Companhia Barrica dá show de originalidade e encanta público na Catalunha

0comentário
Artistas maranhenses se apresentam ao ar livre e atraem numeroso público às ruas de Falset, cidade onde a programação do festival foi encerrada

São Luís UM DOS MAIS criativos grupos de cultura popular do Brasil retomou a agenda de viagens internacionais causando curiosidade e recebendo muitos aplausos na Europa.

A Companhia Barrica mostrou, em várias cidades da Catalunha, na Espanha, a beleza de seus espetáculos e um pouco da alegria das festas temáticas maranhenses como o São João e o Carnaval.

Alegria do grupo carnavalesco Bicho Terra em desfile pelas ruas da cidade praiana de Calella durante a programação das Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha
Sincronia das coreiras da Companhia Barrica hipnotiza o público catalão durante apresentação na cidade de Súria

O grupo formado por cerca de 30 pessoas atravessou o Atlântico para participar, a convite da Associació Per La Difusió Del Folklore (ADIFOLK), das Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha, de 2 a 10 de setembro, com extensa programação incluindo 40 cidades, entre elas, Barcelona, Mont Blanc, Calella, Súria, Sant Fruitós de Bages, Les Borges Blanques e Golmés.

Os artistas contaram com o apoio do Instituto Cultural Vale (Lei Federal de Incentivo à Cultural), Equatorial Energia (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Via Mundo Intercâmbio e Turismo, Laboratório Cedro, Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

Grupo maranhense foi um dos mais aplaudidos em evento realizado na Europa
Fila coreográfica do Boizinho Barrica na representação do cacuriá durante apresentação no palco das Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha

“Nós levamos a energia das festas brasileiras para aquela região de resistência cultural e fomos muito bem recebidos e aplaudidos em todas as nossas apresentações. Além do evento em si, nos apresentamos para a população nas ruas, exatamente como fazemos em São Luís, ou seja, com a máxima espontaneidade. Os europeus simplesmente amaram”, disse José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica.

Os maranhenses estiveram ao lado de grupos do México, Romênia, Bulgária e Quênia, além de diversos outros procedentes de cidades do entorno de Barcelona.

Eles garantiram a participação no evento por intermédio da Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF Brasil), com sede no Rio Grande do Sul e dirigida pelo produtor cultural Régis Bastian. 

Companhia Barrica na foto oficial do evento ao lado de artistas de outros países

Segundo José Pereira Godão, a programação era intensa e organizada e os artistas foram conduzidos a diversas cidades da região. Ela destacou, ainda, que a estrutura técnica de palco, sonorização e iluminação era excelente.

José Pereira Godão agradecendo o carinho da prefeita de Sant Fritós de Bages, uma das cidades contempladas na programação do evento
O intercâmbio cultural proposto pela ADIFOLK foi um sucesso

“As plateias, por sua vez, eram participativas e os shows tinham duração de uma hora, tempo em que fazíamos um passeio pelos ritmos e danças tradicionais maranhenses com o Boizinho Barrica e o Bicho Terra, finalizando com um verdadeiro Carnaval. O público sempre queria nos assistir e conhecer a diversidade da nossa cultura. Vale destacar que alguns brasileiros e maranhenses que moram em outros países da Europa, como a Suíça, por exemplo, se deslocaram até a Catalunha para nos aplaudir. A guia do grupo no festival da Hungria, do qual participamos em 2019, também foi nos encontrar. Foram dias maravilhosos e bastante produtivos do ponto de vista cultural”, afirmou Godão.

Artistas de várias nacionalidades se confraternizavam durante os banquetes servidos pela organização do festival

A programação sempre finalizava com solenidades, recepções, banquetes com as delícias da culinária espanhola e troca de presentes. O grupo ainda fez passeios turísticos para conhecer Barcelona, Girona e outras cidades da Catalunha.

“Nós estamos muito felizes e satisfeitos com nossa participação nesse festival. Por essa razão, para comemorar o sucesso dessa jornada internacional, apresentaremos o mesmo show da turnê na programação do ‘Sexta de Festejos’, na Casa Barrica, na primeira sexta-feira do mês de outubro”, anunciou Godão.

Sem comentário para "Companhia Barrica dá show de originalidade e encanta público na Catalunha"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS