Chef Rafael Bruno pode chegar à elite da gastronomia internacional

Ao lado do Chef fluminense João Vieira, o Chef Rafael Bruno foi o único maranhense a chegar a uma etapa final do disputado concurso ICC

São Luís – Há uma nova geografia está sendo desenhada na alta gastronomia brasileira — e ela passa, inevitavelmente, pelo Maranhão. Mais precisamente por Pedreiras, cidade onde trabalha e reside o chef Rafael Bruno. Nascido em Imperatriz (MA), hoje ele se projeta como um dos nomes mais promissores da culinária nacional contemporânea.

Ao lado do fluminense João Vieira (RJ), ele forma uma das quatro duplas finalistas da seletiva nacional do International Catering Cup (ICC), competição que não por acaso ganhou o apelido de “Copa do Mundo dos Chefs”. A grande final acontece nos dias 01, 02 e 03 de maio de 2026, no icônico hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, cenário à altura de uma disputa que reúne talento, técnica, resistência e excelência.

O evento é promovido pelo Circuito Gourmet Internacional de Chefs, com apoio da ABRACHEFS. Mais do que uma competição, a seletiva brasileira do ICC é uma vitrine da diversidade e da potência da gastronomia nacional, um encontro de culturas, técnicas e histórias que nascem na cozinha e ganham o mundo. Durante três dias, o público, profissionais do setor, instituições de ensino e marcas parceiras terão a oportunidade de vivenciar experiências únicas, acompanhar de perto provas desafiadoras e se conectar com alguns dos principais nomes da gastronomia brasileira. Em jogo, mais do que um troféu: a chance de representar o Brasil na etapa mundial do ICC, em Lyon, templo da alta gastronomia francesa.

Mas, no caso de Rafael Bruno, há algo ainda maior em disputa — a consolidação de uma identidade culinária profundamente brasileira, e com sotaque maranhense.

A COZINHA COMO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE

Rafael Bruno não é apenas mais um chef em ascensão. Aos quarenta anos de idade, sua trajetória revela consistência rara e um compromisso genuíno com a valorização da cultura alimentar e gastronomia maranhense. Desde 2004, juntamente com Marcelo Rios, ele fundou e está à frente da rede de restaurantes Ponto X, onde desenvolve uma cozinha que parte da tradição para alcançar a sofisticação contemporânea. São dois restaurantes em Pedreiras e um em Lago da Pedra.

Formado em artes culinárias pelo Le Cordon Bleu, no Rio de Janeiro, e com uma sólida formação acadêmica — incluindo graduação em Tecnologia em Gastronomia, Pós – Graduação em Gastronomia e Cozinha Autorial; além de especialização em Docência do Enisno Superior e mestrado em Educação —, Rafael construiu uma carreira que equilibra técnica clássica e inovação autoral, além de muita dedicação e estudos contínuos.

Seu trabalho é guiado por uma premissa clara: transformar ingredientes regionais em experiências gastronômicas de alto nível. É nesse ponto que o Maranhão deixa de ser apenas origem e se torna protagonista com o trabalho criativo – e delicioso – do jovem chef Rafael Bruno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima