Conheça o tipo de grama ideal para o seu jardim

0comentário

O gramado é a base do jardim. Além de ser um dos itens de maior impacto visual no paisagismo. Um gramado bem cuidado ajuda a destacar a exuberância das plantas ornamentais. Mas escolher a grama certa pode ser uma tarefa difícil. São muitos os tipos de gramíneas e cada uma atende uma característica específica do seu projeto.

Na hora de escolher a grama é preciso levar em conta, por exemplo, condições como luminosidade, umidade e tipo de solo. Além é claro, do nível de pisoteio a que o gramado estará exposto.

No Brasil, entre as espécies mais aproveitadas no paisagismo destacam-se as gramas esmeralda (Zoysia japonica), são-carlos (Axonopus compressus) e santo-agostinho (Stenotaphrum secundatum).

As gramas precisam de muita luz e água para se desenvolverem com saúde, mas há espécies que conseguem se adaptar bem a áreas sombreadas.

Outra dica importante é com relação ao plantio. O ideal é que a grama seja plantada na época de chuvas e após esse período a rega deve ser abundante e diária. Com relação a adubação ela deve ser periódica.  A poda é outro cuidado importante, nos períodos de chuva, a grama cresce mais rápido e pode exigir cortes a cada 15 dias. Um cuidado importante é não deixar a grama ultrapassar sete centímetros de altura, para que o gramado não fique com um aspecto ressecado. Beijos e até!!!

Conheça agora alguns tipo de grama:

Esmeralda (Zoysia japônica): tem folhas estreitas, pontiagudas, de cor verde-esmeralda, é a grama mais comercializada no Brasil. Tem resistência moderada ao pisoteio, é indicada para uso em jardins residenciais, condomínios, playgrounds. Não deve ser utilizada em locais sombreados.

Bermudas (Cynodon Dactylon x C. Transvaalensis): apresenta alta resistência ao pisoteio e rápida recuperação após danos. É indicada para uso em áreas esportivas (campos de golfe e de futebol).

Grama-de-são-carlos (Axonopus compressus): é indicada para jardins públicos, residências, sítios e fazendas. Ela se adapta a locais de meia sombra e de sol pleno.

Grama-de-santo-agostinho (Stenotaphrum secundatum): tem boa tolerância ao pisoteio e é indicada para cobrir jardins de residências e empreendimentos comerciais, principalmente litorâneos.

Batatais (Paspalum notatum): rústica, de fácil adaptação. Essa espécie pode ser utilizada em campos de futebol, jardins públicos e locais com tráfego intenso, devido à sua resistência.

Coreana (Zoysia tenuifolia): é própria para uso em jardins residenciais e condomínios. Deve ser aparada sempre que alcançar dois centímetros e cultivada a pleno sol, em solos férteis.

Preta (Ophiopogon japonicus): a grama preta não é uma gramínea, mas é muito utilizada para forração em áreas sombreadas. Não suporta o pisoteio, mas, em compensação, não necessita ser aparada.

Fotos: Google

Fonte: Jardineiro Net e Casa e Jardim

Sem comentário para "Conheça o tipo de grama ideal para o seu jardim"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS