Grupo Equatorial Energia entrega projeto inovador e inédito para o Centro de Lançamento de Alcântara

0comentário
Rede foi entregue oficialmente no dia 16 de junho deste ano

São Luís – O Maranhão abriga o centro de lançamento de foguetes e satélites de maior capacidade do Brasil: o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que opera plataformas especiais de lançamento de cargas úteis no espaço. Toda essa operação exige qualidade e grande quantidade de energia elétrica para acontecer.

Por isso, a Equatorial Energia projetou e construiu uma rede elétrica inteligente reunindo tecnologia, inovação e redução de CO2, para atender as demandas de energia durante os lançamentos de satélites e foguetes. O sistema provê mais autonomia, segurança e gera energia limpa, além de diminuir o uso de geradores à diesel utilizados como backup durante os lançamentos do CLA.

A construção da rede é resultado de um convênio entre a Equatorial e o CLA assinado em junho de 2020. A rede foi entregue oficialmente no dia 16 de junho deste ano. Todo o projeto foi desenvolvido por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tendo o Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como parceiro tecnológico de desenvolvimento, e contando, também, com as parcerias da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB), além da Enova Energia Solar, empresa provedora de soluções energéticas e sistemas de energia solar do Grupo Equatorial.

Características da rede 

 A rede elétrica inteligente gera energia solar e conta com 2.832 painéis solares de 445 Wp (Watt-pico). A usina fotovoltaica, implantada pela Enova; possui 1,25 MWp (Megawatt-pico), é capaz de gerar 1.823 MWh de energia por ano. O projeto também contempla um  sistema de armazenamento de energia, que conta com um sistema de baterias (BESS) de tecnologia de íons-lítio, que armazenam o triplo de energia, se comparada aos outros tipos de bateria, com potência instalada de 1MW e 1MWh de capacidade de armazenamento.

Redução no consumo de energia do CLA

Além de fornecer resiliência e segurança, a implementação dessa rede também vai trazer o benefício de uma redução de 30 a 40% do consumo de energia mensal do CLA. Quando existem atividades de lançamento, há um aumento de 30% no consumo de energia elétrica, o equivale a cerca de 130.000 kWh de energia por mês, em decorrência da ativação das áreas operacionais, incluindo radares, receptores de telemedidas e sistemas meteorológicos, além da necessidade de se manterem os ambientes técnicos com condicionamento de ar acionado para evitar a degradação dos equipamentos desses locais.

A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual o Grupo Equatorial é signatário, com três prioridades: Educação de Qualidade, Energia acessível e limpa e Ação Global contra a mudança global do clima.

Sem comentário para "Grupo Equatorial Energia entrega projeto inovador e inédito para o Centro de Lançamento de Alcântara"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS