Homens,como anda sua Próstata?

0comentário

Cuidados com a Próstata

Entre 80 e 90% dos homens com mais de 50 anos deparam ou vão deparar com o crescimento dessa glândula, cujo formato lembra uma noz. É a hiperplasia benigna, condição que pode atrapalhar, e muito, o dia a dia.

Não confunda: hiperplasia e câncer de próstata são problemas bem diferentes. Um tumor, no entanto, também pode provocar o aumento da glândula. Daí a necessidade de se consultar com um urologista.

Os sintomas da Hiperplasia:

-Esforço para urinar; jato de urina fraco

-Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

-Sono interrompido várias vezes à noite para ir ao banheiro

-Incontinência urinária

-Infecções urinárias freqüentes

-Desconforto ao urinar

Ainda é difícil falar em prevenção da hiperplasia benigna.

Não há estudos atestando o efeito protetor da atividade física ou da alimentação, salvo pelos antioxidantes : tomate,frutas vermelhas e vinho tinto, que contribuiriam  para uma próstata mais enxuta.

Hoje se sabe que o fator hereditariedade pesa bastante e rondam suspeitas de que a obesidade favoreça o problema.

 O que ninguém discute é a importância de visitar o urologista, especialmente na presença dos já citados sintomas. “Para fazer diagnóstico da hiperplasia, lançamos mão do exame clínico, do toque retal, de um exame de sangue que dosa um marcador de doenças na próstata, o PSA, e do ultrassom”, conta o urologista Marcos Dall’Oglio, da Sociedade Brasileira de Urologia.

Essas ferramentas apuram as medidas da glândula e ajudam a excluir males maiores, como o câncer. Aliás, quando falamos em hiperplasia, tamanho não é sinônimo de documento, ou melhor, de gravidade. “Há homens com uma próstata acima de 30 gramas sem sinais do problema e outros com próstata com menos de 30 gramas apresentando sintomas”, lembra Boeno. “A hiperplasia deve ser avaliada pela dimensão da glândula, mas pela intensidade das queixas”, pontua Srougi.

Se, aliada a elas, os exames acusarem um exemplar avantajado, não há razão para pânico, porque existe tratamento. E, caso a próstata se negue a fazer regime com os remédios, tem até cirurgia ou raio laser à espera.

Nós que neste espaço orientamos saúde não poderiamos deixar de lembrar aos homens a necessidade de ver essa glandula amiga que pode se tornar traiçoeira se não cuidarmos dela.É simples, prevenir sempre foi e será melhor que remediar..

Até o nosso próximo Ponto de Encontro!

Sem comentário para "Homens,como anda sua Próstata?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS