As cores de 2014

0comentário

A dica de hoje é uma reprodução de uma reportagem da Casa e Jardim com as tendências de cores para 2014. Se você está pensando em mudar a cor das paredes ou comprar algum objeto de decoração vale apostar nas tendências deste ano. Beijos e até!!!

Amarelo

cj707_cores_pg68-2

Amarelo Canjica é a cor sugerida pela Tintas Iquine. O tom inspira otimismo e calor. Quando utilizado em grande proporção no ambiente – um cômodo inteiro, por exemplo – reflete maior quantidade de luz e, por isso, faz a área parecer maior. Se um espaço todo amarelo for demais para você, reserve essa cor para detalhes, tecidos, objetos: serão ensejos de sol na casa.

Cinza

cj707_cores_pg69-2
Durante décadas, os beges foram os neutros oficiais. Há algum tempo, porém, os cinzas têm lhes roubado o posto. Exemplo disso é a cor do ano escolhida pela Sherwin-Williams: Exclusive Plum, um grafite fresco que, dependendo da incidência de luz, tem leve aspecto arroxeado. “O cinza tornou-se o ‘pretinho básico’ da decoração. Ele é ainda mais neutro que o bege, em termos de facilidade de combinação”, afirma o arquiteto Gustavo Calazans. A sensação de acolhimento proporcionada pela cor e a simpatia do brasileiro por materiais que remetem ao concreto – talvez herança da arquitetura brutalista – ajudam a explicar o triunfo do tom.

Verde azulado

cj707_cores_pg70-2

Um hibridismo entre a harmonia do verde e a tranquilidade do azul é a missão da cor Lagoa Particular, escolha da Tintas Coral para o ano que vem. Vai bem com madeira, fibras e tecidos naturais ou também com cinzas e metais. Entendido como “complexo” e, ao mesmo tempo, “flexível”, o tom quer circular pela casa: sala, varanda, quarto. A dica da arquiteta e especialista em percepção visual Lilian Ried Miller Barros, do Universo da Cor, é analisar o contexto. “Para utilizar uma cor na decoração, não basta você achá-la bonita. Os materiais e os outros tons com os quais ela conviverá mudam totalmente a sensação”, diz.

Tangerina

cj707_cores_pg71-2

Promessa da Eucatex, a cor Tangerina remete ao efeito luminoso e intenso de pôr do sol, típico da região central do país. Suavizada na presença de brancos e amarelos, por outro lado, atinge seu máximo potencial diante de opostos – experimente-a com azul.

Azul

cj707_cores_pg72-2_1

Já fomos marinhos, turquesas, índigos. Para a Suvinil, o azul da vez é o batizado de Curaçau Blue: expansivo, iluminado, sem timidez. Sua mensagem é ser brazuca – imagina na Copa. “É uma cor que sorri”, diz Leo Romano, que sugere a combinação com brancos como forma de explorar o potencial expansivo. Para o arquiteto, estamos mais abertos quanto ao uso de cores e, pela primeira vez, elas têm sido pontos de partida na decoração.

Sem comentário para "As cores de 2014"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS