OBESIDADE,abordagens recentes.

0comentário

A espécie humana enfrentou enormes desafios ao longo dos tempos.

As doenças, resultado do desequilíbrio dessa relação,se baseiam na ingestão dos alimentos,na saúde do indivíduo e do meio em que vive,estando a desnutrição e a obesidade em seus dois extremos.   (Dra. Maria Alencar- nutróloga RJ.)DSC05553

A obesidade é uma doença crônica, com características de epidemia,que reduz a expectativa de vida da população mundial. Pode atingir todas as idades e ambos os gêneros de forma igual, no entanto,não pode ser considerada uma doença hereditária.

A epidemia  da obesidade,nos dias de hoje,seria uma adaptação aos novos tempos. Notamos muitas mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares ao longo da história. A redução do gasto calórico diário, as facilidades da vida moderna,o aumento do tempo na frente de vídeo games,computador e televisão fizeram com que o consumo de gorduras de origem animal,alimentos industrializados e refinados,incluindo açúcares e refrigerantes,combinado com a redução de ingestão de carboidratos complexos,fibras e vegetais alterou completamente o balanço energético ,explicando muito a etiopatogenia epidemia.

A gordura ingerida na dieta é absorvida,em quase toda sua totalidade,na mucosa intestinal e distribuída para o organismo pelo sistema linfático. Esses lipídeos são carregados como partículas de triglicerídeos, colesterol e fosfolipídeos e absorvidos pelas células após a ação de enzima lípase lipoproteica (LPL),localizada nas células endoteliais de capilares de vários tecidos.As reservas energéticas,por sua vez,são armazenadas nas células adiposas em tecidos subcutâneos (50%),em volta dos órgãos internos da cavidade abdominal(45%) e no tecido muscular.

Os lipídeos são armazenados na forma de gordura principalmente no tecido adiposo e no fígado.

Uma das formas de classificar a obesidade é pela distribuição de gordura corporal: andróide,ginecóide e mista. A primeira e a última estão especialmente associadas a risco de complicação metabólica, por apresentarem uma distribuição de gordura de concentração abdominal,podendo ser subcutânea ou intra-abdominal/visceral. Contudo ,o obeso é indivíduo que possui uma percentual de gordura aumentado ou grande quantidade de tecido adiposo.

Para tratar uma doença multifuncional, precisamos de uma estratégia bem definida, com metas e recursos que serão determinados de maneira individualizada para cada pessoa.. Basicamente, melhora da condição alimentar com dieta hipocalórica associada à atividade física regular. Em alguns casos, adjuvantes poderão ser utilizados para acelerar o processo de perda de peso. Dentre eles,algumas drogas e alimentos funcionais que podem ser úteis nesse processo. A recente tendência nutricional propõe, então uma dieta equilibrada através da ingestão de alimentos naturais e saudáveis e de alterações no estilo de vida.

ÀCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS

Os ácidos graxos essenciais para alimentação humana: o ácido linolênico(ômega-3),o ácido linoléico(ômega-6) e o ácido oléico (ômega-9). O primeiro  está presente em grande quantidade nos óleos de milho e de soja,o segundo,em vegetais de folhas verdes,no óleo de linhaça e nos óleos de peixes marinhos,enquanto o terceiro está presente em alta concentração no óleo de sementes de uva,óleo de canola, óleo de gergelim,óleo de girassol,óleo de soja,óleo de palma e animais marinhos como tubarão e o bacalhau.

A importância desses ácidos esta na sua capacidade de  se transformar em substâncias biologicamente mais ativas com funções especiais no equilíbrio homeostático e como componente da membrana celular e do tecido cerebral e nervoso.

A alimentação humana corretamente balanceada deve atender a uma relação ótima entre ômega 6 e ômega 3, de 4:1, porém o ritmo de vida atual muitas vezes não permite uma alimentação bem combinada,por esse motivo em alguns casos se faz necessário uma suplementação desses alimentos e a indústria tem de forma ativa desenvolvido pesquisas de novos ingredientes e fórmulas alimentares que possam contribuir para a solução desse problema de saúde.

Procure o seu MÉDICO NUTRÓLOGO para uma orientação específica e adequada a seu organismo.

Até o  nosso próximo PONTO de ENCONTRO!

HARMONIA clínica de medicina, Nutrologia e Cirurgia Plástica.

Edifício Planta Tower sala: 213

Contato: Aleksandra Tel: 3235.9292

Sem comentário para "OBESIDADE,abordagens recentes."


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS