Pequenos espaços, grandes jardins!

3comentários

Recebi um e-mail da Karla Garcês que é seguidora do Capim-Santo pedindo sugestões para decorar a sacada do apartamento novo que ela comprou.  A Karla disse que o apartamento tem 58m2 e ela “ama plantas e jardins”, mas segundo ela “o espaço é pequeno. Queria saber se há como decorar a sacada com plantas sem perder muito espaço?”.

Primeiro queria agradecer a Karla pela participação, e dizer que a dúvida dela me inspirou a fazer um post sobre o assunto.

montagem019910

Foto montagem: Paulo Júnior

Karla todo espaço por menor que seja fica muito mais bonito e alegre com plantas. Existem espécies de tamanhos variados e que se adaptam muito bem a locais pequenos. Você pode usar vasos com plantas de pequeno a médio porte como a pleomele (Dracaena reflexa ou Pleomele reflexa) e no mesmo vaso usar uma planta de forração. Um lembrete importante: o vaso deve ter um tamanho apropriado para o bom desenvolvimento da raiz da planta.

montagem029910

Foto montagem: Paulo Júnior

A forração é um ótimo artifício para turbinar um vaso e aumentar a variedade de espécies no local. Se a sacada ficar em um lugar com sombra você pode usar grama-preta (Ophiopogon japonicus), já se o lugar estiver à meia-sombra uma boa opção é o dineiro-em-penca (Callisia repens). No caso da sacada receber sol intensamente pode ser usada a grama-amendoim (Arachis repens) ou barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan). Caso você queira colorir o vaso com flores, prefira as que são de baixa manuntenção, como sugestão eu indico a azulzinha (Evolvulus glomeratus) e a maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana).
 
Como o espaço que você descreveu é pequeno, sugiro também painéis na parede – podem ser de madeira, ferro ou de fibra de coco – com plantas. O uso de bancos de madeira com ou sem encosto dão um ar romântico ao lugar (use almofadas ou futons no assento para um maior conforto). E lembre-se que nem sempre o mais caro é necessariamente o melhor ou mais bonito, e que, tanto os bancos, como as almofadas podem ser feitas por encomenda. Veja essa seleção de bancos que eu pesquei da revista Casa e Jardim. Assim como no apartamento da Karla, as fotos são de sacadas pequenas . O que vale é a sua criatividade!

montagem039910Fotos: Casa e Jardim /Foto montagem: Paulo Júnior
O mais importante é ter em casa espécies e objetos que a gente gosta. Espero que tenha ajudado com as dicas.
 
Beijos e até!

3 comentários para "Pequenos espaços, grandes jardins!"


  1. Karla Garcês

    Ana Paula muito obrigada pelas dicas!!!!!
    Quero uma sacada igualzinha à foto do meio! Nunca imaginei que um espaço tão pequeno podia ficar tão lindo e criativo como esse…
    Ah! Parabéns pelo blog…….está demais!

    RESPOSTA: Que bom que você gostou Karla. A participação de vocês e muito importante. Espero que você continue acompanhando o Capim-Santo. Beijos!

  2. Márcia Macieira

    Pôxa Ana, as dicas ficaram perfeitas pra quem tem pouco espaço, amei!!

    RESPOSTA: Obrigada Márcia. Que bom que você gostou. Beijos.

  3. Karla Garcês

    Ana Paula esqueci de um detalhe: como é feita a manutenção dessa varanda?
    bjokas.

    RESPOSTA: É bem simples. Primeiro sugiro que você use no piso uma manta de bidim – ela permite a drenagem da água, evita que os seixos rolados desçam pelo ralo e ainda proteje o piso original de arranhões – o deque você pode instalar de forma bem fácil comprando as placas prontas e colocando por cima da manta, depois é só jogas as pedas e pronto. Aí quando quiser limpar a varanda é só tirar tudo e depois botar de volta.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS