Dezembro Laranja: especialista fala sobre tipo mais agressivo de câncer de pele

0comentário
O médico Stênio Roberto Santos é cirurgião cabeça e pescoço e especialista no assunto

São Luís – O tipo de câncer mais agressivo de pele é o melanoma cutâneo, que tem origem nos melanócitos: células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele. A doença pode acometer também olhos, mucosas e meninges. O melanoma representa apenas 3% dos cânceres de pele. Porém, pela sua característica de agressividade, é responsável por 80% das mortes.

“O melanoma é considerado agressivo porque as células podem se espalhar rapidamente pela corrente sanguínea. É o tipo com mais chances de causar metástase”, explica o médico Stênio Roberto Santos, cirurgião cabeça e pescoço.

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Comumente caracterizado por uma mancha ou pinta marrom, que apresenta algumas alterações, o melanoma tem grandes chances de cura, caso seja detectado nas fases iniciais. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais como assimetria da lesão, bordas irregulares, coloração com tons variados, diâmetro maior de 6 mm e evolução.

O melanoma é o único câncer em que a classificação de fases evolutivas é medida pela espessura em fração de milímetros. “Uma pequena diferença na espessura de 1 mm para 4 mm significa um aumento no risco de morte de 10% para 40% em 10 anos”, diz Stênio Roberto.

Coloração

Apesar de ser uma das principais características desse tipo de câncer, nem todo melanoma é pigmentado. Uma pequena fração deles tem a cor rosada, podendo ser confundido com outros tipos de câncer de pele ou mesmo com lesões benignas.

“As pintas que já existentes no corpo são responsáveis por menos de 20% dos casos de melanoma, a maioria deles aparece como uma mancha escura nova que não existia antes. Vale a dica, fique atento a novas manchas que antes não tinha”, orienta.

Não há uma causa definida para o aparecimento desse câncer, mas especialistas indicam que o mais provável é que uma combinação de fatores ambientais e genéticos provoque a doença. “A exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento artificial é a principal causa de melanoma, principalmente os da pele da face, do tronco e membros”, finaliza.

Sem comentário para "Dezembro Laranja: especialista fala sobre tipo mais agressivo de câncer de pele"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS