Crônica de José Fernandes: “O melhor livro do mundo”

0comentário

NO DECORRER dos anos, li e continuo lendo excelentes livros, que me tiram dúvidas e me ensinam a lidar com as coisas da terra e me ensaiam para que eu venha a compreender, pelo menos um pouco, os desígnios dos céus.

Contudo, por mais formidáveis que tenham sido algumas obras de valor, já lidas e relidas, ainda não encontrei aquela que, mesmo sumariamente, me trouxesse conhecimentos totalmente satisfatórios no campo do humanismo, da sociologia geral, da antropologia, da cosmologia e da filosofia; que me ensinasse a desenvolver todos os poderes criativos da minha imaginação e que fosse capaz de me direcionar, com segurança, às trilhas de um conhecimento eclético, harmônico com a sabedoria atemporal.

O livro que gostaria de ler seria um livro dotado de uma linguagem simples, acessível à minha compreensão, mesmo volumoso, mas que resumisse, com eficiência, passagens e experiências vividas por seres luminares, nas quais a presença do Supremo Arquiteto, uma ponte entre a psicologia e a espiritualidade, o amor e a beleza estivessem presentes; livro que mostrasse de modo veemente que a vida é leve, que me desse exemplos de que a felicidade está mesmo dentro de cada um de nós, e mostrasse os verdadeiros valores que fazem o mundo uma experiência digna de ser vivida.

Que me ensine a praticar concisas reflexões, me leve a olhar dentro de mim e a me conhecer melhor, a abrir “os olhos de ver” e enxergar a realidade, a conviver com a alegria, a tristeza e a dor, a ser mais otimista, a ver somente o lado bom de tudo que acontece, e que me mostre, com clareza, os caminhos que nos levem à verdadeira sapiência.

Enfim, um livro que, entre outros valores, me leva “à fé que remove montanhas”, que me incuta esperança e misericórdia no mais íntimo do meu coração; que me dê coragem para encarar a minha escuridão interior, despertando a luz intensa que existe dentro de mim, luz que sirva de consolo e direção às minhas jornadas.

Segundo a opinião de conspícuos pensadores, esse livro já existe. Na mais pura e singela essência, na expressão magistral de Mahatma Gandhi, ele está contido, em síntese maravilhosa, numa pequena passagem bíblica – o Sermão da Montanha. Outro iluminado, o mestre hebreu Hilel, foi ainda mais sintético – ensinou que, se realmente todo o saber estiver na Bíblia, esse saber resume-se na palavra amor, que dela transborda, e o restante do Grande Livro é somente uma simples interpretação das mensagens emanadas desse vocábulo sublime – Amor.

JOSÉ FERNANDES é membro do IHGM, da Academia Ludovicense de Letras e autor, entre outros, do livro “Veredas Eternas”.

Sem comentário para "Crônica de José Fernandes: “O melhor livro do mundo”"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS