Ritos, saberes e ancestralidade do povo tenetehar em livro

Livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, dos fotógrafos Taciano Brito e Meireles Jr. sobre a cultura ancestral do povo tenetehar

São Luís – Em fase final de produção, o livro dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito vai revelar ao mundo a voz de uma floresta e de um povo que tem muito a ensinar e inspirar.

Estamos falando da obra “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, que vai mostrar um pouco da riqueza cultural, ancestral e espiritual do povo tenetehar ou tentehar (Guajajaras), do território indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão.

Com patrocínio das empresas Equatorial Maranhão e Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a obra será lançada no início do mês de junho.

Cacique Sílvio Santana, Fabiana Guajajara e Davi Guajajara com os fotógrafos Meireles Jr. e Taciano Brito, que estão em fase final de produção do livro com lançamento para início de junho

Em destaque, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel, a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais: a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural, além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.

Davi Guajajara lembra que “registrar é resistir, para garantir que as próximas gerações possam manter viva a cultura e a ancestralidade do nosso povo”.

Segundo o cacique Sílvio Santana, presidente do Instituto Centro de Saberes Tentehar Tukan, essa obra torna-se um registro importante para a preservação do nosso território e dos Tentehar.

A diretora geral do Centro de Saberes Tentehar Tukan Fabiana Guajajara, reforça que “a cultura originária nos foi repassada por meio da oralidade. Os saberes milenares do povo tentehar, com suas festas tradicionais, agora estão eternizados em uma obra para as futuras gerações”.   

Escola comunitária da Vila Embratel recebe uniformes doados pela Fribal

A representante do Marketing do Grupo Fribal, Wilna Sena, entre alunos e a diretora Maria de Fátima Barros Martins, da Escola Comunitária N. Sra.de Fátima, na entrega dos novos uniformes doados pela empresa

São Luís – O Grupo Fribal, em sintonia com os modernos conceitos de ESG (ações em prol do meio ambiente, social e governança), mantém parcerias importantes para fomentar a educação em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

E há mais de três anos, por meio do projeto Sonho de Criança, a empresa desenvolve uma parceria institucional com a escola comunitária Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Vila Embratel.

A parceria contempla ações de responsabilidade social empresarial que beneficiam as crianças da comunidade. A doação mais recente foi a de uniformes escolares, entregues a mais de 100 alunos da escolinha, que agora contam com roupas novas e confortáveis para frequentar as aulas diariamente.

A diretora Maria de Fátima Barros Martins, gestora e fundadora da escola, enfatizou a importância da parceria que a Fribal mantém com a escola e a felicidade das crianças contempladas com os novos uniformes.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima