Repelentes naturais

0comentário

Já falei aqui do Nim que é um poderoso repelente natural, mas hoje vamos mostrar outras formas de nos livrarmos de insetos e pragas que teimam em invadir as nossas casas e jardins.

Formigas, moscas, pernilongos, entre outros insetos – por mais que a casa esteja limpa – teimam em aparecer. Mas, dá para controlar a invasão desses visitantes indesejados com as dicas simples e econômicas aqui do Capim-Santo.  Os mosquitos, por exemplo, temem odores fortes como o da citronela, da hortelã, e do manjericão. Veja agora o que é bom ter em casa para eliminar esses bichinhos sem prejudicar a nossa saúde e o meio ambiente.

Hortelã

A hortelã pode ser utilizada contra formigas e ratos. Usando suas folhas picadas distribuídas em cantos estratégicos da casa, afasta estes animais desagradáveis e nocivos. Pode ser usada também em vasos.

 Alecrim

É excelente contra as traças e pode ser usado em sachês.

Gerânio

Para resolver definitivamente o problema de pragas no jardim, não é necessário correr para o borrifador. Algumas plantas repelem pequenos animais pelo odor que exalam. O gerânio, fácil de encontrar e com boa variedade de cores, pode criar uma bela floreira que protege contra as larvas e insetos. 

Pimenta

A pimenta atua como repelente de insetos pelo cheiro exalado da planta.

Alfavaca

A alfavaca, a alfafa, o manjericão e a citronela combatem mosquitos e moscas. Inseticidas, elas atraem o inseto para si, segurando-o e impedindo seus movimentos. Da mesma maneira, saquinhos com alfazema, artemísia e hortelã ressecados não deixam que eles se aproximem. 

Arruda

Para afastar insetos através do cheiro forte de suas folhas, a arruda é a mais eficaz, seguida de perto pela citronela, tomilho, hortelã, salsa, manjericão, pimenta, capuchinho, gerânio e girassol. A arruda pode ter suas folhas cozidas e a água pulverizada no combate a pulgões, também eliminados pela urtiga.

Tomilho

O tomilho é poderoso contra as pulgas.

Espero que gostem. Beijos e até!

Bibliografia consultada: Revista Casa e Jardim.

Sem comentário para "Repelentes naturais"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS