Canal Arte1 estreia série Ancestralidades




<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Cambria Math”; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”,serif; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:EN-US; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:12.0pt; mso-ansi-font-size:12.0pt; mso-bidi-font-size:12.0pt; mso-ansi-language:PT;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} –>
A escritora Ana Maria Gonçalves participa do primeiro episódio

São Luís – O canal Arte1 estreia na quinta-feira, 2 de março, às 22h30, a série Ancestralidades, uma produção própria, feita em parceria com o Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal. Em seis episódios, de meia hora cada um, a série dirigida pela cineasta Joyce Prado investiga como artistas e pesquisadores negros têm se mobilizado na busca por libertação e emancipação.

A arte contemporânea desdobra-se em suas várias linguagens para se provar arena fundamental no avanço de estratégias de permanência, resistência, existência e restituição da subjetividade do povo negro. Ancestralidades nos convida a refletir sobre a responsabilidade da história da arte na consolidação de uma imagem inferiorizada e subjugada dessa população. E mostra como estéticas trabalham para o fortalecimento da identidade negra no Brasil, a redução dos impactos da escravização mercantil, as reflexões sobre os efeitos da diáspora, o combate ao racismo estrutural, e a disseminação da cosmovisão de matriz africana.

Entre os participantes da série estão: a escritora Ana Maria Gonçalves, os artistas visuais Dalton Paula e Rosana Paulino, o músico e performer Novíssimo Edgar, os cineastas Joel Zito Araújo e André Novais Oliveira, o músico Tiganá Santana, e a atriz e dramaturga Grace Passô.

“É como uma travessia, guiada pelas partilhas de cada entrevista,  território e obra. A proposta é trazer a confluência das distintas expressões artísticas e tempos que atravessam e reverberam  no hoje. Essa confluência e presença são a Ancestralidade sob perspectiva na série”, diz a diretora Joyce Prado.

Jader Rosa, gerente do Núcleo do Observatório Itaú Cultural, afirma que dar visibilidade às narrativas e corporeidades negras é uma preocupação do Ancestralidades desde o lançamento da plataforma, e que ele segue presente em todos os episódios da série. “Essa produção está alinhada com esse propósito de mostrar como as identidades negras são fundamentais para entendermos a história do Brasil”, destaca.

Mariana Almeida, diretora executiva da Fundação Tide Setubal, destaca a pluralidade de perspectivas epistêmicas e subjetivas apresentadas durante as entrevistas. “As pessoas ouvidas destacam, a partir das suas especialidades e das suas áreas de atuação, a riqueza artística e intelectual inerente às ancestralidades afro-brasileiras. Assim como na plataforma, a série revela biografias, trajetórias e marcos históricos por meio dos processos de construção pessoal das participantes.”

Origem

A série é mais uma extensão – agora para o audiovisual – das ações ligadas à Ancestralidades www.ancestralidades.org.br, plataforma lançada em novembro de 2021 pelo Itaú Cultural e Fundação Tide Setubal. No ano passado, foi lançado o edital Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2022, direcionado à pesquisa de pessoas pretas maiores de 18 anos sobre ciência e tecnologia em perspectiva com os múltiplos saberes afro-brasileiros. Foram selecionadas 12 pesquisas, disponíveis na plataforma.

Com um conselho composto pela escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana, tem como proposta formar e criar repertórios sobre ancestralidades. Conta, atualmente, com cerca de 155 biografias e trajetórias, mais de 50 marcos históricos e aproximadamente 80 termos e conceitos, além de conjunto de informações sobre a temática da espiritualidade, redigido por um grupo de pesquisadores a partir da perspectiva das nações de candomblé Jeje, Ketu e Angola, e da umbanda.

Roberto Costa cobra regularização do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ em Bacabal

Deputado Roberto Costa foi à tribuna pedir a regularização do ‘Minha Casa Minha Vida’ em Bacabal

São Luís – O deputado Roberto Costa (MDB) usou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (28), para anunciar que protocolou ação popular na Justiça Federal para que a Caixa Econômica Federal faça o levantamento e a regularização de centenas de casas dos residenciais Terra do Sol I, II, III e IV, e José Lisboa I e II, do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Bacabal.

A ação traz uma série de denúncias constatadas in loco pelo parlamentar. São casas abandonadas sendo saqueadas por invasores, além de residências ocupadas irregularmente por pessoas não contempladas pelo programa do Governo Federal.

“Nós já temos uma luta histórica na cidade de Bacabal em relação aos dois conjuntos habitacionais, que têm quase 3.500 casas, mas os casos que temos conhecimento são absurdos. Pelo menos 20% das casas estão abandonadas, além de uma outra situação muito difícil, que são pessoas com condições financeiras que adquiram cinco, seis, sete casas, tirando o direito da moradia de quem realmente precisa e está arcando com aluguéis caros”, disse o deputado.

Costa pede que a CEF realize uma fiscalização e que, em sendo constatadas irregularidades, que sejam anulados os contratos de compra e venda dos imóveis. Além disso, ele pede que a Caixa disponibilize as residências para o restante da população que se enquadra no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

“Por isso entramos com essa ação popular e vamos junto à Justiça Federal buscar esta decisão para que se faça justiça no Maranhão. Para que se faça justiça em Bacabal”, finalizou o parlamentar. 

Potiguar promoverá workshop sobre móveis

São Luís – Em homenagem ao ‘Mês da Mulher’, o Grupo Potiguar promove o workshop “Fábrica de Móveis: Do Corte à Pintura de Madeira Pinus”, um curso rápido em que o público terá a oportunidade de aprender, na prática, a fazer um revisteiro e um banco de madeira pinus, desde o corte até a pintura final.

Não precisa ter nenhuma experiência prévia com carpintaria ou artesanato para participar. Eis a oportunidade para aprender como fazer móveis com madeira pinus, podendo ser futuramente uma nova habilidade e fonte de renda extra, ou mesmo, um passatempo para desestressar e criar lindas peças.

Especialmente neste workshop, em virtude do ‘Mês da Mulher’, o curso será voltado para o público feminino prioritariamente, sendo permitida a inscrição de um acompanhante por inscrição. O curso será ministrado por representantes da Potiguar, Tramontina, Suvinil e Makita.

O workshop é aberto a todas as mulheres interessadas e será realizado neste sábado, dia 4 de março, às 9h, na Sala de Cursos da Loja Potiguar da Cohama.

Após lançar moda de casamentos intimistas, restaurante inaugura novo salão para eventos corporativos e sociais

Empresário Werther Bandeira com noivos que adotaram o formato do Mini Wedding

São Luís – A Villa do Vinho Bistrô, restaurante localizado no Andreazza Center, na Cohama, foi o precursor do chamados casamentos intimistas em São Luís (Mini Weddings). O espaço é comandado pelo empresário Werther Bandeira, que teve a ideia de apostar nesse nicho de evento e lançou um formato muito praticado na Europa.

Ele, que já fornecia itens de bebidas (vinhos, espumantes e uísques para casamentos e aniversários), bem como mesas de antepastos com frios, queijos e entradas para as mais diversas festas da cidade, sempre ouvia dos clientes que, no dia de sua boda, gostariam de ter um jantar tão requintado e saboroso quanto o do menu que encontravam na Villa.  

Aniversário temático “Ball Masqué” de Isabelle Mesquita com produção e decoração assinadas por Werther Bandeira

“Tivemos a ideia de oferecer o nosso espaço desde 2017, de forma exclusiva e fechado para os noivos receberam seus convidados da maneira que quiserem, mexendo ou não na nossa decoração e desfrutando do nosso ambiente aconchegante, dispondo de uma equipe afinada de competentes garçons e um menu contemporâneo que sempre rende elogios. Além disso, temos bebidas das melhores marcas e safras e o cliente pode customizar a música de sua preferência com cantor ao vivo ou DJ. Bem no estilo do que vimos em filmes e no que os americanos gostam muito. Assim, formatamos essa proposta e logo tivemos muitas adesões”, explica Werther Bandeira.

Logo depois que lançou a proposta, a agenda da casa aumentou. Além de mais barato, tem até mais charme que uma festa grande, pois os itens de bebida e comida servidos são mais refinados por ser para um menor número de convidados.

Padrinhos

Outra opção para os noivos é a realização do Pré Wedding Dinner, ou no bom português, um Jantar para padrinhos e madrinhas antes do casamento. Bem mais prático para reunir todos e fazer a entrega dos kits com lembranças dos noivos e ainda fazer fotos e celebrar em pettit comitê.

Mas se engana quem pensa que a Villa é palco só de casamentos. O restaurante é sempre endereço de festas de aniversários, de crianças, 15 anos, adultos e idosos. É também point de pedidos de noivado ou de casamento. Para isso, é possível reservar gratuitamente o charmoso espaço da adega da casa, que comporta até dez pessoas. O local é muito procurado também para festas de formaturas e eventos corporativos.

Para facilitar ainda mais a produção desses eventos, a Villa oferece consultoria gratuita de sommelier para auxílio na escolha das quantidades e tipos de bebidas, opções de menu com preços diferenciados, além de venda de bebidas em consignação, ou seja, o cliente só paga o que de fato consome na festa, podendo devolver o excedente reservado. E mais, entre as novidades de 2023 estão a opção de produção da decoração completa da festa por conta da Villa, que também acabou de inaugurar seu segundo salão, anexo ao restaurante, perfeito para eventos corporativos e festas sociais.

“Nosso propósito é criar as condições perfeitas para as pessoas cultivarem memórias felizes na Villa do Vinho Bistrô. Queremos fazer parte da vida dos clientes, recebendo as pessoas aqui em todas as datas importantes de suas vidas. Com preços justos, consultoria gratuita na produção, facilidade de pagamento e serviço confiável e profissional, é isso que oferecemos aos clientes e que tem feito a Villa se consolidar como um grande palco de momentos felizes”, declarou Werther Bandeira, empresário e proprietário da casa.   

Sessão solene marcará instalação da ‘Assembleia Itinerante’ na sexta-feira em Imperatriz

Iracema Vale comandará sessão solene de instalação do ‘Assembleia Itinerante’ em Imperatriz

São Luís – A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), comandará, na sexta-feira (3), às 15h, na sede da Câmara de Vereadores de Imperatriz, a sessão solene de instalação da ‘Assembleia Itinerante’. A cerimônia contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de dirigentes da Alema e convidados.

Após a sessão solene, também sob o comando da deputada Iracema Vale, será realizada sessão ordinária de apreciação e deliberação de proposições pelos parlamentares.

Segundo o diretor da Mesa Diretora da Assembleia, Bráulio Martins, a última vez que a ‘Casa do Povo’ se instalou no município de Imperatriz foi em 2005, no período de 12 a 16 de setembro.

“É de fundamental importância que a ‘Assembleia Itinerante’ percorra todas as regiões para aproximar o Poder Legislativo Estadual dos cidadãos. Dessa forma, os parlamentares poderão ouvir mais de perto as demandas do povo, debater problemas e ampliar o conhecimento sobre a realidade. Na ocasião, serão debatidos temas importantes e votadas matérias de interesse da população maranhense”, afirmou Bráulio Martins.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima