Médica Filomena Galas é forte candidata a receber honraria do Conselho Regional de Medicina de São Paulo

0comentário
Médica Filomena Barbosa Gomes Galas tem um currículo invejável e se destaca como uma das mais competentes profissionais da área médica no Brasil

São Luís – Cofundadora da Faculdade Florence, Filomena Galas é uma das 14 médicas de maior destaque em São Paulo e que concorrem à honraria “Dra. Maria Augusta Generoso Estrela”, uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), visando ao reconhecimento do trabalho das profissionais que mais se destacam no exercício da profissão.

Os nomes das indicadas foram apontados por diretores do Cremesp, que analisaram a trajetória profissional de diversas médicas de todo o país. O processo de votação acontece de forma on-line por meio do site cremesp.org.br e segue aberto até às 18h do dia 4 de abril. Somente médicos podem votar.

A honraria recebe o nome da primeira médica brasileira e reconhece as lutas pelas quais as mulheres passaram a ocupar seus espaços dentro da Medicina.

A entrega da honraria para a médica mais votada será no dia 11 de abril, às 20h, no auditório da sede do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

Uma das mais renomadas médicas do Brasil

A professora doutora Filomena Barbosa Gomes Galas é médica intensivista e anestesiologista com atuação em São Paulo. Ela é uma das principais profissionais da saúde da linha de frente do combate à Covid-19 no país, tendo em vista que, além de uma das mais renomadas profissionais da área da anestesiologia, passou ECMO (sigla em inglês para “Oxigenação por Membrana Extracorpórea”) em pacientes acometidos com a doença durante a pandemia, auxiliando a salvar muitas vidas e destacando-se como uma das maiores experts nesse procedimento em todo o Brasil. Sob essa perspectiva, vem percorrendo o país tentando replicar essa técnica e comandando a equipe especializada.

Atualmente, coordena a UTI Cirúrgica e a UTI de Anestesiologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela também já foi coordenadora da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, bem como da UTI Cardiológica do Hospital Sírio Libanês. 

Idealizadora da Faculdade Florence

Além de médica de destaque em nível nacional, foi uma das idealizadoras da Faculdade Florence e, atualmente, atua como consultora especial da instituição. Em meados de 2000, Filomena, sua irmã caçula, Rita Ivana, e sua mãe, Dona Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, fundaram o Instituto Florence, uma escola modelo em formação na área da saúde, que foi consagrada pelo trabalho pioneiro e de excelência na formação técnica de trabalhadores da saúde em 67 municípios do Maranhão em parceria com o Ministério da Saúde, como a primeira escola técnica a ter seus cursos cadastrados no MEC.

O reconhecimento da excelência do seu projeto pedagógico fez com que o Florence participasse do maior programa de formação da América Latina, o PROFAE, que regulamentou a situação de inúmeros profissionais da saúde na área da Enfermagem, obtendo o título de auxiliar e técnico de Enfermagem, consistindo m um grande impacto para a saúde do Maranhão.

O seu legado na área da saúde é inquestionável e sua importância também se dá no fato de ela ter sido uma das consultoras fundamentais para a abertura da Florence à humanização. Por meio da professora Filomena, foi implementada uma pós-graduação em cardiologia na instituição, elevando o nível da área no Maranhão.

Sem comentário para "Médica Filomena Galas é forte candidata a receber honraria do Conselho Regional de Medicina de São Paulo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS