Duarte reafirma compromisso de urgência com a saúde em entrevista para a TV Mirante

0comentário
O candidato Duarte Júnior defendeu suas propostas durante conversa com o jornalista Sidney Pereira, na TV Mirante

São Luís – Faltando 10 dias para as eleições municipais em São Luís, nesta quinta-feira (5), o candidato a prefeito Duarte (Republicanos) gravou, pela manhã, entrevista para o JMTV 1ª Edição, da TV Mirante, com exibição ao meio-dia e apresentação do jornalista Sidney Pereira. 

Em dez minutos, Duarte falou e explicou sobre algumas das principais propostas que deseja implementar, se eleito, a partir de 2021. A exemplo de melhorias para a área da saúde, em que o candidato tem como prioridade e fala em acabar com filas de espera por atendimentos nas unidades básicas.

“Nós vamos acabar com a fila de espera para realizar consultas e exames, para acabar com o sofrimento daquelas pessoas que esperam meses,” garantiu.

Ele relembrou o caso em que, em plena campanha, conheceu uma moradora da Vila Itamar, que há quatro anos aguardava por um procedimento cirúrgico em uma das pernas. A história chegou a ser contada em inserção de propaganda eleitoral.

“Quem tem dor, tem pressa. É intolerável, é inadmissível acontecer situações como da Franciomar, lá da Vila Itamar, que aguardou por quatro anos para ter acesso a um procedimento. E nós conseguimos resolver rapidamente, por sensibilidade e gestão, fiscalizando”, comentou.

Sobre como fazer para tornar a proposta viável, o candidato explicou que seguirá o exemplo exitoso em prática pelo Governo do Estado, que consiste em fazer convênios com a rede privada. “Se rico não pode esperar por consultas e exames, pobre também não vai esperar na nossa gestão”, afirma. 

Atuações para o pós-Covid

Duarte afirmou que vai possibilitar atendimento especializado a pacientes que ficaram com sequelas em razão da Covid-19, em decorrência do novo coronavírus, com atenção voltada para tratar possíveis traumas psicológicos e insuficiência respiratória, entre outras necessidades. “Muita gente conseguiu ser curada em relação à Covid, mas existem impactos e precisa haver um atendimento especializado.”

Sobre a retomada das aulas presenciais nas escolas do município, o candidato falou que antes é preciso garantir condições adequadas de higiene para que os centros de ensino estejam aptos a receber alunos e professores, sobretudo durante o período de pandemia. Ele disse que vai utilizar verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e fazer parcerias com a iniciativa privada para oferecer melhores estruturas de ensino e aprendizagem.

“De acordo com dados do Inep, 24% das escolas públicas municipais não têm água encanada. Como falar em retomar as aulas presenciais se sequer água encanada tem nas escolas? 39% não tem saneamento básico. Nós vamos garantir a reforma de todas as escolas públicas municipais e fazer parcerias com empresas de telefonia, por exemplo, a Claro, que tem um projeto que garante internet gratuita nas escolas. É possível fazer. Houve a votação do novo Fundeb, existe um recurso maior que vai vir pra São Luís”, acredita.

Sem comentário para "Duarte reafirma compromisso de urgência com a saúde em entrevista para a TV Mirante"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS