As cores da Bouganville

0comentário

Recebi pedidos para falar sobre a variedade de cores da Bouganville ou Primavera como também é conhecida por aqui. Fiz várias pesquisas, mas achei um texto muito legal na revista Natureza e que acho que vai ajudar muito quem pretende ter essa espécie em casa. Essa foto foi feita em uma parte do meu jardim e mostra dois vasos com um dos tons que eu mais amo: o Pink. Beijos e até!!!

bouganvilletopiada

“Rosa-escuro, rosa-claro, vermelho, laranja, branco… são tantos os tons da primavera (Bougainvillea spectabilis) que a espécie é capaz de, sozinha, colorir todo um jardim. Junte a isso o fato de a planta desenvolver-se bem no Brasil – ela é nativa daqui –, ter portes variados conforme o cultivar e ser extremamente versátil – pode encobrir caramanchões, muros e fachadas, ser cultivada como arbusto, arvoreta e até em vasos. Está completa a lista de motivos para ela conquistar um espaço no seu jardim.

Até quem mora em apartamentos com varanda pode ter uma primavera em casa. Desde que o local receba bastante sol, é possível cultivar um bonsai de Bougainvillea. Por meio de podas também, é possível “moldar” a primavera para encher os vasos.

O jardineiro Marcos de Oliveira conta que tem alguns segredos para garantir uma florada exuberante. “Aplico NPK 13-5-13 duas vezes ao ano e NPK 6-18-12 um pouco antes do início da floração”. As regas são feitas a cada dois dias e podas bimestrais, apenas para controlar o crescimento dos ramos mais rebeldes.

Segundo Oliveira, a Bougainvillea não é muito sujeita a pragas: “O maior problema são as moscas brancas, que deixam as folhas manchadas”. Para evitar ataques e controlar infestações, ele aplica uma vez ao mês óleo de neem misturado com malation.”

Autor: Chistiane Fenyö (Revista Natureza)

sem comentário »

Marcador de lugar

0comentário

Recepções mais elaboradas pedem muitos detalhes. Os marcadores de lugar sempre são uma ótima opção para organizar a mesa. Separei duas sugestões para vocês. Beijos e até!!!

marcadorlugar1

Aqui o marcador vem com a foto do convidado e ainda faz a função de um anel de guardanapo. Sem contar que o seu amigo ainda pode levar de lembrança pra casa. Foto: Casa e Comida.

marcadorlugar2

Esta segunda opção é bem mais simples. Uma maçã com uma tag com o nome do convidado. Foto: Casa e Comida.

 

 

 

sem comentário »

Gelando a cerveja

0comentário

Uma dica super simpática para manter as garrafas de cerveja tipo long neck sempre geladinhas. Use copos largos, ou mesmo taças de sobremesa com gelo.

minibaldegelo

Foto: Casa e Comida

sem comentário »

Bichos e plantas

0comentário

Faz um tempão que não falo sobre jardins aqui no bloguinho, não é mesmo? Tenho uns amigos que de certa forma me inspiraram a fazer essa pesquisa. É que eles gostam de plantas e adorariam ter um jardim arrumado, mas o casal de cachorros que tem em casa simplesmente ama destruir tudo. Hehehehe

Achei um texto na revista Casa e Jardim que dá boas dicas para quem também vive esse dilema!

goldenretrieverjardim

 

Na foto o projeto das paisagistas Claudia Diamant e Marina Domingues. Elas substituíram a grama pelo fulget de cor branca. E colocaram grama-amendoim junto ao muro. Esse tipo de grama suporta o pisoteio de cães. As plantas baixas foram trocadas por exemplares mais altos e ornamentais como o bambu-mossô, palmeira-ráfis, jasmim-manga, papiro gigante e o pendente chifre-de-veado. A exceção é a cica, mas suas folhas pontiagudas não são nada atrativas para o animal, que circula livre, leve e solto pelo jardim.

sem comentário »

Novos usos

0comentário

Dar novos usos aos objetos além de tendência faz um enooorme ao meio ambiente. Um exemplo é essa porta que virou uma linda mesa de jantar. A pintura automotiva em tom azul turquesa fez toda a diferença. Beijos e até!!!

mesaporta

Foto: Casa e Jardim

 

sem comentário »

Porta temperos

0comentário

Quem gosta de cozinhar adora colecionar temperos e especiarias… O problema é conseguir um lugar descolado para expor todos eles… Achei essas duas fotos na revista Casa e Comida e resolvi publicá-las para vocês. O que acharam? Beijos e até!!!

portatempero1

Aqui uma gaveta com fundo forrado de tecido foi usado como expositor.

portatempero2

O engradado de madeira colocado na vertical acomoda os temperos e dá um charme a cozinha!

 

sem comentário »

Que abacaxi!

0comentário

Quem já experimentou abacaxi assado sabe que é maravilhoso! Então a dica de hoje é uma sobremesa super fácil de fazer. Um abacaxi cortado ao meio, recheado com a própria fruta picada, misturada com mel, pasta de amêndoas, licor de amêndoa e coco. Vamos experimentar? Beijos e até!!!

sobremesaabacaxi

Foto: Goriahuk

sem comentário »

Melancia pra refrescar

0comentário

As frutas sempre merecem destaque na nossa alimentação, e quando elas são servidas numa linda taça como essa? Hummm, deu fome! Beijos e até!!!

taçafruta

Foto: Revista Casa e Comida

sem comentário »

Estante tubular

0comentário

Uma ideia para casas descoladas. Usar tubulação de ferro como armação para essa estante. Aproveite um canto da casa e monte o seu projeto. Beijos e até!!!

estante_canos

sem comentário »

SOS

0comentário

Uma caixinha com antiácido, analgésico e outros itens pode ser uma ajuda providencial para os seus convidados. Faça um kit e deixe a disposição no lavabo. Beijos e até!!!

sos_lavabo

Foto: Caseirice/Casa e Jardim

sem comentário »