Flores cristalizadas

0comentário

As flores estão ganhando a cada dia mais espaço na mesa. Decoram bolos, saladas e podem até ser usadas congeladas para decorar bebidas. Inspirada num post de uma amiga – Virgínia Duailibe, mais uma vez você! –  fui buscar no Correio Gourm@and uma receitinha de flores cristalizadas. São Lindas! Beijos e até!!!

cg_rec_igesp_15_1_600y

Receita da Flor Cristalizada:

Ingredientes

Flores – o ideal é que a flor não tenha sido tratada com pesticidas e você mesmo possa colhê-las pela manhã, ainda úmidas de orvalho.
1 clara de ovo
1 colher de sopa de água
Açúcar cristal ou de confeiteiro o quanto baste
1 pincel macio de ponta pequena
Papel manteiga

cg_rec_igesp_15_k_250y

Modo de fazer:

Lave bem a flor em água corrente e deixe que escorra um pouco o excesso de água numa peneira ou escorredor de macarrão por exemplo. Espalhe as flores sobre um papel absorvente de cozinha para que termine de secar.
Numa vasilha pequena, use um garfo para bater levemente a clara de ovo com a água.

Com o pincel, pincele cada pétala, dos dois lados, com a clara batida.
Em seguida, coloque a flor pincelada com clara no açúcar, cobrindo-a de forma a que o açúcar fique bem aderido à pétala, como se estivesse empanando.

Coloque as flores já açucaradas para secar sobre uma assadeira forrada de papel manteiga ou uma grade e deixe em local arejado, em temperatura ambiente, por cerca de 24 horas, até que estejam secas.

cg_rec_igesp_15_q_600y

Uma vez secas, guarde-as em um recipiente hermeticamente fechado. Tenha cuidado, pois as flores são muito frágeis e quebram facilmente. Bem acondicionadas as flores cristalizadas resistem, perfeitamente, por duas semanas.

rosacristalizada

PS: Além de flores comestíveis você pode cristalizar também  folhas como hortelã, sálvia e manjericão.

Sem comentário para "Flores cristalizadas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS