Transporte semiurbano deve voltar a funcionar em São Luís nas próximas horas

Paulo Renato, diretor executivo do SET

São Luís – O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) recebeu, na manhã desta terça-feira (25), a informação da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) de que honraria o acordo celebrado no último dia 15 de fevereiro, fazendo, ainda hoje, os devidos repasses de subsídios às empresas operadoras do Sistema de Transporte Semiurbano.

Em razão disso, o SET já encaminhou convite ao Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema) para que façam reunião ainda nesta terça-feira, para regularizar a situação dos trabalhadores, e para que as atividades do Transporte Metropolitano (Semiurbano) possam ser retomadas o mais breve possível.

O SET esclarece que o reajuste linear de 7% (sete por cento) aos trabalhadores passou a ser feito pelas empresas, com retroativo, tanto nos salários quanto nos tickets, deste que o acordo foi assinado.

No acordo firmado entre os atores responsáveis pela operação do Transporte Público na Grande Ilha, os subsídios são fundamentais para manter a saúde financeira do Sistema, como já foi demonstrado por diversas vezes em reuniões e audiências realizadas nos últimos anos.

Contudo, o Município de São Luís não tem cumprido a sua parte no acordo. E o Estado, que até então não havia pago nenhuma das parcelas deste ano de 2023, comprometeu-se na manhã desta terça-feira a fazer os desembolsos e cumprir sua parte no acordo.

NOTA: SET esclarece paralisação do transporte coletivo

ASCOM SMTT
(Foto: Ascom SMTT / SET esclarece paralisação de ônibus em São Luís)

São Luís – O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) vem a público esclarecer à sociedade sobre a paralisação do transporte coletivo prevista para 25 de abril.

Foi celebrado acordo entre Município, SET e as empresas concessionárias, em 15 de fevereiro de 2023, no qual foi acordado reajuste de 7% nos salários dos rodoviários. O referido acordo teve anuência expressa do Governo do Estado e do Sindicato dos Motoristas. Infelizmente, o Município de São Luís, numa postura desarrazoada, não cumpriu o que acordou desde então.

No intuito de resolver a situação, o MPT, na data de hoje, 24 de abril, realizou audiência de conciliação na qual o Governo do Estado reconheceu o débito para com as empresas; no entanto, em sentido contrário por parte da Prefeitura, não houve nenhuma proposta para resolução do problema, permanecendo silente e inerte.

O SET lamenta essa postura dos entes públicos, mas continuará envidando todos os esforços para a regularização imediata dos serviços, conclamando o Sindicado dos Motoristas para que não paralisem os serviços, evitando transtornos para milhares de pessoas da sociedade e usuários do transporte público.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima