ÓLEO DE CÁRTAMO, ÔMEGA 9.. VAMOS CONHECÊ-LO MELHOR?

0comentário

Ação na redução da gordura corporal e na Lipodistrofia Ginoide.

DSC05553

Os ácidos graxos ( AG) foram vistos,até o início do século xx,exclusivamente como uma forma eficiente de armazenar energia.

São classificados em saturados (AGS)-como os ácidos palmítico, esteárico e láurico e insaturados (AGL),representados pelos ácidos oléico,linoléico e linolênico.

Como a disponibilidade dos AGW-3e W-6 para a espécie humana depende do fornecimento alimentar,é importante conhecermos suas fontes.Uma grande fonte de (AGE)reside nos animais marinhos,particularmente peixes,pois o fitoplâncton e zooplâncton com que se alimentam são ricos em AG poli-insaturados.

Outras fontes são:leite humano,óleos vegetais.óleos de peixes,margarina,carnes,algas,nozes,brócolis,alface,espinafre,feijãoentre outros.

Os cientistas não têm dúvidas de que a ingestão de AGI reduz as doenças cardiovasculares e algumas neoplasias,assim como são necessários para as membranas biológicas,a retina, o córtex cerebral,o tecido nervoso,testículos e plaquetas sanguíneas,o que os tornam indispensáveis.

Sabe-se atualmente que esses ácidos possuem efeitos inibitório na coagulação sanguínea e efeito anti-hipertensivo.

A deficiência de AGE na dieta causa, em humanos,pele xerótica,doenças no trato genito-urinário, esteatose hepática e alteração no transporte de lipídeos,que podem ser revertida após ingestão diária de 1 a 2% do total de calorias consumidas.

Óleo de Cártamo

O cártamo (Carthamus tinctorius-Safflower)é uma planta oleaginosa pertencente a família compositae. A partir das sementes dessa planta que é extraído o óleo de cártamo, composto por 70% de ácido linoléico e 20% de ácido oléico. Seus benefícios têm sido publicados em diversos artigos científicos.

Shimomura e cols.em 1990, acompanharam por 4 meses dois grupos de murinos ,onde um foi alimentado com óleo de cártamo e o outro com gordura bovina.Os resultados sugeriram que houve menor acúmulo de gordura corporal nos ratos alimentados com óleo de cártamo por um aumento na termogênese e na taxa de oxidação da gordura.Além dos benefícios expostos,o estudo também mostrou que a alimentação rica em óleo de cártamo foi capaz de reduzir os níveis séricos de triglicerídeos.

Em 1991,Wardlaw e cols,concluíram,após estudo em humanos,que uma alimentação com óleo de cártamo era capaz de reduzir níveis séricos de colesterol total e LDL.

Dulloo e cols.,em 1995,sugeriram que a ingestão de óleo de cártamo dificulta o depósito de gordura corporal quando comparados a outros tipos de óleos.

Takeuchi e cols.,em 1995,concluíram que a ingestão de óleo de cártamo é capaz de elevar a termogênese por aumento da atividade simpática,reduzindo o acúmulo de gordura.

Em 2006,Hsu e cols.publicaram um estudo mostrado que dietas ricas em óleo de cártamo são capazes de ativar o catabolismo de ácidos graxos e de reduzir o estoque de lipídeos e a lipogênese.

 

 

Os estudos apontam,portanto,

que o óleo de cártamo possui diversas atividades

biológicas,a saber:

• Diminuição da atividade da enzima lipoproteína lípase;

• Redução dos depósitos de gordura e a lipogênese;

• Aumento da termogênese;

• Aumento da oxidação da gordura e dos AG;

• Aumento da massa magra;

• Redução dos níveis de colesterol total,LDL e triglicerídeos séricos;

• Melhora do controle glicêmico.

SOBREPESO,OBESIDADE E LIPODISTROFIA GINOIDE

Hoje,dispomos de muitas “armas” contra o sobrepeso/obesidade e a lipodistrofia ginoide.Em todas elas,deve estar presente a “Mudança do estilo de vida”,com reeducação alimentar,atividade física supervisionada e terapia cognitivo-comportamental.

De acordo com a gravidade do caso,podem ser utilizados suplementos nutricionais(óleo de cártamo,cafeína,quitosana),além de tratamentos heterodoxos(acupuntura,fitoterapia,hipnose).

Para melhorar o contorno corporal e a lipodistrofia ginoide que acompanha os casos de sobrepeso/obesidade,além da suplementação com o óleo de cártamo,podemos também realizar tratamentos tópicos à base de cremes e tratamentos estéticos corporais.

Tratamento: associações ao óleo de cártamo

Tratamentos tópicos

Retinoides:agem provocando um aumento na elasticidade da pele,da espessura dos septos fibroso da hipoderme e da derme,melhorando o fluxo sanguíneo.Podem,ainda agir como agentes antiadipogênicos pela inibição na diferenciação das células precursoras dos adipócitos.

Metilxantinas(cafeína,teobromina,teofilina):realizam lipólise,reduzem os adipócitos e desfazem os nódulos de gordura.

Silício e Centella asiática:melhora a perfusão sanguínea e reduz o tamanho dos adipócitos.

Procedimentos estéticos corporais

Massagem e drenagem linfática melhoram o aspecto nodular das áreas com lipodistrofia ginoide por reduzir o edema tecidual local.

A Endermologia também atua por meios mecânicos para mobilizar a gordura do local afetado.

A Carboxiterapia consiste na injeção de dióxido de carbono no tecido subcutâne.Melhora a circulação local e age diminuindo as células de gordura. Já na Mesoterapia,diversas substâncias são aplicadas também no tecido subcutâneo para “dissolver” a gordura.

APARELHOS DE RADIOFREQUÊNCIA UNIPOLAR E BIPOLAR é um método não invasivo onde o calor gerado é forte o suficiente para causar dano térmico no tecido adiposo circunjacente.O dano no tecido adiposo também pode ser realizado através de ondas de ondas de ultrassom que agirão por diversos mecanismo (cavitação,interrupção mocromecânica e dano térmico)ou por fototermólise seletiva através do infravermelho.

O Nd:YAG (1064-nm) (laser para remoção de gordura) realiza destruição da gordura e simultaneamente enrijecimento da pele. É uma técnica menos invasiva do que a lipoaspiração que é capaz de diminuir os depósitos de gordura que estão profundamente no tecido subcutâneo,mas que os efeitos nos compartimentos superficiais são muitas vezes frustrantes. A Subcisão é outro método invasivo que atenua as ondulações da pele afetadas ao cortar os septos que segura os lóbulos de gordura.

A Criolipólise é uma técnica que combina sucção a vácuo,congelamento e posterior lipólise,com a gordura sendo eliminada pela corrente sanguínea. É uma técnica que tem obto destaque na redução da gordura corporal.

Associação do óleo de cártamo com o tratamento tópico e procedimentos estético

Os tratamentos corporais atualmente podem ser utilizados em combinação a suplementos nutricionais afim de potencializar o efeito desejado.Os tratamentos corporais atuam através de meios mecânico ou de diversas fontes de energia(calor,ultrassom,laser ou congelamento),a fim de causar dano no tecido adiposo e reduzir os adipócitos.

Nesses tratamentos, não há uma inibição no mecanismo de estocagem de gordura através de inibição de alguma enzima específica.No caso do óleo de cártamo age como uma adjuvante desse tratamento,uma vez que inibe a lipoproteína lípase que é uma importante enzima no processo de estocagem de gordura nos adipócitos.

Atualmente,a melhora do estado geral de acúmulo de gordura e da aparência da lipodistrofia ginoide é obtida através de um tratamento multifatorial,que envolve desde alteração de estilo de vida até tratamentos mais específicos.A associação do óleo de cártamo aos tratamentos existentes tem como benefícios a manutenção do procedimento corporal e o sinergismo de efeito na redução da gordura corporal.

 

 

 

 

Sem comentário para "ÓLEO DE CÁRTAMO, ÔMEGA 9.. VAMOS CONHECÊ-LO MELHOR?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS