Apae de São Luís lança campanha interna de valorização da diversidade e combate ao preconceito

0comentário
Fachada da APAE de São Luís

São Luís – A APAE de São Luís é referência em serviços de assistência social, educação (escolarização, qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho), cultura e reabilitação de pessoas com deficiência. No mês de março, a entidade receberá seis novos colaboradores com deficiência, que reforçarão o time, mostrando que a inclusão começa na entidade.

Para melhor integrar todas as equipes e atualizar conceitos sobre diversidade, foi lançada a “Campanha Interna de Valorização da Diversidade e Combate ao Preconceito, Discriminação e Assédio à Pessoa com Deficiência e Reabilitada”. Além de palestras de sensibilização, também será lançada uma cartilha educativa.

A abertura da campanha contou com uma palestra de sensibilização voltada para as lideranças. A gestora da APAE de São Luís, Christiane Diniz, ressaltou que não basta ter cotas de inclusão profissional no mercado de trabalho ou acessibilidade física, como espaços com rampas para cadeirantes e banheiros adaptados. Isso é muito básico.

É preciso ir além, sensibilizar e educar os colegas para receberem, de forma adequada, o profissional com deficiência, evitando-se preconceitos, piadas ou mesmo o capacitismo, ato de tratar como inferior ou coitada a pessoa com deficiência. O mesmo vale para pessoas trans ou de diferentes etnias.

Certo ou errado

Detalhe: É errado usar termos como “pessoa com necessidades especiais”, “aleijado”, “inválido”, “especial”, “excepcional” ou mesmo “pessoa portadora de deficiência. O certo é dizer: pessoa com deficiência, de modo geral. Ou de forma específica: mulher cega; homem surdo; jovem com deficiência intelectual etc… Sem pejorativos ou diminutivos.

Outra sensibilização feita para o time da APAE de São Luís foi sobre os termos corretos referentes à diversidade de gênero, ou LGBTQI+.  Também foi reforçado respeito à diversidade étnica e à valorização de características sociais, raciais e religiosas diversas.

Sem comentário para "Apae de São Luís lança campanha interna de valorização da diversidade e combate ao preconceito"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS