O Metrô de Estocolmo

3comentários

Quem vem aqui no Capim-Santo adora apreciar coisas belas e, tenho certeza que essa foi a intenção do meu amigo Adauto Melo – dividir com a gente uma das mais belas ideias que já vi – quando me enviou essa dica que publico hoje aqui para vocês. É surpreendente!!! Uma galeria de arte dentro de um metrô.

Já pensou você ir de casa para o trabalho ou para a faculdade e se deparar com diversos cenários cheios de cores e arte, assim que sair do metrô! Tudo bem que aqui em São Luís não temos metrô, mas tenho certeza que um dia teremos, então já fica aí a dica para os futuros gestores!!! Esse tipo de intervenção urbana traz oportunidades para os artistas representarem seus estilos que transformam qualquer lugar em uma tela em branco, pronta para ser preenchida, além de incrementar o turismo!

Estocolmo é a capital da Suécia e seu metrô foi inaugurado em 1950. Apelidado de Tunnelbana, ele tem em cada uma de suas 100 estações (47 subterrâneas e 53 na superfície) as mais diferentes formas de expressões artísticas criadas por mais de 150 autores, entre eles, funcionários públicos, políticos, engenheiros e arquitetos.

Para as obras de arte foram utilizadas as rochas naturais das paredes, metais, azulejos, estátuas e outros materiais, somado às cores vibrantes da pintura e dos afrescos, tornaram o Metrô de Estocolmo, a maior galeria de arte do mundo.

Não dá vontade de pegar todos os trens só para conhecer as estações e ver essas imagens belíssimas? Vá para o metrô ver arte, pegue o próximo trem para a próxima estação e assim por diante (façam isso na sua próxima viagem a Suécia). Beijos e até!!!

3 comentários para "O Metrô de Estocolmo"


  1. Adauto Melo

    É isso Ana Paula. Não temos metrô, mas temos terminais de integração, feiras, mercados e vários outros locais de uso público que poderiam ser revitalizados com esse tipo de intervenção. São Luís precisa urgentemente de calçadas, praças, abrigos para passageiros de ônibus, banheiros públicos, ônibus decente, arborização, humanização e disciplina democrática. Valeu!!! Seu blog tá ficando muito bom.

    RESPOSTA: Obrigada Adauto. Estava lembrando que a única iniciativa parecida que tivemos aqui na cidade foi na época da construção do elevado da Cohab. Ainda assim só um artista pode mostrar o seu trabalho lá, no caso o Péricles Rocha, que fez um painel com a ajuda de grafiteiros do bairro. Não conhceço nenhum outro local.

  2. Luzenilde – Bacabal

    Olá Ana Paula, conheci seu blog há uns dois meses atrás e amei!!!! Adoro jardinagem e decoração! Tenho me inspirado em alguns dos seus posts para incrementar meu jardim. Assim como em Estocolmo, a ideia deveria ser aproveitada em qualquer cidade para embelezá-la assim como fazemos em nossas casas, mas infelizmente o poder público brasileiro acha que a cidade não é extensão de suas mansões e teimam em enfeiá-las cada dias mais deixando ruas esburacadas, praças descuidadas e o mínimo de saneamento básico para a população. Quem sabe vendo esse post não dar vontade em alguns prefeitos de reproduzir em suas cidades?
    Abraços e continue garimpando coisas legais pra gente.
    Abraço
    Luzenilde

    RESPOSTA: Luzenilde você tem toda razão. Obrigada por acompanhar o blog

  3. ana luiza bacelar

    Adorei..

deixe seu comentário