Faene e Blue Tree anunciam pós-graduação para profissionais de gastronomia, eventos e hotelaria

0comentário
Ricardo Carreira e Jacira Haickel (dir.) com o Chef do Oito Restaurante e gestor da A&B (Blue Tree), Rilson Tiburtino, e o coordenador de Eventos do hotel, Max Coelho

SÃO LUÍS – Profissionais que atuam nas áreas de Hotelaria, Gastronomia e Eventos já podem se inscrever no curso de MBA “Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”, anunciado pela Faculdade de Negócios Faene e que será oferecido em parceria com o Hotel Blue Tree, um dos mais modernos empreendimentos hoteleiros do Maranhão.

O curso, que aliará o conhecimento teórico do corpo docente da instituição de ensino à expertise e experiência da rede de hotéis fundada pela empresária Chieko Aoki, terá duração de 20 meses. O corpo docente incluirá professores convidados dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. As aulas teóricas acontecerão na sede da Faene, no bairro angelim, e as práticas, por sua vez, no Blue Tree Hotel, no Calhau.

Segundo o diretor de Negócios da Faene, Ricardo Carreira, a diretora do Blue Tree Hotel, Jacira Haickel, não hesitou em selar a parceria por reconhecer a necessidade da pós-graduação para profissionais do segmento que atuam no Maranhão.

“O Hotel Blue Tree é um empreendimento de excelência e que deu um salto muito grande em termos de gestão, destacando-se pela qualidade de seus serviços e pelo profissionalismo de sua diretoria, comandada pela empresária Jacira Haickel, que se mostrou bastante interessada nessa parceria, a qual temos a certeza de que renderá ótimos frutos”, disse Ricardo Carreira.

Aquecimento

A ideia surgiu após o aquecimento do setor, o que ocorreu com o enfraquecimento da pandemia do novo coronavírus. “Nós percebemos uma movimentação muito grande do segmento gastronômico, de eventos e hotelaria após a pandemia, quando a vida estava voltando ao normal e era preciso reaquecer a economia. O resultado foi a abertura de inúmeros empreendimentos, principalmente de pequeno e médio porte. No entanto, concluímos que ainda falta mão de obra qualificada local. Por isso, esse curso é extremamente importante para esse mercado”, conta Carreira.

Conforme Carreira, para empreender nessas áreas, a primeira dica é focar em um objetivo e tipo de negócio. “Não adianta abrir um restaurante, pub ou bistrô, por exemplo, sem dominar técnicas e receitas que estão sendo servidas na empresa. Além disso, é de extrema importância conhecer os custos dos produtos oferecidos para conseguir estipular preço e saber onde podem ser minimizados desperdícios, criando, assim, um negócio rentável. Em resumo: é preciso muito conhecimento para deslanchar e crescer”, destaca.

Segundo dados do Sebrae nacional, ao mesmo tempo em que muitos negócios gastronômicos estão surgindo, 27% deles fecham suas portas em menos de 1 ano. Entre os motivos estão dificuldades de gestão. A média de vida para os que sobrevivem ao primeiro ano é de apenas 3 anos. Esses dados só reforçam que esse é um segmento que exige habilidades gerenciais e conhecimento técnico.

“Nós, do segmento de hotéis, restaurantes, eventos e afins, sofremos muito com a carência de profissionais gabaritados. Por isso, a iniciativa da Faene é louvável. Nós nos unimos para oferecer o que há de melhor em termos de conhecimento nessa área”, frisa a diretora do Blue Tree, Jacira Haickel.

Para Haickel, trata-se de uma parceria inédita que atenderá à crescente demanda do mercado de luxo em São Luís. “Um mercado que necessita de profissionais cada vez mais especializados para atender ao turista que está descobrindo o Maranhão e suas belezas naturais”, acrescenta.

As aulas acontecerão na modalidade híbrida, ou seja, presenciais com transmissão ao vivo na grade teórica e presenciais no hotel, na prática, com três módulos no total. “Nós iremos oferecer 16 meses de disciplinas mais quatro meses para a produção do TCC e apresentação do trabalho de conclusão. O diferencial é que todos os TCCs serão práticos, com divisão de alunos por equipes”, antecipa Ricardo Carreira.

Em um mercado cada vez mais explorado pelo consumidor, conforme Carreira, o segredo do sucesso dependerá muito da busca pelo conhecimento. “Além de manter o foco e fazer bons planejamentos, já que o setor é um mercado que requer muitas horas de trabalho, estudo, criatividade e, claro, disposição para novos desafios”, finaliza.

Sem comentário para "Faene e Blue Tree anunciam pós-graduação para profissionais de gastronomia, eventos e hotelaria"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS