Empresas com certificações são mais atrativas no mercado

0comentário
Empresas certificadas são mais bem vistas e requisitadas no mercado

São Luís – Em qualquer parte do mundo, os consumidores dão preferência às empresas que se preocupam em disponibilizar produtos e serviços de qualidade. Esta é a razão para algumas buscarem as chamadas certificações ISO, que as garantem uma estrela a mais no mercado. No ramo da construção civil, duas dessas insígnias se sobressaem: as certificações ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (meio ambiente).

Quando se fala em gestão de qualidade, a primeira traduz-se como uma vantagem competitiva e implica em melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes. Quem ganha, principalmente, são os clientes. O certificado não só possibilita a verificação do produto, para que esteja compatível com a norma, mas, também, sua correção, caso isso seja necessário.

“Com a ISO 9001 você tem a certeza de que não há desvios e que o item não foge dos padrões de qualidade da marca. O fornecedor está preocupado com o desempenho dos produtos e se dedica em melhorá-los de maneira contínua, sempre visando à satisfação do consumidor”, explica Marynalda Ferreira, coordenadora administrativa na Granorte, especializada em exploração, beneficiamento e comercialização de material britado para construção e que detém essa certificação, bem como a referente ao meio ambiente.

Norma

A certificação IS0 9001 é uma norma mundial de Sistema de Gestão de Qualidade que, no Brasil, baseia-se nas definições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela pode ser implementada em conjunto com outras normas e por empresas de qualquer porte, independentemente da área de atividade. No início, tinha como foco a padronização de processos e produtos.

Após atualizações, passou a auxiliar, também, na qualidade da entrega de produtos e serviços, bem como no processo de planejamento estratégico das empresas. Para isso, envolve diretamente todos os escalões das organizações certificadas. O Sistema de Gestão de Qualidade atua de modo a contribuir com a gestão.

Assim, permite encontrar e corrigir processos ineficientes que ocorrem dentro de uma empresa. A implementação é, ainda, uma maneira de documentar a cultura da organização, de modo a garantir que o negócio cresça e mantenha a qualidade tanto de seus bens quanto dos serviços prestados.

ISO 14001

Os clientes também passaram a voltar os olhos para as empresas com a certificação ISO 14001, almejada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar seus sistemas de gestão ambiental, estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis.

A aplicação da norma depende de fatores como a política ambiental da organização, da natureza das atividades por ela desenvolvidas, dos seus produtos e serviços, dos locais e das condições nas quais o sistema funciona. Os princípios de gestão dessa norma são comuns aos da ISO 9001.

Segundo Davi Ferro Costa, da diretoria da Granorte, a certificação obriga a identificação de todos os impactos ambientais provocados pelas operações, o estudo de como eles acontecem e as soluções para eliminá-los. “Isso ajuda na preservação do meio ambiente, no controle de custos, na redução de riscos, na melhoria do desenvolvimento sustentável e, até mesmo, na melhoria de produtividade e redução de custos”, frisa, enfatizando a questão do gerenciamento de resíduos sólidos, que permite melhor aproveitamento da matéria-prima e a redução das agressões ao meio ambiente, o que é feito pela Granorte.

Sem comentário para "Empresas com certificações são mais atrativas no mercado"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS