Atividade física contribui para a efetividade da resposta imunológica à vacina contra Covid

0comentário
Crianças durante aula de ginástica artística na Academia Viva Água: atividade física ajuda na efetividade da vacina contra Covid-19

São Luís – Com a volta às aulas, a programação de atividades físicas nas academias também começam a ser intensificadas. É o caso da Viva Água, no Renascença II, que ofereceu turmas de férias e, agora, dá continuidade ao semestre, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. Aliás, os exercícios físicos contribuem para a efetividade da vacina contra a Covid-19, conforme pesquisa da USP. Em São Luís, a vacina começou a ser aplicada em crianças.

Os alunos da natação na Viva Água, por exemplo, estão focados, principalmente porque o esporte é um dos grandes aliados da saúde e ajuda a curar problemas respiratórios. Ainda mais neste período, em que São Luís registra diversos casos de síndromes gripais.

“Na verdade, a atividade física, qualquer que seja, é extremamente importante para combater esses males que têm nos assolado impiedosamente desde 2019”, frisa Denise Araújo, proprietária da Viva Água.

Aula de natação: esporte que ajuda a combater problemas respiratórios

Resposta imunológica

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) revelou que o exercício físico regular também está associado ao aumento da resposta imunológica à vacina contra a Covid-19, que tende a diminuir ao longo do tempo.

A pesquisa contou com a participação de 748 pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Na análise, foram investigadas a associação entre a atividade física e a presença persistente de anticorpos específicos contra o novo coronavírus no organismo.

Musculação é essencial para que o corpo produza anticorpos e mantenha a imunidade em alta

Os dados foram avaliados em um período de seis meses após o esquema de duas doses da vacina Coronavac em pacientes com doenças reumáticas autoimunes, incluindo artrite reumatoide, lúpus, esclerose sistêmica e miopatias inflamatórias.

Sem comentário para "Atividade física contribui para a efetividade da resposta imunológica à vacina contra Covid"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS