Porto do Itaqui apoia Via Sacra do Anjo da Guarda e fortalece relação porto-cidade

0comentário
Jesus Cristo, vivido pelo ator Jorge Smith, cai diante da numerosa plateia, durante um dos mais emocionantes trechos da Via Sacra do Anjo da Guarda, que todos os anos impressiona milhares de pessoas

São Luís – O Porto do Itaqui reforça, mais uma vez, seu compromisso com a comunidade ao apoiar a Via Sacra do Anjo da Guarda, um espetáculo cultural que se tornou tradição na região do Itaqui Bacanga, contribuindo para o enriquecimento cultural da Grande Ilha.

Nos dias 28 e 29 de março, o bairro do Anjo da Guarda se prepara para receber o espetáculo ao ar livre que, neste ano, chega à sua 43ª edição, com o tema “Humanidade: Uma Poética de Expressão Coletiva”, explorando o papel vital da humanidade na construção de uma convivência harmoniosa na sociedade.

O apoio do Porto do Itaqui não apenas promove a realização do evento cultural, mas também fortalece os laços entre o porto e a comunidade local. Gilberto Lins, presidente do Porto de Itaqui, destaca que “a Via Sacra do Anjo da Guarda é mais do que uma simples apresentação artística; é um espetáculo moldado com o esforço conjunto de muitas mãos, incluindo ativamente os moradores locais em todas as etapas. É uma honra apoiar e participar dessa história, fortalecendo ainda mais nossa relação com a comunidade do entorno do Porto”.

Segundo a organização, a preparação do espetáculo iniciou desde outubro do ano passado. Aproximadamente 1.800 pessoas têm se dedicado para garantir o sucesso desta que é a maior apresentação teatral ao ar livre realizada no Maranhão. Sob a liderança do Grupo Grita, responsável pela concepção da Via Sacra desde 1981, centenas de moradores do Anjo da Guarda e áreas adjacentes participam ativamente, atuando como atores, equipe de produção e técnicos.

Ao longo de mais de quatro décadas, a Via Sacra do Anjo da Guarda tem atraído um público total superior a 2 milhões de espectadores, consolidando-se como um evento marcante no calendário cultural do estado e um importante motor econômico e turístico.

Participação direta

Zezé Lisboa, uma das fundadoras do Grupo Grita e diretora do espetáculo, enfatiza a importância da participação direta da comunidade em todas as fases do evento. “O cenário, construído com muita cooperação e solidariedade, transforma-se no palco perfeito para a representação da Via Sacra, proporcionando uma experiência única e interativa para o público. O apoio do Porto do Itaqui é fundamental para lidarmos com a grandiosidade deste espetáculo”, declara.

Carpinteiros, costureiros e diversos outros voluntários trabalham de mãos dadas para tornar o espetáculo possível, destacando o poder transformador da arte e da colaboração comunitária.

Com uma duração de aproximadamente quatro horas, o espetáculo envolve 47 membros no elenco principal, além de inúmeros figurantes e assistentes de produção. Nos dois dias de apresentação, estima-se a presença de mais de 350 mil espectadores, com o apoio da Polícia Militar garantindo a segurança e o bem-estar de todos os presentes.

“Porto do Itaqui e o Grupo Grita são uma só entidade, pois todos nós trabalhamos em prol do desenvolvimento da região do Itaqui Bacanga. É extremamente gratificante contar com o apoio deste importante aliado para o progresso do Maranhão”, enfatiza Claudio Silva, diretor do espetáculo.

Sem comentário para "Porto do Itaqui apoia Via Sacra do Anjo da Guarda e fortalece relação porto-cidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS