Bambu-mossô dentro de casa

1comentário

bambu3Recebi um e-mail da leitora Camila Donati. Ela diz que tem o desejo de colocar um bambu na sala de casa, mas não sabe se é possível ter esse tipo de planta em ambientes fechados.

Camila, não é todo tipo de bambu que pode ser usado dentro de casa, mas tem uma espécie que virou febre no paisagismo contemporâneo: o bambu-mossô (Phyllostachys pubescens).

Ele é interessante porque pode ser cultivado em vasos – precisa ser levado em conta o tamanho do vaso para o crescimento saudável da planta – e se desenvolve melhor em locais de muito sol, mas tolera interiores, desde que bem iluminados. Por isso, pode ser usado dentro de casa sem problema. As regas podem ser semanais. Na foto pescada da revista Casa e Jardim dá para perceber que trata-se de uma sala que tem uma parede toda de vidro por onde entra muita luz.

O visual exótico do bambu-mossô é resultado de uma técnica aplicada na época em que a planta está se desenvolvendo: o produtor retira as cascas que revestem o caule para que ela fique mais flexível e possa ser facilmente conduzida para a posição desejada. O bambu-mossô é originário da Ásia, onde serve de alimento para os ursos pandas.

Em campo aberto, cresce de 10 a 20 metros em linha reta e vive em média 12 anos, em vasos dificilmente desenvolve o rizoma que dará origem a uma nova espécie.

Camila espero ter ajudado a encorajá-la a comprar um bambu-mossô para a sua casa.

Beijos e até!

Bibliografia consultada: Jardineiro.net

1 comentário para "Bambu-mossô dentro de casa"


  1. Karla Garcês

    Esse bambu em qualquer ambiente é maravilhoso! Lindo….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS