Quarta revolução industrial é tema de aula inaugural na Faene

0comentário
Alunos acompanham palestras sobre o tema Indústria 4.0

São Luís – A indústria 4.0 é considerada a nova Revolução Industrial. E foi esse o tema central da Aula Inaugural da graduação em Administração e Logística da Faculdade de Negócios Faene. Os professores abordaram o assunto com foco em suas respectivas disciplinas. Eles destacaram a indústria 4.0 como o que há de mais moderno atualmente, do ponto de vista, principalmente, da tecnologia e da oferta de serviços.

“É o mercado funcionando de maneira mais ágil e isto nas mais diferentes áreas, inclusive na área portuária, onde se destacam os novos equipamentos, como os simuladores, por exemplo, que evitam colisões”, destaca o professor Ricardo Carreira, diretor da instituição e que participou do evento.

Os professores incluíram assuntos ligados aos tópicos inteligência artificial, robótica, big data, cloud computing, sistemas ciber-físicos, comunicação entre máquinas, entre outros. “O trabalho, obrigatoriamente, tem de se reinventar para sobreviver nesse mercado, completamente afetado pela tecnologia e requer mão de obra capaz de incorporar diversas habilidades e de atuar em ambientes complexos”, complementou Ricardo Carreira, que também é consultor de negócios.

Segundo Ricardo Carreira, mesmo quem não trabalha diretamente nas indústrias inteligentes e automatizadas tem sua vida impactada pela chamada quarta revolução industrial. “Novos empregos estão substituindo velhas atividades. A automação está chegando às casas, ao relacionamento com empresas e, claro, aos smartphones. E há que se destacar o fato de que a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, é de, no mínimo, R$ 73 bilhões por ano”, destaca.

Sem comentário para "Quarta revolução industrial é tema de aula inaugural na Faene"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS