Movimentos da natureza em mostra virtual

0comentário
A oficina busca revelar um novo olhar sobre a dança dos orixás

São Luís – O Maranhão terá um representante na programação da mostra de danças curtas “Curta Dança”, de Belo Horizonte (MG), a ser realizada de 24 a 29 de novembro, em formato on-line. A oficina “Dança dos Orixás – Os Movimentos da Natureza” será ministrada por Bruno Jansen, do terreiro Ilê Axé Ya Omim Ofakere, ritmista, professor de percussão, dançarino e capoeirista maranhense.

A mostra “Curta Dança” promove o encontro entre várias vertentes da dança e é aberto à participação de grupos, coletivos, bailarinos, estudantes, professores e artistas em geral, de qualquer região do Brasil e da América Latina. O evento integra as ações do Corredor Latinoamericano de Teatro. Nas categorias “Oficina” e “Residência” foram inscritos, ao todo, 46 propostas, entre as quais foram selecionadas duas em cada categoria.

A mostra “Curta Dança” promove o encontro entre várias vertentes da dança

A oficina busca revelar um novo olhar sobre a dança dos orixás, instigando a pesquisa sobre sua movimentação. “Com este olhar atento, é possível perceber como cada dança e cada gesto dos orixás revelam traços de trabalhos braçais, como cavar, cortar, lutar e enterrar”, explica Bruno Jansen.

Cultura – Bruno Jansen foi criado em meio à efervescência cultural de São Luís, participando do bloco afro Akomabu. Ele dançou na companhia “Abanjá” e na companhia de dança do Teatro Arthur Azevedo. Além disso, fundou a companhia “Circuito Carona de Dança” e integrou a Companhia Encantar de Dança Folclórica. Na área do audiovisual, participou da novela “Lado a Lado”, onde se destacou nas cenas de ação, e do clipe do bloco afro “Afoxé Italemi Sinavuru”.

Atuante na cultura popular, Jansen participou de grupos como Linda Flor da Jordoa (quadrilha), Tambor Catarina Mina, Tambor da Ponta da Areia, Tambor do Mestre Amaral, das escolas de samba Favela do Samba e Mangueira, Ritmista do Túnel de Sacavém e Flor do Samba e do Grupo de Capoeira Angola Acapus, como professor. Atualmente, além de ministrar aulas de zumba, atua como dançarino e ritmista independente na área da cultura popular e de terreiro, buscando retomar as atividades no cenário pós-pandemia.

Serviço

O quê

“Curta Dança”

Quando

De 24 a 29 de novembro

Onde

Instagram: @curtadançabh / site: curtadancabh.blogspot.com

Sem comentário para "Movimentos da natureza em mostra virtual"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS