Linda florada

0comentário

Eu adoro ser lembrada e receber presentes e, principalmente, quando essa atitude parte de um amigo. Na semana do Natal recebi um presentão de um colega de trabalho, o repórter cinematográfico Elson Paiva. Ele estava no município de Mirador, na Região Sul do Maranhão fazendo uma matéria para a TV Mirante e registrou a florada de um flamboyant vermelho (Delonix regia) para o Capim-Santo. Elson muito abrigada pela gentileza. A foto é linda e reproduz toda a sua sensibilidade.  

Essa árvore é meu sonho de consumo, mas infelizmente não posso tê-la devido ao tamanho do meu jardim… Até já comprei um exemplar que acabei doando para uma praça com o coração patido. Assim como a Iuca (Yucca Elephantipes e a Yucca Filamentosa) que inspirou Carlos Drummont de Andrade – já falei disso aqui – o flamboyant também inspirou outro artista: o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença. Na canção Sete desejos, álbum homônimo de 1991, Alceu diz o seguinte: “recomeçando das cinzas vou recompondo a paisagem. Lembro um flamboyant vermelho no desmantelo da tarde.” A letra cria um cenário muito peculiar para nós nordestinos. Linda canção assim como a árvore!!!

O flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore. Suas flores são grandes, vermelhas ou alaranjadas. Ocorre ainda uma variedade de flamboyant chamada “Flavida”, que possui as flores completamente amarelas.

As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-a imprópria para a ornamentação de calçadas, ruas ou próximo à tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica por isso tive que doar a minha. Sua beleza se destaca quando plantada isolada ou em pequenos grupos em áreas extensas, como parques, praças e jardins extensos de residências. Seu crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metros por ano até a idade adulta em regiões de clima quente.

Deve ser cultivado sob pleno sol, em solo fértil, com irrigações periódicas no primeiro ano.

Foto: Elson Paiva

Fonte: Jardineiro net

Sem comentário para "Linda florada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS