“Abril Marrom”: um mês intenso em prol da visão

0comentário

São Luís – O mês de abril foi dedicado pela classe médica à prevenção e combate à cegueira e outras doenças visuais, assim como aos cuidados com a visão, com a instituição do “Abril Marrom”, criado pelo projeto de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto ( PCdoB), por solicitação do corpo clinico do HRO, Hospital de Referência Oftalmológica. 

O deputado Othelino Neto, autor do “Abril Marrom”, ao lado dos oftalmologistas Tadeu Palácio, Guilherme Palácio (idealizadores do projeto) e de Mauro César Oliveira, presidente da Associação Médica do Maranhão

O objetivo é mobilizar e alertar a sociedade acerca das diversas espécies de deficiência visual. A iniciativa contou com total apoio da Associação Médica do Maranhão, sob o comando do oftalmologista Mauro César Oliveira, com a participação ativa em eventos realizados ao longo de todo o mês de abril, em diversos hospitais e clínicas da cidade.

Dr. Mauro César Oliveira conduzindo explicação sobre catarata

De acordo com o deputado Othelino Neto, o “Abril Marrom” é um projeto da mais elevada importância. “Temos que chamar a atenção da população para os constantes riscos das doenças visuais, como forma de reduzir drasticamente a incidência de pessoas com esses problemas, em sua maioria por falta de informação”, frisou.

Mobilizar a sociedade, entidades médicas, centros hospitalares, os governos federal, estadual e municipal sobre o risco de deficiência visual também é um dos componentes do projeto, que estabelece ainda ações a serem realizadas sem implicação em nova despesa pública, valendo-se das estruturas dos órgãos públicos envolvidos.

Dr. Mauro César Oliveira e a Dra. Simone Oliveira, falando sobre cuidados com a visão e prevenção da cegueira para servidores estaduais

A Oftalmoclínica encerrou as atividades do “Abril Marrom” com um evento voltado para os servidores públicos do estado, quando os oftalmologistas Mauro César Oliveira e Simone Oliveira conduziram uma apresentação sobre cuidados com a visão e prevenção da cegueira. 

A propósito, os casos de cegueira mais comuns são provocados por doenças como glaucoma, catarata e retinopatia diabética. “Estima-se que até 80% dos casos de doenças oculares são tratáveis ou poderiam ser evitadas com cuidados e atitudes preventivas”, afirma Dr. Mauro César.

“O projeto “Abril Marrom” abraçou campanhas que visam conscientizar e educar a população sobre a importância da prevenção às doenças que provocam vários tipos de deficiência visual, assim como estimular  visitas periódicas ao oftalmologista e exames preventivos”, acrescenta o presidente da Associação Médica.

Sem comentário para "“Abril Marrom”: um mês intenso em prol da visão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS