Hoje é Dia Mundial do Veganismo

0comentário

São Luís – Desconhecido anos atrás, o termo vegano já é presença constante em cardápios, embalagens de alimentos, produtos de beleza e até mesmo limpeza da casa e vestuário. A sinalização com a palavra virou um atrativo visando a um público crescente no Brasil, que comemora hoje, 1º de novembro, o Dia Mundial do Veganismo.

Um estudo encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC) apontou que 32% das pessoas escolhem opções veganas quando elas estão destacadas pelo estabelecimento – quase um em cada três brasileiros.

“Há uma oportunidade gigantesca para as marcas que tiverem bons produtos veganos nos seus portfólios. É um mercado que vem crescendo por conta de uma maior consciência dos consumidores com relação àquilo que vão comprar”, explica o presidente nacional da SVB, Ricardo Laurino.

Em São Luís, está em atividade um núcleo da Sociedade Vegetariana Brasileira, formado por um grupo de voluntários que trabalham na divulgação de informações sobre a alimentação vegana e também promovem eventos e encontros com a finalidade de difundir os ideais desse estilo de vida.

“Recentemente, o grupo realizou um piquenique vegano com o tema Comida de Boteco, nas proximidades do Espigão, na Península. Na oportunidade, os participantes puderam degustar diversos pratos dentro do tema proposto, mas em versões 100% vegetal”, comentou a presidente da SBV/MA, Daniele Cerqueira.

Na alimentação, o veganismo é praticado por refeições à base de plantas, sem nenhum tipo de carne (proveniente de bois, porcos, frangos, peixes, frutos do mar), ovos e leite. A SVB salienta que, ao oferecer opção para este público, o restaurante contempla também uma fatia enorme de pessoas em busca de escolhas mais saudáveis e sem crueldade animal, como os vegetarianos e os flexitarianos (pessoas que reduzem por vontade própria o consumo de carnes e derivados de produtos animais).

Atualmente, os consumidores, veganos ou não, são mais exigentes em relação ao que compram e os produtos sem ingredientes de origem animal estão ganhando cada vez mais atenção. Especialistas na leitura de rótulos, os veganos contam com iniciativas como o programa Selo Vegano, da SVB, para garantirem que o item comprado seja composto somente de base vegetal.

Em oito anos de existência, mais de 3 mil produtos de 160 empresas foram certificados, com opções de sorvetes, chocolates, balas, salgadinhos, hambúrgueres, leites, entre outros, todos 100% vegetais. O selo está presente também em cosméticos, calçados e produtos de limpeza e deve ser solicitado pelas empresas pelo site do programa (www.selovegano.com.br).

Sem comentário para "Hoje é Dia Mundial do Veganismo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS