Exposição marcará reabertura da Casa de Arte Barrica

0comentário
Casa de Arte Barrica reabre as portas nesta sexta-feira com exposição e espetáculo

São Luís – Depois de dois anos de portas fechadas, a Casa de Arte Barrica, no coração da Madre Deus, reabrirá nesta sexta-feira (13), às 18h, com um presente especial para a temporada junina 2022 em São Luís. Para marcar o retorno de suas atividades artístico-culturais após o longo período de pandemia, o espaço apresentará a exposição “Ponto de Luz”, retratando a trajetória da Companhia Barrica de Teatro de Rua desde 1985, com a criação do Boizinho Barrica, passando pela década de 1990, época da concepção do Bicho Terra, até os anos 2000, com o surgimento da Natalina da Paixão.

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, realização da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal, a exposição reúne mais de 70 elementos, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas em viagens nacionais e internacionais.

Os visitantes farão uma viagem pela memória de uma das mais emblemáticas companhias artísticas do país a partir de seus três principais ciclos criativos, podendo conferir, ainda, por meio de um monitor de vídeo, algumas apresentações realizadas em teatros, ruas e praças do Brasil e exterior.

A abertura da exposição será marcada, também, pela apresentação, às 19h, na Arena da Casa Barrica, do espetáculo “Maranhão de Festejos”, reunindo o elenco oficial formado por bailarinos, músicos e cantores. O musical contemplará todas as linguagens retratadas na exposição.

Celebração – Segundo o fundador e diretor da Companhia Barrica de Teatro de Rua, José Pereira Godão, a reabertura da Casa de Arte Barrica com a exposição “Ponto de Luz” é uma celebração à vida e à cultura, depois de uma fase de dificuldades inaugurada pela pandemia do novo coronavírus, em que os artistas precisaram conviver com o silêncio, calar seus instrumentos e recolher suas indumentárias.

“A exposição conta uma história de muito trabalho para manter viva a tradição dos folguedos maranhenses e levar a nossa arte para os quatro cantos do globo. Ela marca a volta das nossas atividades e a reabertura do nosso terreiro às vésperas do São João, que é a nossa maior inspiração e por onde tudo começou, com o Boizinho Barrica. Depois, homenageamos o Carnaval, com o Bicho Terra, e, por fim, os festejos do Natal, com a Natalina da Paixão”, resumiu Godão.

José Pereira informou que a exposição integra as ações de comemoração do “35 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias”, que brindará o público com a “Sexta de Festejos” e a exibição do espetáculo “Maranhão de Festejos” na Casa Barrica, direcionado ao público em geral, estudiosos da cultura maranhense, pesquisadores e trade turístico. Haverá, ainda, as oficinas recreativas voltadas para o segmento escolar.

A Companhia Barrica de Teatro de Rua também percorrerá outras cidades do Maranhão, começando por Itapecuru-Mirim e Pindaré-Mirim, levando as apresentações da companhia e a exposição itinerante. “Por fim, estamos colhendo imagens de todo esse processo de retomada do nosso trabalho para a montagem de um documentário, que ficará para as futuras gerações e como material de pesquisa para a continuidade do nosso legado”, acrescentou Godão, fazendo um convite ao público e à imprensa para que participem desse momento importante para a companhia.

Serviço

O quê

Exposição “Ponto de Luz”, da Companhia Barrica de Teatro de Rua

Quando

Abertura para convidados nesta sexta-feira, 13, às 18h, e apresentação do espetáculo “Maranhão de

Festejos”, às 19h

Onde

Casa de Arte Barrica, na Madre Deus

Sem comentário para "Exposição marcará reabertura da Casa de Arte Barrica"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS