Roberto Costa e Cleide Coutinho apresentam indicação que beneficia aprovados na Uema

São Luís – Os deputados Roberto Costa (MDB) e Cleide Coutinho (PDT) apresentaram uma Indicação em conjunto, solicitando ao reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) que seja implantado Sistema de Bonificação que atribua 20% aos pontos obtidos no vestibular da instituição, especificamente para vestibulandos residentes no Maranhão. 

A proposta é similar ao projeto do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), que cria a Bonificação Regional para estudantes oriundos de escolas do Maranhão para o ingresso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde já foi até reconhecida a legitimidade e legalidade da decisão pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMA.

Cleide Coutinho explicou que o fato de alunos de outros estados serem aprovados e estudarem no Maranhão traz grande prejuízo para os jovens maranhenses, ao tentarem conseguir uma vaga na universidade.

“Faço questão de repetir que admiro muito o povo de Teresina, no Piauí, que é um povo estudioso e batalhador. Mas naquele primeiro vestibular que funciona até hoje na nossa antiga casa de saúde, que Humberto Coutinho vendeu para José Reinaldo, só teve um aluno de Caxias que, por coincidência, foi a minha sobrinha, Carmosina Coutinho. Os demais, a maioria era do Piauí. Quer dizer, muitos já foram embora, abandonaram o curso”, assinalou a parlamentar.

Roberto Costa destacou que a indicação aprovada e aceita pelo reitor da Uema, professor Gustavo Pereira da Costa, será uma vitória garantida para o futuro de milhares de maranhenses. 

“Ratifico o que a deputada Cleide Coutinho expôs. Infelizmente, muitos vestibulandos que estão na Uema e não são maranhenses, formam-se e deixam o nosso estado desassistidos por seu profissionalismo, o que achamos desleal. Logo, apoiamos a bonificação para vestibulandos maranhense Destaco ainda que essa vitória garantirá o futuro de milhares de maranhenses”, disse Roberto Costa. 

O parlamentar ainda ressaltou que “a proposta é especificamente para alunos que tenham cursado o  9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) em escolas públicas ou privadas deste Estado e optem pela graduação em qualquer um dos campi da Uema”, concluiu

Diretor do Teatro Arthur Azevedo recebe título de “Cidadão Pedreirense”

Celso Brandão recebendo o título na Câmara de Vereadores de Pedreiras

São Luís – O diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, recebeu, neste fim de semana, o título de “Cidadão Pedreirense”, homenagem proposta pelo vereador Filemon Neto e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Pedreiras.

Celso, que vem desenvolvendo um trabalho dinâmico e focado à frente do mais importante teatro do Maranhão, tem dado muito orgulho ao município de Pedreiras, com o espetáculo “João do Vale: O Gênio Improvável”, por ele concebido e um grande sucesso no Maranhão.

É que Pedreiras é a terra de João do Vale, cidade exaltada em sua obra musical. O diretor se disse imensamente feliz, cheio de gratidão por ter recebido o título.

“Não bastasse meu pai ser filho de Pedreiras, não bastasse ser a cidade do Poeta do Povo, terra de tanta riqueza cultural, de poetas, cantores compositores, artistas dos mais variados quilates, agora essa cidade me reconhece como um dos seus. Gratidão a Deus por tudo, a Francinete Braga, secretária de Cultura de Pedreiras, ao prefeito Antônio França e, principalmente, aos meus amigos, artistas de São Luís e de Pedreiras. Agradeço a todos, sem distinção, que fizeram parte da construção do musical João do Vale”, agradeceu Celso Brandão.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima