“Fisioterapia é fundamental na recuperação de pacientes de Covid após alta”, frisa professora da Faculdade Florence

Sem fisioterapia, as sequelas da Covid-19 podem se tornar permanentes

São Luís – Se a atuação do fisioterapeuta durante a internação hospitalar do paciente acometido pelo Coronavírus é indispensável, após a volta para casa ela é ainda mais necessária. Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, divulgado na publicação norte-americana Trends in Neuroscience, aponta evidências de que as consequências da Covid-19 vão muito além do que é visível, afetando até mesmo o sistema nervoso central.

Ao serem infectados pelo Coronavírus e desenvolverem as formas mais graves da doença, os indivíduos são afetados em diversas áreas do organismo, trazendo prejuízos para os sistemas cardiovascular, pulmonar, músculoesquelético, gastrointestinal e renal.

Devido a isso, o processo de reabilitação desses pacientes se torna mais complexo e demorado, e, sem a ajuda da fisioterapia, algumas sequelas da doença podem permanecer pelo resto da vida.

“É fundamental que o paciente de Covid faça fisioterapia pós a alta hospitalar, pois, quando este paciente fica internado por um longo período de tempo, alguns efeitos do imobilismo são instalados nele, como perda de massa muscular e das capacidades pulmonares. Sendo assim, a fisioterapia é essencial para recuperar essas condições pulmonares e motoras”, explicou a professora Beatriz Marroquim, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Florence.

Qualidade de vida

Nesta fase de retorno, é necessário seguir rigorosamente com os exercícios fisioterapêuticos em casa, a fim de devolver a qualidade de vida do paciente e possibilitar a retomada de sua rotina diária. “Fazemos exercícios respiratórios, pois, no pulmão, por exemplo, eles podem desenvolver quadro de fibrose pulmonar, decorrente das lesões causadas pela doença, movimentação das articulações, que, dependendo das limitações do paciente, podem ser feitos movimentos passivos, ativos ou resistidos e deambulação”, complementou a professora.

Entre os exercícios realizados para a recuperação da capacidade motora, muitos são voltados para a devolução de massa muscular, resistência e condicionamento ao paciente. “Eles podem ser realizados com ou sem peso, a depender da condição momentânea do paciente. Já para trabalhar a parte respiratória, são realizados exercícios chamados de expansão pulmonar, que melhoram a ventilação, o volume a capacidade do órgão”, concluiu.

Fernando e Franco atraem cada vez mais adeptos do sertanejo para as baladas de terça-feira no Tapera

Fernando e Franco comandam a Terça-Gold, com o melhor do sertanejo, no Tapera SLZ, na Lagoa da Jansen, em São Luís do Maranhão

São Luís – A casa de shows Tapera, na Lagoa da Jansen, recebe cada vez mais adeptos da música sertaneja nas terças-feiras, quando o palco fica reservado para a dupla do momento: Fernando e Franco.

O espaço acertou em cheio quando apostou no talento, carisma e simpatia dos irmãos que estão roubando a cena musical local para conceber o projeto Terça Gold.

“Fernando e Franco são jovens, focados no trabalho e bem assessorados pelo empresário Arthur Camões. Eles são muito bons no que fazem”, disse o produtor cultural do espaço, Luan Jorge.

Desde que inaugurou, o projeto vem reunindo a ala jovem que não dispensa as baladas sertanejas de qualidade. No palco, a dupla dá um show de afinação, mesclando músicas autorais (como “Ciúme Bateu”, “Sugar Daddy” e “Na Frente da Rapariga”) com canções de outros artistas do gênero.

Extremamente simpáticos, modernos e com um projeto musical totalmente sintonizado com os padrões nacionais, os cantores (considerados os melhores do Maranhão atualmente dentro nesse gênero), crescem em progressão geométrica no ranking da preferência, passando longe de outras propostas musicais locais similares, do ponto de vista técnico e profissional.

Os cantores, considerados os melhores do Maranhão nesse gênero, conseguem atrair a ala jovem para a casa de shows Tapera todas as terças-feiras, onde reinam absolutos em projeto concebido exclusivamente para esse ritmo musical

Lei que aumenta punição a maus tratos a cães e gatos é sancionada pela Presidência da República

O crime pode render até 5 anos de prisão ao agressor 

São Luís – Agora é lei! Quem cometer crime de maus-tratos contra animais pode ser punido com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A Lei 14.064, que aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos, foi sancionada pela Presidência da República e publicada, na quarta-feira (30), no Diário Oficial da União. 

A Lei 14064 de 2020 foi batizada de “Lei Sansão”, em homenagem ao cão pit bull que teve as patas traseiras decepadas. A lei é originária do projeto de Lei 1095 de 2019 de autoria do deputado federal Fred Costa. Segundo a advogada e coordenadora do curso de Direito da Estácio São Luís, Renata Reis, a lei traz inovações na proteção de animais domésticos.

“No texto, a lei apresenta uma inovação que é o fato de incluir cães e gatos, que são os animais mais utilizados como domésticos e que consequentemente acabam sendo as principais vítimas desse crime. Nesse sentido essa Lei cria um item específico para esses animais e quem praticar abusos e maus-tratos, maltratar, ferir ou mutilar cães e gatos, agora será punido com pena de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda”. A advogada também explica que a nova lei prevê uma punição voltada para estabelecimentos comerciais e rurais que vierem a facilitar o crime.

Para a advogada, neste período de pandemia do novo coronavírus, houve um aumento do número de denúncias de casos de maus-tratos contra animais domésticos. “Sobretudo se for considerar que em meio a pandemia da covid-19, as pessoas passaram mais tempo em casa, com seus animais e teve um maior número de registro de denúncias de maus-tratos a cães e gatos de acordo com organizações não governamentais de defesa e proteção dos animais, com a lei poderemos garantir melhor a proteção dos animais e ao mesmo tempo ter uma punição mais efetiva dos agressores”, complementa Renata.

Como denunciar?

Segundo as orientações da coordenadora do curso de Direito da Estácio São Luís, Renata Reis, para denunciar maus-tratos a animais existem várias formas e caminhos. 

É possível realizar o boletim de ocorrência em qualquer delegacia, quando no município não houver uma delegacia especializada. Em São Luís a Delegacia especializada é a Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), que recebe as denúncias e toma as medidas necessárias para investigação e apuração dessas infrações. 

Também é possível recorrer ao Ministério Público, por meio da ouvidoria. 

Outra alternativa é o Ibama, que mantém a linha verde, que atende por meio de um canal gratuito pelo 0800-618080 ou por e-mail: [email protected]

Ou recorrer ao 190 da Polícia Militar e o Disk Denúncia, 181.

Villa do Vinho Bistrô segue impecável no atendimento conforme as regras do “novo normal”

Parte da equipe da Villa do Vinho, com o proprietário Werther Bandeira, que está super cuidadosa quanto às regras sanitárias para oferecer a experiência mais segura aos clientes

São Luís – Uma boa opção para um jantar romântico ou entre amigos, acompanhado de boa música e comida dos deuses, é o restaurante Villa do Vinho Bistrô, na Cohama, onde já estive por diversas vezes.

A casa comandada pelo empresário Werther Bandeira tem oferecido a segurança e o distanciamento social adequados, tudo dentro dos padrões, além do serviço impecável de delivery, que entrega em casa almoço e jantar (tudo nos trinques), bem como kits de petiscos (Combo Relax) e drinques (Mix & Drink).

Aos sábados, além de almoço com feijoada, mocotó e outras opções do menu, tem também jantar com pocket show de MPB, com voz e violão de Lívia Amaral, começando às 20h30.

Detalhe bom para o bolso: o restaurante não cobra couvert artístico.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima