Natus Lumine Hospital e Maternidade promove ação alusiva ao “Novembro Roxo”

0comentário
Psicóloga Liana Moraes Rego, a técnica de enfermagem Maria de Jesus Ferreira e Raíssa Dias, fonoaudióloga da UTI Neonatal

São Luís – Equipes de colaboradores de diversas áreas da Natus Lumine Maternidade e Hospital participaram de evento educativo e de conscientização sobre o “Novembro Roxo”, visando ampliar o conhecimento sobre os cuidados demandados pelos bebês prematuros. O tema foi “O Amor Gera Cuidado e Proteção”.

A campanha internacional é voltada para a sensibilização sobre a prematuridade e visa conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção ao parto prematuro, além da assistência especial que deve ser dada aos bebês.

Enfermeira Patrícia Almeida, Patrícia Teixeira, coordenadora da UTI Neonatal e Flávio Eduardo Lima, supervisor de Fisioterapia e Fonoaudiologia

A programação incluiu a palestra “Prematuridade – Meu bebê nasceu prematuro. E agora?”, ministrada pela enfermeira Patrícia Almeida. Em seguida, foi realizada a oficina “Cuidados com o Prematuro – Minimizado Riscos”, conduzida pela coordenadora da UTI Neonatal da Natus Lumine, enfermeira Patrícia Teixeira, e por uma equipe multidisciplinar de assistência liderada pela técnica de enfermagem Maria de Jesus Ferreira, pelo fisioterapeuta Flávio Lima e a fonoaudióloga Raíssa Dias.

Eles repassaram todos os cuidados que os profissionais de saúde da UTI Neonatal devem observar para garantir a segurança e o bem-estar dos bebês prematuros, afastando os riscos nesse tipo de atendimento.

Equipes com profissionais de saúde multidisciplinares da Natus Lumine Maternidade e Hospital que vivenciaram reciclagem sobre prematuridade e cuidados especiais para com os prematuros

Prematuridade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados partos prematuros aqueles realizados antes de 37 semanas de gestação. Entretanto, a prematuridade é classificada de acordo com o tempo em que o bebê permanece no útero.

Desse modo, são considerados prematuros extremos bebês que nascem antes das 28 semanas (seis meses), muito prematuros os que nascem entre 28 e 31 semanas (sete meses) e os prematuros moderados aqueles que nascem entre 32 e 36 semanas de gestação (oito meses). No Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todos os anos, o que equivale a seis ocorrências a cada dez minutos.

O motivo dos cuidados especiais é que a prematuridade pode ocasionar implicações ao recém-nascido, entre elas, problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares ou diabetes, entre outros, e portanto o bebê precisa contar com cuidados ainda mais especiais até que se desenvolva.

Sem comentário para "Natus Lumine Hospital e Maternidade promove ação alusiva ao “Novembro Roxo”"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS