Ritos, saberes e ancestralidade do povo tenetehar em livro

0comentário
Livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, dos fotógrafos Taciano Brito e Meireles Jr. sobre a cultura ancestral do povo tenetehar

São Luís – Em fase final de produção, o livro dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito vai revelar ao mundo a voz de uma floresta e de um povo que tem muito a ensinar e inspirar.

Estamos falando da obra “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, que vai mostrar um pouco da riqueza cultural, ancestral e espiritual do povo tenetehar ou tentehar (Guajajaras), do território indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão.

Com patrocínio das empresas Equatorial Maranhão e Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a obra será lançada no início do mês de junho.

Cacique Sílvio Santana, Fabiana Guajajara e Davi Guajajara com os fotógrafos Meireles Jr. e Taciano Brito, que estão em fase final de produção do livro com lançamento para início de junho

Em destaque, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel, a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais: a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural, além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.

Davi Guajajara lembra que “registrar é resistir, para garantir que as próximas gerações possam manter viva a cultura e a ancestralidade do nosso povo”.

Segundo o cacique Sílvio Santana, presidente do Instituto Centro de Saberes Tentehar Tukan, essa obra torna-se um registro importante para a preservação do nosso território e dos Tentehar.

A diretora geral do Centro de Saberes Tentehar Tukan Fabiana Guajajara, reforça que “a cultura originária nos foi repassada por meio da oralidade. Os saberes milenares do povo tentehar, com suas festas tradicionais, agora estão eternizados em uma obra para as futuras gerações”.   

Sem comentário para "Ritos, saberes e ancestralidade do povo tenetehar em livro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS