Verão, sol.. Proteção solar x Câncer de pele

0comentário

Não é novidade que o efeito nocivo do sol se acumula ao longo do tempo,mas é muito arriscado esperar que o rosto ou as mãos comecem a ficar manchadas para começar a se proteger. Afinal,nem sempre soa com antecedência o alarme de câncer à vista.”Quando a radiação incide nas células cutâneas, provoca mudanças no DNA”,Explica Marcus Maia.”Daí que enzimas de reparação entram em cena para corrigir a falha”.Nem sempre, porém, elas dão conta de consertar o estrago, e então é formado o chamado DNA UV, material genético com a mutação. “Cada vez que uma pessoa se expõe ao sol sem proteção, mais alterações ocorrem, e nem sempre as conseqüências são visíveis a olho nu.Portanto, não tem acordo:o uso do filtro solar é indispensável desde a infância. Especialmente em áreas mais expostas como colo,ombro,rosto e mãos.

A principal causa do câncer de pele: é a exposição excessiva à radiação ultravioleta.por isso, resguardar-se adequadamente do sol é o segredo para evitar o problema”, conclui o dermatologista Marcus Maia,da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Curiosidades: Cidades litorâneas  como nossa São Luís nota-se um uso ainda restrito de FILTRO SOLAR. Pesquisa mostrou que no  Rio de Janeiro, usa-se menos protetor do que em municípios sem praia, como Brasília.E só 16% dos negros costumam aplicá-lo.

O descuido com o filtro solar no litoral é imperdoável, já que além da necessidade de se defender dos raios emitidos diretamente pelo sol, é preciso levar em conta que a areia reflete pelo menos 25% dessa radiação, potencializando sua ação nociva.

É hora de acabar com a crença de que a pele está salvo em dias nublados.”A maioria da radiação solar consegue ultrapassar uma nuvem clara”,avisa a dermatologista Gisele Rezze , do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo.

Grande parte das pintas que surgen na pele é inofensiva, mas algumas alterações requerem a análise cuidadosa de um dermatologista porque representam risco de câncer. “Fique atento a feridas que não cicatrizam. Elas podem ser sinal de um tumor chamado carcinoma”, avisa Marcus Maia.Já as manchas assimétricas, com bordas irregulares, coloração diferenciada ou diâmetro maior do que 6 milímetros são características do melanoma, a manifestação mais rara, porém mais grave, da doença.

Quem nunca presenciou a cena clássica de uma esposa ou de uma filha perseguindo um marmanjo pela praia, segurando um tubo filtro solar na tentativa de aplicá-lo na marra? A maioria dos homens detesta se besuntar com o protetor. A aversão é perigosa. “Eles apresentam a mesma probabilidade de desenvolver câncer de pele que as mulheres”, alerta Adilson Costa. O jeito é apostar em alternativas que aumentem a tolerância deles ao produto. “Já existem no mercado fórmulas multifuncionais bem práticas, como pós-barba com filtro solar”, exemplifica Denise Steiner. No caso da pele masculina, a textura deve ser levada em conta. Os cremes à prova d’agua, por exemplo, costumam ser mais viscosos e, por isso, geram desconforto. Melhor substituí-los por um convencional e reaplicar depois de sair do mar ou da piscina.

Até o nosso próximo ponto de encontro!

Sem comentário para "Verão, sol.. Proteção solar x Câncer de pele"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS