Nova série maranhense reflete tendência da teledramaturgia brasileira

0comentário
César Boaes e Adeílson Santos como “Clarisse” e ‘Dijé”, personagens principais da série “Pão com Ovo”, que estreou na TV Mirante/ Rede Globo

São Luís – Não deixa nada a desejar às produções da TV aberta brasileira a primeira série maranhense que estreou recentemente na TV Mirante, com um elenco que tem tudo para chamar a atenção de quem bem entende do assunto e um fluxo narrativo que privilegia o regionalismo e o multiculturalismo.

“Pão com Ovo”, baseada na obra homônima original da Santa Ignorância Companhia de Artes, com direção de Bruno Magno e assinatura da Janela Produções, é uma prova de que, quando se tem uma boa ideia na cabeça, força de vontade e talento, o resultado é inexoravelmente positivo, ainda que gerado em um período conturbado como o que experimenta o mundo na atualidade.

A adaptação da comédia campeã de bilheterias no Maranhão para o meio televisivo é uma combinação de acertos e contribui para diversificar a oferta de conteúdos produzidos fora do eixo Rio-São Paulo, revelando-se uma opção para o telespectador que evita o sensacionalismo predominante na maior parte do noticiário exibido pelas TVs abertas dos estados brasileiros, incluindo as das regiões Norte e Nordeste.

Os atores César Boaes, Adeílson Santos, Ricco Lima, João Carvalho, Dênia Correa, Davyd Dias e Marluce Emily dão claras demonstrações de que estão afinados, em sintonia recíproca e prontos para aceitar qualquer desafio no futuro. Eles decidiram encarar a empreitada inédita na TV maranhense por confiarem na própria equipe e no respaldo da afiliada da Rede Globo, embora trabalhando com um grupo reduzido de profissionais, em razão da crise sanitária, e tendo de interromper as gravações por diversas vezes.

São cinco episódios que vão ao ar sempre aos sábados, depois do programa Daqui. Faltam quatro, pois o primeiro logrou êxito no último dia 13 de março. Os atores que dão vida aos personagens (já conhecidos do público local) são frutos que vingaram dos palcos do teatro, alicerces que os oportunizaram encarar novos desafios e os deram asas para que voassem sobre as diferentes possibilidades da teledramaturgia.

O projeto, pautado na comédia de costumes, é completamente original e encontra significados na riqueza de elementos intrínsecos ao Maranhão, com sua mestiçagem cultural, nem sempre considerada pelos grupos de produção de conteúdos midiáticos. O melhor de tudo é que revela a essência do maranhense e as belas paisagens da Ilha de São Luís.

O formato segue a tendência cultivada pelas grandes emissoras, ou seja, destacando o regionalismo e ressaltando as características marcantes das diferentes regiões do Brasil. É uma nova visão nesse campo da arte, escancarada nas telenovelas da Rede Globo e explorada por autores-gênios, como Aguinaldo Silva.

A trama, seguindo o roteiro-base do espetáculo teatral, flui a partir da história de amizade entre as protagonistas, Clarisse e Dijé, uma representando a classe emergente e a outra mostrando a realidade nua e crua dos moradores da periferia, com sua luta pelo pão de cada dia.

Em seu entorno, gravitam diversos outros personagens, a exemplo de Jacirema (Dênia Correa), um estereótipo de vizinha fofoqueira muito comum em bairros da periferia da capital maranhense. A personagem vem se destacando desde as apresentações da comédia nos palcos dos teatros e, agora, revela sua total desenvoltura para a proposta televisiva.  

O ator Ricco Lima, que vive Carlos Alberto, é outro destaque. Afinal, já é veterano na televisão, tendo participado de novelas da Rede Globo e de outras séries. O jovem João Victor, cujo personagem é Otávio Gabriel, demonstra talento de sobra para essa e qualquer outra série na qual venha a atuar.  

Em resumo, a série “Pão com Ovo” está um primor e tem tudo para esticar o roteiro, em novos episódios.

Sem comentário para "Nova série maranhense reflete tendência da teledramaturgia brasileira"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS