação, falou do tempo de carreira na advocacia e de representar um grupo que prima pela inclusão, com 40% de composição feminina, além de jovens advogados, profissionais idosos e causídicos em início de carreira.

O primeiro bloco teve perguntas diretas entre os candidatos. Nessa ordem, Sâmara Braúna foi perguntada pelo candidato Mozart Baldez sobre como ela, caso eleita, enfrentaria a morosidade da justiça. Em resposta objetiva e segura, a advogada disse que não faria uso do confronto e nem da truculência, mas buscaria canais de diálogo com o judiciário. E que, se esse meio não mostrasse eficiência, buscaria o trabalho da corregedoria da OAB para tomadas efetivas de providências.

Sistema de milhagem

Em sua vez de perguntar, ela questionou o candidato Carlos Brissac sobre a utilização do sistema de milhagem para jovens advogados usarem em pagamentos de anuidades da OAB. O advogado disse que a prática já se encontra ativa na OAB de Pernambuco, mas Sâmara rebateu que não há garantias de que o programa traga benefícios reais para a classe e que deve ser observado com reservas.

Jovem advocacia

No embate com Thiago Diaz, a candidata foi questionada sobre propostas para a jovem advocacia. Sâmara Braúna afirmou que a primeira coisa que pretende fazer ao assumir a Presidência da OAB é implementar o plano de valorização do jovem advogado, tendo como base o Plano Nacional voltado para o segmento, além do uso de tecnologias a favor da gestão, com inclusão digital, por meio da criação de co-working, escritórios online, benefícios de gestão de processos digitais e orientação para marketing digital, além de capacitar o advogado para o uso dessas ferramentas.

Por sorteio, Sâmara Braúna direcionou uma questão ao candidato Mozart Baldez, abordando o tema “transparência”. Item, segundo a advogada, que não deveria ser adotado como proposta de campanha, mas como obrigação de uma gestão comprometida com a advocacia, conforme prever o Provimento do CFOAB 185. O candidato, em resposta, disse que a primeira coisa que faria seria colocar o saldo financeiro da gestão de Thiago Diaz no site da OAB-MA para a classe saber o valor deixado.

Perguntas dos jornalistas

Nas perguntas feitas por jornalistas, a candidata foi indagada pelo blogueiro John Cutrim sobre direitos humanos e atuação da Ordem em causas que envolvem questões humanitárias e sociais. Sâmara declarou que pretende resgatar o protagonismo da OAB-MA como pilar e defensora da sociedade, entretanto, para exercer tal papel, a Ordem precisa antes buscar o prestígio e a autoestima perdidos do advogado. É preciso fortalecer o profissional para que ele tenha condições efetivas de defender a si e a sociedade.

Nas considerações finais do debate, a candidata pontuou que a chapa 3 traz ares de renovação e oxigenação às atuais propostas apresentadas para a gestão da OAB-MA. Agradeceu a Deus por ter chegado até a reta final da campanha com postura ética e sem ataques pessoais a nenhum concorrente. Sendo a chapa composta por advogados e advogadas que ainda não tiveram vez na administração da Ordem, mas que são cheios de entusiasmos, de sentimento de classe e com vontade de fazer um administração eficiente na Seccional Maranhense, Sâmara pediu para que os colegas reflitam em quem trouxe sugestões de gestão inovadora e que, no dia 23, escolham a Chapa 3.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima