Ministro Reynaldo Soares da Fonseca será empossado na Academia Maranhense de Letras Jurídicas

0comentário
Ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca tomará posse como novo acadêmico da AMLJ

São Luís – Nesta terça-feira (29), a AMLJ / Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Casa “Clodomir Cardoso”) empossa o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, na cadeira 24, patroneada por Bento Moreira Lima. Ele será recepcionado pelo acadêmico Roberto Carvalho Veloso.

O presidente da AMLJ, reeleito para o biênio 2022-2024, advogado Júlio Moreira Gomes Filho, é quem está à frente do evento, que acontece às 18h30, no Salão “Casa de Portugal”, no Convento das Mercês.

Presidente da AMLJ, Júlio Moreira Gomes Filho, e o confrade Luís Augusto Guterres estão à frente do evento de posse do novo acadêmico, nesta terça-feira

A AMLJ foi fundada em 22 de fevereiro de 1986, com 24 membros, tendo como seu primeiro presidente o advogado e jornalista Wady Sauáia. A entidade é filiada à Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Com a posse de Reynaldo Soares da Fonseca, eleito por aclamação, passa a contar com 38 membros.

Merece destaque o empenho de Júlio Filho na direção da AMLJ. Ele trabalha em várias frentes na aproximação cada vez maior entre a Academia e a sociedade maranhense por meio da difusão da produção acadêmica de seus membros, convênios firmados e outras ações de fortalecimento da imagem da instituição no cenário local e nacional, além de despertar o interesse de toda uma geração de juristas maranhenses para as atividades acadêmicas.

Dedicação à magistratura e literatura

Ministro do STJ desde 2015 com elogiada atuação e alta produtividade, Reynaldo Soares da Fonseca possui 30 anos de magistratura e 40 de serviço público. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é mestre em Direito Público pela PUC/SP, doutor em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de São Paulo / FADISP com pesquisa realizada na Universidade de Siena (Itália) e pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra Portugal.

Além da magistratura, Reynaldo Soares da Fonseca tem um currículo dedicado à academia e à literatura, sendo autor de diversos livros e artigos científicos. Um dos temas de maior destaque em seus estudos acadêmicos é o princípio jurídico da fraternidade.

Sem comentário para "Ministro Reynaldo Soares da Fonseca será empossado na Academia Maranhense de Letras Jurídicas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS