Candidatos adotam nome social nas urnas

0comentário

São Luís – Pela segunda vez na história do Brasil, candidatos a presidente, governador, senador e deputado (federal, estadual ou distrital) podem adotar o nome social nas urnas eletrônicas.  

A medida permite que pessoas transgênero, transexuais e travestis que ainda não retificaram o nome nos documentos oficiais sejam identificadas na seção eleitoral da maneira que preferem ser chamadas.

Quem já adotou, como é o caso da candidata a deputada federal pelo PDT/MA, psicóloga Raíssa Mendonça, fica ainda mais fácil de ser identificado pelo eleitor. A transsexual foi registrada como Dorivaldo Martins Mendonça, mas conseguiu a mudança do prenome social por meio da Justiça.

Entre os postulantes com nome social nas eleições deste ano, 20 concorrem a uma vaga na Câmara dos Deputados. Outros 13 se candidataram aos postos de deputados estaduais e dois concorrem a postos de deputado distrital. O número teve pequeno crescimento em reação às últimas eleições gerais, em 2018, quando 29 candidatos adotaram o nome social nas urnas.

Nunca tive problemas com meu nome, diz candidata

Desde que adotou o prenome social, Raíssa Mendonça revela que passou a se sentir melhor, bem como mais respeitada. “Nunca tive problemas com isso, pois as pessoas assimilaram sem dificuldade. Todos me conhecem por esse nome”, disse.

De origem humilde, a transexual delineia uma campanha de valorização da pessoa humana com foco na população LGBTQIA+. Ela passou a infância ajudando a família na roça, em Pedro do Rosário (MA), e deixou sua terra natal ainda adolescente, migrando para a capital com a ajuda de uma tia. Enfrentou o preconceito da sociedade, mas nunca baixou a cabeça.

Em São Luís, trabalhou como catadora de frutas descartadas, pregoeiro, empregada doméstica, cabeleireira e militante política na sede de um partido, até tornar-se governanta do vereador e líder religioso Astro de Ogum, decano da Câmara Municipal de São Luís, e formar-se em Psicologia.

Sem comentário para "Candidatos adotam nome social nas urnas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS