ATIVIDADE FÍSICA X COLESTEROL, ALGO A VER?

9comentários

O  colesterol é sempre assunto nas rodas que discutem saúde. Muitos se prepocupam e fazem dietas de todos os tipos na tentativa de reduzir o  número que teima em não baixar ao final de um tratamento estabelecido.É muito bom lembrar que a alimentação é importante pois temos o colesterol exógeno que nos vem através dos alimentos, porém existe o colesterol endógeno fruto de processos metábolicos no fígado e que não dependem da alimentação ingerida, aí entra  a importância da pratica da ATIVIDADE  FÍSICA  no controle dos níveis glicêmicos. Os exercícios contribuem para elevar as taxas de HDL – COLESTEROL,evitam o acúmulo  de gorduras nas artérias e reduzem os riscos de infarto. Explica-se: as atividades físicas estiulam a ação LPL(lipase lipoprotéica), que é uma enzima responsável pela “limpeza” da gordura sanguínea,auxiliam ainda na queima do LDL -C  pois os estímulos dos exercícios forçam os músculos a consumi-lo. Sabe-se que a atividade física adequada é capaz de reduzir o LDL em até 25% e aumentar o HDL  em 15%. Especialistas afirmam que os exercícios aérobicos realizados acima de 4o minutos são os que parecem ter melhor respostas.
É fundamental para os neófitos a orientação do profissional da Educação Física. Evita-se dessa maneira possíveis lesões e mal estares durante ou após o exercício
Atenção especial deve ser dada a uma alimentação correta antes da pratica de exercicios. A nutricionista Patrícia Almeida nossa consultora sempre recomenda  a ingestão de carboidratos para melhorar o estoque de glicogênio muscular evitando assim fadigas, cãimbras e queda do sistema imunológico. Um abraço e até nosso próximo ponto de encontro.

9 comentários para "ATIVIDADE FÍSICA X COLESTEROL, ALGO A VER?"


  1. Manoel Leonardo

    Gostaria de parabenizar a iniciativa da criação deste blog que nos privilegia com enriquecimento de informações no tocante a saúde. Parabéns Dr. Pedro pelo os detalhes preciosos e que nos guia pra uma longevidade adequada.

  2. simone

    Olá, tudo bem???

    Colesterol é um problema na nossas vidas, realmente precisamos melhorar nossa alimentação e praticar atividade física, eu sei disso, porém, estou encontrando dificuldade para começar , bjs!!!!

    • pfrb

      Que bom vê-la em nosso ponto de encontro! A Harmonia está aseu dispor para ajudá-la no combate ao mal colesterol. 3235-9292. um abraço

  3. Diego Serra

    Assino embaixo todas as informações supracitadas. Sou nutricionista e me aprofundo na parte de Fisiologia do Exercício / Nutrição esportiva, e, como a maioria das pessoas acham que as “massas” engordam, acabam ingerindo mais proteínas quando praticam atividade física. Isso é um erro. Bom que foi mostrado aqui com palavras de um profissional tão gabaritado. Ótimo blog!

    • pfrb

      Olá! Diego que bom recebê-lo em nosso ponto de encontro. Faça dêle um canal de informações,troca de idéias e por que não um instrumento de divulgação de seu trabalho como nutricionista. Disponha e volte quando quizer, estamos sempre por aqui! seja bemvindo!

  4. Deuzenita

    Dr. Pedro Brito

    Excelente o artigo sobre colesterol x atividades físicas.
    Gostaria de saber se a prática de Pilates duas vezes por semana ajuda a reduzir o LDL?

    Um forte abraço

    • pfrb

      O Pilates é uma prática das mais saudáveis e rentáveis ao corpo humano desde que assitido por profisional da Ed. Física especializado, para bem orientar os exercícos e dirigi-los no sentido de obter resultaods específicos. É bom lembrar que o método Pilates é capaz de trabalhar todos os músculos do corpo humano. O LDL-C É QUEIMADO DE FORMA MAIS RÁPIDA NOS EXERCÍCIOS AÉROBICOS, MAS SEM SOMBRA DE DÚVIDAS A PRÁTICA DO PILATES VAI TE AJUDAR A EQUILIBRAR

      TUAS TAXAS LIPÊMICAS. UM ABRAÇO.

  5. carol

    adorei essa publicação…

    • pfrb

      Carol grato pela suaparticipação. Visite-nos enviesugestões e sedesejar identifique-se melhor conosco . Grato

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS