Juiz Cristiano Simas de Sousa é homenageado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão

Cristiano Simas de Sousa recebe medalha e diploma das mãos do desembargador Ricardo Duailibe

São Luís – Um dos mais competentes juízes do Maranhão, Cristiano Simas de Sousa, atual membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), foi homenageado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão com a Medalha ‘Bento Moreira Lima’. Ele recebeu a comenda em virtude da prestação de bons serviços à magistratura maranhense durante dez anos.

“Muita gratidão pela homenagem. Isso só reforça minha dedicação a essa tão relevante missão que Deus me deu”, escreveu o juiz em seu perfil no Instagram.

A Medalha é concedida aos juízes e juízas que completaram 10, 20, 30 e 40 anos de bons serviços prestados à magistratura maranhense. A comenda foi atualizada pelo decano do Tribunal de Justiça, desembargador Bayma Araújo.

Cristiano Simas de Sousa recebeu a medalha e o diploma das mãos do desembargador Ricardo Duailibe.

Candidatos adotam nome social nas urnas

São Luís – Pela segunda vez na história do Brasil, candidatos a presidente, governador, senador e deputado (federal, estadual ou distrital) podem adotar o nome social nas urnas eletrônicas.  

A medida permite que pessoas transgênero, transexuais e travestis que ainda não retificaram o nome nos documentos oficiais sejam identificadas na seção eleitoral da maneira que preferem ser chamadas.

Quem já adotou, como é o caso da candidata a deputada federal pelo PDT/MA, psicóloga Raíssa Mendonça, fica ainda mais fácil de ser identificado pelo eleitor. A transsexual foi registrada como Dorivaldo Martins Mendonça, mas conseguiu a mudança do prenome social por meio da Justiça.

Entre os postulantes com nome social nas eleições deste ano, 20 concorrem a uma vaga na Câmara dos Deputados. Outros 13 se candidataram aos postos de deputados estaduais e dois concorrem a postos de deputado distrital. O número teve pequeno crescimento em reação às últimas eleições gerais, em 2018, quando 29 candidatos adotaram o nome social nas urnas.

Nunca tive problemas com meu nome, diz candidata

Desde que adotou o prenome social, Raíssa Mendonça revela que passou a se sentir melhor, bem como mais respeitada. “Nunca tive problemas com isso, pois as pessoas assimilaram sem dificuldade. Todos me conhecem por esse nome”, disse.

De origem humilde, a transexual delineia uma campanha de valorização da pessoa humana com foco na população LGBTQIA+. Ela passou a infância ajudando a família na roça, em Pedro do Rosário (MA), e deixou sua terra natal ainda adolescente, migrando para a capital com a ajuda de uma tia. Enfrentou o preconceito da sociedade, mas nunca baixou a cabeça.

Em São Luís, trabalhou como catadora de frutas descartadas, pregoeiro, empregada doméstica, cabeleireira e militante política na sede de um partido, até tornar-se governanta do vereador e líder religioso Astro de Ogum, decano da Câmara Municipal de São Luís, e formar-se em Psicologia.

Seminário internacional na UNDB discutirá temas relevantes da área do Direito

Prof. Dr. Marco Olivetti, da Universidade Lumsa de Roma, participará do evento

São Luís – Destacados nomes do Direito Internacional estarão reunidos em São Luís. O Programa de Mestrado Interdisciplinar em Direito do Centro Universitário UNDB, em parceria com a PUC/RS, promoverá o I Seminário Internacional de Direito, Inovação e Políticas Públicas nos dias 1o e 2 de setembro (quinta e sexta-feira), das 14h às 20h.

O evento presencial acontecerá no Auditório Dom Bosco Exponencial, na Avenida Colares Moreira, no Renascença II, voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais e professores do Direito.

Prof. Dr. José Antonio Montilla Martos, da Universidade de Granada / Espanha, também ministrará palestra

Contando com renomados juristas e docentes do Direito do Brasil, Portugal, Itália e Espanha, o Seminário terá como foco promover discussões e reflexões sobre alguns dos temas mais importantes e impactantes da atualidade, entre eles, direitos fundamentais no contexto da pandemia, políticas de privacidade e vigilância no ambiente digital, liberdade de expressão na internet e discursos de ódio e fake news.

Prof. Dr. Ingo Sarlet além de palestrante, também está na coordenação acadêmica do evento

Entre os palestrantes internacionais estão nomes como Dr. Carlos Blanco de Morais, da Universidade de Lisboa; Dra. Vera Lúcia Raposo e Dr. Paulo Mota Into, ambos da Universidade de Coimbra; Dr. Marco Olivetti, da Universidade Lumsa de Roma e Dr. José Antonio Montilla Martos, da Universidade de Granada / Espanha.

Profa. Dra. Vera Lúcia Raposo, da Universidade de Coimbra (Portugal), vai falar sobre privacidade e vigilância no mundo digital

Do Brasil participam o desembargador Ney Bello; Prof. Ingo Sarlet e Prof. Eugênio Facchini (PUC RS), além das professoras da UNDB Amanda Thomé e Heloisa Medeiros.

As inscrições podem ser feitas de forma digital pela plataforma sympla.com.br/undb.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima