Pedras decorativas

2comentários

As leitoras do Capim-Santo Carina Moreno e Maria Auxiliadora Aragão escreveram ao blog pedindo dicas de como usar pedras na decoração do jardim. Meninas prometi fazer um post sobre o assunto e aí está ele.

Matéria-prima fundamental nas construções da antiguidade, as pedras ganharam o status de elemento decorativo nos anos 1950. Depois de cobrir muros, invadiram os jardins e foram até para dentro das casas.

Elas ajudam a criar contrastes e dão volume ao espaço, além de criar um aspecto ainda mais natural ao paisagismo. Mesmo rústicas elas costumam deixar o ambiente com um ar sofisticado e podem ser usadas em muros, paredes e no piso. Veja nessa seleção de fotos e dicas copiadas da revista Casa e Jardim: na foto da esquerda as pedras portuguesas criaram um mosaico formando um ambiente acolhedor e contemplativo, na foto central a parede foi revestida com seixos rolados de rio, colocados um a um sobre um fundo de argamassa e na foto da direita são os cacos de pedra São Tomé entremeados por pedriscos que dão um ar provençal à área.

arte_pedras_caminho2

As pedras substituem muito bem forrações em locais sombreados, onde o cultivo de algumas espécies se torna mais complicado. Veja nessa outra seleção de fotos, alternativas bem legais que podem ser aproveitadas no seu jardim.

Na foto da esquerda, o piso com desenho geométrico ora tem mosaico português, ora grama e cria um traçado de quadrados e retângulos em zigue-zague, na foto do meio, pedras e pedriscos marcam o passo de quem caminha por este jardim, as pedras conferiram um clima natural ao ambiente recheado de espécies de simples manutenção e na foto da direita seixos rolados ganharam toras de madeira deixando o visual selvagem e rústico.

arte_pedras_caminho1

Espero que tenham gostado das dicas. Beijos e até!

2 comentários para "Pedras decorativas"


  1. Gilciléa Marques

    Ana paula,

    Amei o blog!! Também sou louca por plantas, paisagismo e dicas criativas como essas que vc tem postado. Parabéns pela iniciativa. Vou sempre dar uma espiadinha nas novidades. Estou terminando de construir a minha casa e precisando de coisas interessantes para compor a área externa.

    beijo

    Gilciléa Marques / Santa Inês

    RESPOSTA: Que bom que você gostou… qualquer dúvida ou se precisar de alguma sugestão é só pedir.

  2. Karla Garcês

    Taí um detalhe que eu não deixaria de colocar se tivesse um jardim. As pedras dão um aspecto muito natural ao espaço e ficam bem mais agradáveis do que um piso completamente coberto pelo concreto!

    RESPOSTA: Além de tudo isso o piso de pedra tem uma ótima drenagem o que é ideal para um jardim.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS